Olá, amigos e leitores! Eu tomei uma decisão muito importante essa semana que diz respeito ao Mangá Garoto X. Ele ia sair pela Power em Setembro, mas o título foi cancelado. Mas eu quero deixar claro que fui eu que cancelei o título, não foi a Power. Fiz isso por vários motivos, e um deles foi o mais importante, a fraca venda da obra na pré-venda, pra não dizer nenhuma venda. A pesar de ficar um mês em pré-venda, não teve resposta do público.
Então, eu fiquei muito preocupada com o prejuízo que essa obra poderia dar à editora Power, mesmo porque, o ano de 2017 está muito ruim para vendas em geral. Já havia conversado sobre isso com o editor antes mesmo do lançamento. E sem o apoio dos leitores não há como insistir na obra por editora.
Acho que vcs devem estar pensando que pode ter sido uma decisão precipitada, mas eu tenho certeza que não foi. A crise que enfrentamos afetou o mercado de quadrinhos e isso me levou a tomar essa decisão, com o apoio da minha irmã, claro. Mas pode ser o título que não agradou, não há exatamente como saber. Uma pena, mas quando falamos de editora, não há como manter uma revista vendendo pouco ou esporadicamente como no mundo independente. E um título que dá sinal que não vende é arriscar demais na minha opinião.
Espero que entendam que sem apoio, não há como manter o mercado e nem o Futago Estúdio e muito menos uma editora.
Decidimos lançar independente, com o formato original de 124 páginas, mas não terá mais página colorida, nem capa maravilhosa, infelizmente e vai custar um pouco mais. Porém, se ainda não houver resposta do público, vou engavetar a obra. Mas não vou colocar de graça para ler porque acho que isso seria trabalhar de graça. Também não vou pôr no Amazon e nem no Social porque os ganhos também são poucos por essas bandas. Levei meses para produzir esta obra e acho que ela pode ir para gaveta tranquilamente.
Como eu disse há um amigo meu, essa obra parece amaldiçoada! rsrs Na primeira vez que lancei em 2006 também não rendeu nada. Porém, Vitral que na época não teve resposta nenhuma, foi sucesso no lançamento em 2010. Muito louco isso.
Mas eu quero agradecer o apoio do Fernando que acreditou no mangá, investiu na obra e teve um prejuízo logo no início. Gomen!!
Não foi fácil encarar o fracasso, mas é a vida e nesse mundo dos quadrinhos, a gente passa por essas coisas. Eu me inspiro muito em pessoas como Walt Disney, que antes do sucesso passou fome com os colegas em seu estúdio, tomava banho uma vez por semana numa estação de trem e comia comida de cachorro para economizar. E a gente ainda pode tomar banho em casa! rsrs Sei que um dia o sucesso virá se insistirmos.^^
E isso me ajudou a me decidir pelo anime de vez. Talvez o Futago passe a produzir animes e deixe os mangás um pouco de lado. Mesmo assim, será algo lento. Não foi por falta de tentar. Só não contávamos com a crise no meio do caminho. Sei que alguns vão dizer que nós precisávamos fazer mais propaganda, promoções, brindes... Mas fizemos! E propaganda também é um gasto, brindes são gastos (quando não há retorno)... Cada ilustração que fazemos para banner, pôster, flyers etc para sites e face, tomam tempo e esse tempo pode não ter retorno, como o que vem acontecendo. E essa é uma crise diferente, vc pode fazer muita propaganda, mas o retorno não vem como vinha antes. É perder dinheiro.
Espero que tudo mude daqui pra frente, e um dia a crise passe e a gente volte a vender mais mangás. Caso contrário não há futuro pro estúdio. Vamos fechar as portas. E isso não é drama meu não, estamos lutando para continuar produzindo desde o ano passado, quando a crise começou a ficar forte. Eu me animei com a parceria com a Power, mas foi fogo de palha, infelizmente.
Claro que não vamos desistir dos mangás e animes, mas estamos passando por um período turbulento que vai durar bastante pelo jeito. Não sei se entenderão a decisão, mas fiz o que achei melhor para ambas as partes, Futago e Power.
Bom, é isso. Abraços a todos!^^