terça-feira, 14 de março de 2017

Novos rumos!

Vocês lembram do O Príncipe do Best Seller? Pois é, ele foi meu primeiro mangá publicado por um editora.^^Hoje me deu saudade dos personagens desse mangá, o Pedro, o Theodore, o Max e o Paulo Lebre. Sem falar nos outros tantos que aparecem na história. Olhando para trás, eu pude ver o quanto foi bom fazer esse trabalho, o quanto eu conquistei com esse mangá de comédia muito despretensioso que eu criei. Sério! Não tinha nenhuma ambição a não ser terminar uma série. Mesmo porque estamos num país onde mangá e quadrinhos não são coqueluche. Eu tinha muito medo de conseguir publicar e não dar conta do trabalho. Ou ter a obra cancelada pela Editora por falta de vendas e de aceitação. No começo foi tenso, mas eu consegui terminar o mangá. Graças à essa obra, acabei melhorando no desenho de uma forma incrível. Fazer mangá ficou um pouco mais fácil pra mim. Agora não demoro tanto para fazer um NAME, nem para artefinalizar uma página. A pintura melhorou um pouco também, graças aos conselhos de colegas e aulinhas que fiz. Ainda não é o que eu quero em termos de qualidade, mas tá indo. Melhorei no roteiro também. Agora eu escrevo melhor. Pelo menos eu acho.rsrs 
Desse mangá, saiu um áudio drama! Claro que nada disso foi fácil de fazer, afinal, quando nunca fizemos algo na vida, tudo é um desafio. Agora estamos no desafio de fazer um anime. Não é do OPDBS, mas de Vitral. É uma dureza, mas eu amo.  
A página que ilustra o post, eu pintei ano passado, eu acho. Eu lembro que levei 2 semana para fazer a escola em 2008. rsrs Meu, foi muito trabalhoso. Mas hoje eu a desenharia bem mais rápido e bem melhor. É engraçado como evoluímos. Talvez essa página fosse diferente se fosse feita hoje. 
Agora estou criando O Príncipe do Mega Seller, que é a continuação ou uma segunda temporada da aventura dos escritores. A ideia ainda não está totalmente fechada, mas já posso ir produzindo que vai acabar fechando. Não me prendo ao roteiro escrito, eu gosto de ir criando ao longo do percurso. Principalmente as piadas, elas surgem do nada. ^^ Os personagens acabam agindo por conta própria então eu os deixo soltos. Espero que gostem da continuação. 
Talvez eu a publique no Medibang por partes. Amei a plataforma. Bonita, fácil de usar e de monetizar. Já os impressos eu não sei como ficarão porque a editora não dá nenhuma noticia faz 5 meses. Então, não vou prometer impresso por editora. Talvez eu lance por conta própria mesmo. O mundo mudou e graças a internet, as pessoas podem ler mangás sem precisar de editora e em várias línguas. Estou desenferrujando meu inglês e os mangás do Futago Estúdio estarão disponíveis em inglês também. Eu nunca tive dinheiro para fazer curso de inglês, então sempre estudei por conta própria. Por isso, não sei se ficará realmente bom. Ser pobre é uma merda mesmo, mas foda-se! Deus me deu um cérebro e internet, então bora estudar. Não posso pagar tradutores também. Nossa! Tô pobre mesmo! rsrs Mas eu não sou uma pessoa de desistir de algo só porque não tenho grana,  eu mesma faço, porra! Tenho mão, tenho pé, então posso. Até quem não tem faz! rsrs Claro que sei que vou ouvir que tem uns errinhos aqui e ali, mas isso vai me ajudar na verdade. Meu irmão mais novo sabe inglês muito mais que eu, mas infelizmente ele não tem tempo para traduzir pra mim por causa da faculdade. Ele me ajuda corrigindo e dando dicas. Eu agradeço também por ele não fazer tudo na verdade, assim eu posso melhorar. Facilidade nunca foi algo presente na minha vida, tudo sempre foi muito difícil, eu lembro que desenhava para os colegas de escola em troca de folhas para fazer as provas. Elas custavam 10 centavos, mas eu não tinha. Tinha que me virar para ter caderno, lápis, borracha e ainda tinha que economizar o ano todo esses materiais. Se fosse agora, juro que eu ia entregar a prova em folha comum mesmo e se a professora reclamasse eu mandava ela tomar lá. hauhauahua Bom, eu ainda sou pobre. Mas hoje eu tenho bem mais que no começo da vida.^^ Ser desenhista no Brasil é muito difícil mesmo, não é pra quem não aguenta. Você pode dizer que é difícil no mundo todo, mas a real mesmo é que sim, mas aqui além de difícil em tudo, é quase nulo.Todos os esforços não geram tantos resultados. As portas se fecharam novamente por causa da crise. Não quero desanimar ninguém, mas é hard! Então, o Futago Estúdio está navegando por outros mares e outros tipos de jeitos de mostrar o trabalho. Vejo muitos colegas paralisados por causa da crise e também porque não veem saída para sua arte. Eu acho que não vemos porque estamos com uma visão muito antiga do que é quadrinho e de como mostrá-lo. Só isso. Posso dizer que testar novos rumos já está gerando frutos pra nós, então esse talvez seja o caminho. 
Bom, vou indo! Beijos a todos!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Camisetas Futago!

Hellooo!!^^ Olha as camisetas de Vitral! Em breve estarão à venda na Loja Futago. Também teremos outras ilustrações das outras séries do Futago. 
Já estamos preparando a loja para o Natal.^^ Espero que gostem.

Bom, ultimamente tenho trabalhado bastante nas ilustrações, sempre tentando melhorar a qualidade.^^ Estou muito feliz com os feedbacks que recebi de Garoto X. Eu enviei para 50 clientes uma amostra do mangá de presente. E fiquei surpresa com a reação dos leitores. Não esperava mesmo que fosse tão bem recebido. Isso me estimula a caprichar mais ainda!^^
Eu e a Shirubana estamos preparando as nova pautas para o programa Futago no Vlog, para nosso canal no Youtube! Uhu. Vai ter tema polêmico baseado na enquete que fiz no face, que aliás, rendeu muito assunto. E vale a pena falar sobre isso. As opiniões foram muito interessantes e esclarecedoras. 

Fora o mangá e anime, eu comecei a me interessar por costura! Como a minha mãe tem uma máquina nova de costura e uma overloque, eu resolvi usar. Eu e a Shirubana já sabíamos como fazer moldes e brincávamos de costurar cosplay, mas nunca aprendemos de fato. Nosso primeiro projeto foi um pijaminha. Até ficou bem legal. Olha aí o resultado:
Eu fiz com sobra de pano. Super sustentável. rsrs Ultimamente eu tenho curtido muito as ideias de coisas sustentáveis, roupas, sapatos, móveis, etc. Também quero expandir meu talento com desenho para outras áreas, como roupas, por exemplo. Adoro desenhar roupas, então, por que não criar roupas e desenhos pra roupa?  É muito gostoso. ^^ É uma terapia. Bordar ainda é uma área que eu não domino, mas pretendo melhorar. hehehe 
Bom, vou indo!! Beijos a todos.



terça-feira, 11 de outubro de 2016

Desenhando sempre!^^

Olá, queridos! Como estão? Hoje eu resolvi postar um desenho de Garoto X.  Baskiah e o doutor Ellie. Espero que gostem! ^^ Também mudei o topo do blog.^^
Puxa! Já faz dois meses que enviei o mangá para revisão. Eu sei, é muita ansiedade por causa dessa demora... Aguardem, por favor! Eu sei que esperar chateia, mas nosso mercado é assim. Regularidade é uma coisa que não existe ainda. Por mais esforço que façamos, artista-editora, muitos fatores impedem que tenhamos regularidade (Tempo, produção, edição, dinheiro pra investir, crise, venda, público, pagamento, prejuízo...). 
Eu sou uma apaixonada por mangás e adoro desenhar, por isso, eu não desisto de produzir. Eu gostaria de lançar regularmente, claro! Mas é impossível isso agora. O mercado nacional tem uma espécie de "encosto", que impede a coisa de funcionar como em outros países. Nem digo Japão, porque lá o mangá existe a milênios e são lançados milhares de títulos por ano. Nunca chegaremos nisso justamente por causa dos fatores que nos impedem.  Mas podia ser um pouco melhor, claro! Porém, pra isso rolar, demandaria MUITO esforço da parte de todos os envolvidos. E convenhamos, se houver esforço só dos artistas, a coisa ainda não vai funcionar. É preciso esforço do artista, da editora e dos leitores. Esse tripé deveria funcionar bem, mas é algo que está ainda sobre influência do "encosto". rsrs 
Eu não sei se é por ser quadrinho, mas é inglório produzir no Brasil. Nós estamos indo para outras frentes também. Estamos produzindo o anime de Vitral no momento. Adoro fazer anime! É muito empolgante. Por mim, só fazia isso agora. hehehe
Bola pra frente! 

Visitem a loja futago, estamos com novos brindes!^^ E frete grátis também.