terça-feira, 14 de março de 2017

Novos rumos!

Vocês lembram do O Príncipe do Best Seller? Pois é, ele foi meu primeiro mangá publicado por um editora.^^Hoje me deu saudade dos personagens desse mangá, o Pedro, o Theodore, o Max e o Paulo Lebre. Sem falar nos outros tantos que aparecem na história. Olhando para trás, eu pude ver o quanto foi bom fazer esse trabalho, o quanto eu conquistei com esse mangá de comédia muito despretensioso que eu criei. Sério! Não tinha nenhuma ambição a não ser terminar uma série. Mesmo porque estamos num país onde mangá e quadrinhos não são coqueluche. Eu tinha muito medo de conseguir publicar e não dar conta do trabalho. Ou ter a obra cancelada pela Editora por falta de vendas e de aceitação. No começo foi tenso, mas eu consegui terminar o mangá. Graças à essa obra, acabei melhorando no desenho de uma forma incrível. Fazer mangá ficou um pouco mais fácil pra mim. Agora não demoro tanto para fazer um NAME, nem para artefinalizar uma página. A pintura melhorou um pouco também, graças aos conselhos de colegas e aulinhas que fiz. Ainda não é o que eu quero em termos de qualidade, mas tá indo. Melhorei no roteiro também. Agora eu escrevo melhor. Pelo menos eu acho.rsrs 
Desse mangá, saiu um áudio drama! Claro que nada disso foi fácil de fazer, afinal, quando nunca fizemos algo na vida, tudo é um desafio. Agora estamos no desafio de fazer um anime. Não é do OPDBS, mas de Vitral. É uma dureza, mas eu amo.  
A página que ilustra o post, eu pintei ano passado, eu acho. Eu lembro que levei 2 semana para fazer a escola em 2008. rsrs Meu, foi muito trabalhoso. Mas hoje eu a desenharia bem mais rápido e bem melhor. É engraçado como evoluímos. Talvez essa página fosse diferente se fosse feita hoje. 
Agora estou criando O Príncipe do Mega Seller, que é a continuação ou uma segunda temporada da aventura dos escritores. A ideia ainda não está totalmente fechada, mas já posso ir produzindo que vai acabar fechando. Não me prendo ao roteiro escrito, eu gosto de ir criando ao longo do percurso. Principalmente as piadas, elas surgem do nada. ^^ Os personagens acabam agindo por conta própria então eu os deixo soltos. Espero que gostem da continuação. 
Talvez eu a publique no Medibang por partes. Amei a plataforma. Bonita, fácil de usar e de monetizar. Já os impressos eu não sei como ficarão porque a editora não dá nenhuma noticia faz 5 meses. Então, não vou prometer impresso por editora. Talvez eu lance por conta própria mesmo. O mundo mudou e graças a internet, as pessoas podem ler mangás sem precisar de editora e em várias línguas. Estou desenferrujando meu inglês e os mangás do Futago Estúdio estarão disponíveis em inglês também. Eu nunca tive dinheiro para fazer curso de inglês, então sempre estudei por conta própria. Por isso, não sei se ficará realmente bom. Ser pobre é uma merda mesmo, mas foda-se! Deus me deu um cérebro e internet, então bora estudar. Não posso pagar tradutores também. Nossa! Tô pobre mesmo! rsrs Mas eu não sou uma pessoa de desistir de algo só porque não tenho grana,  eu mesma faço, porra! Tenho mão, tenho pé, então posso. Até quem não tem faz! rsrs Claro que sei que vou ouvir que tem uns errinhos aqui e ali, mas isso vai me ajudar na verdade. Meu irmão mais novo sabe inglês muito mais que eu, mas infelizmente ele não tem tempo para traduzir pra mim por causa da faculdade. Ele me ajuda corrigindo e dando dicas. Eu agradeço também por ele não fazer tudo na verdade, assim eu posso melhorar. Facilidade nunca foi algo presente na minha vida, tudo sempre foi muito difícil, eu lembro que desenhava para os colegas de escola em troca de folhas para fazer as provas. Elas custavam 10 centavos, mas eu não tinha. Tinha que me virar para ter caderno, lápis, borracha e ainda tinha que economizar o ano todo esses materiais. Se fosse agora, juro que eu ia entregar a prova em folha comum mesmo e se a professora reclamasse eu mandava ela tomar lá. hauhauahua Bom, eu ainda sou pobre. Mas hoje eu tenho bem mais que no começo da vida.^^ Ser desenhista no Brasil é muito difícil mesmo, não é pra quem não aguenta. Você pode dizer que é difícil no mundo todo, mas a real mesmo é que sim, mas aqui além de difícil em tudo, é quase nulo.Todos os esforços não geram tantos resultados. As portas se fecharam novamente por causa da crise. Não quero desanimar ninguém, mas é hard! Então, o Futago Estúdio está navegando por outros mares e outros tipos de jeitos de mostrar o trabalho. Vejo muitos colegas paralisados por causa da crise e também porque não veem saída para sua arte. Eu acho que não vemos porque estamos com uma visão muito antiga do que é quadrinho e de como mostrá-lo. Só isso. Posso dizer que testar novos rumos já está gerando frutos pra nós, então esse talvez seja o caminho. 
Bom, vou indo! Beijos a todos!

8 comentários:

  1. Vanessa Nascimento15 de março de 2017 13:10

    Oi Soni, me identifiquei muito com seu post, sei bem como é não ter dinheiro pra investir no nosso trabalho, nem pra me manter eu tenho também rsrsrs mas a gente vai se virando e com muita luta as coisas vão dando certo. Se eu pudesse compraria todos os mangás de vcs porque sei o esforço que tem por trás de cada obra.
    Hoje eu queria te agradecer, não sei se vc vai se lembrar mas nós conversamos sobre animação, te contei que tinha vontade de produzir uma e vc me incentivou a começar. Segui o seu conselho e decidi arriscar começando a minha própria animação junto com meu namorado, então queria te agradecer pelo conselho, se não fosse a nossa conversa não teria me decidido a arriscar. Nós fizemos um trailer e estamos tentando um financiamento coletivo no site do Catarse pra conseguir dinheiro para produzir a animação completa, se vc puder me dar sua opinião (e da Shirubana também) ficaria muito feliz, porque ainda precisamos melhorar para fazer a animação completa: https://www.catarse.me/bs
    E aproveitando, se souber de algum modo que possamos divulgar nosso trabalho pra conseguir mais colaboradores ficaria muito grata, vcs tem mais experiência nessa área. Enfim, obrigada por tudo e desejo muita sorte para vcs também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Puxa! Parabéns! Com esse empenho de vcs dois, seu anime sairá antes do nosso.^^ Passei lá no seu catarse e fiquei muito feliz em ver vcs dois no vídeo!! Vcs são muito fofos!Com certeza vamos apoiar. Para dar certo, divulguem todos os dias no face.Enchem o saco mesmo! rsrs Vou divulgar na minha TL. Boa sorte!! A força de vcs também nos dá força!!

      Excluir
    2. Vanessa Nascimento15 de março de 2017 18:06

      Muuuuito obrigada :D Vi o seu compartilhamento, fiquei muito feliz, se algum dia nós conseguirmos uma boa visibilidade com o nosso trabalho com certeza vamos retribuir o favor e divulgar o trabalho do Futago Estúdio também. Muita sorte pra vcs em todos os trabalhos, vcs são nossa inspiração!

      Excluir
    3. De nada, Vanessa! ^^ Desejo sorte e sucesso pra vcs! Sempre! beijão

      Excluir
  2. Uau, que fixe! - no aguardo do príncipe do MegaSeller!

    Gostei da ideia do medibang, tem que ser assim mesmo, não dá mais para ficar esperando boa vontade de editora. Explique mais sobre a plataforma: é tipo Social Comics?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara! Ah, sim, chega de esperar!^^ Eu não tenho mais 18 aninhos rsrs O Medibang é parecido com o social, mas vc tanto pode pôr seu trabalho free quanto cobrando. Vc recebe por obra vendida e não por cliques. Se vc for muito bem visitado, o medibang traduz sua obra para várias línguas. E é aberto para o público, não é fechado como social. Eu gostei porque vc pode pôr e tirar sua obra quando quiser, pode arrumar página sem ter que tirar toda a obra para colocar uma única página novamente. E os leitores podem comentar em baixo. E tem a vantagem de ser mais para mangá. ^^ Bom, até agora eu to gostando...

      Excluir
  3. Olá, tudo bem. Ansiosa pelo Príncipe do Megaseller. Me diverti com o primeiro trabalho, tenho uma queda por mangá de comédia.
    Gostei da sua serenidade diante dessa crise, isso mostra como a experiência anterior foi importante e claro a gente amadurece, nem que seja na marra. :D
    Espero que tudo dê certo e por favor não desista.
    Abraços. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Tudo bem e vc? Também gosto de mangás de comédia! E estou preparando a continuação do OPDBS com muita piada e situações inusitadas.^^ Espero que goste! Quanto a crise, o jeito é ir levando com positividade e produzindo sempre! Bjsss

      Excluir