segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tutorial - como fazer uma capa de mangá.

Bom, me pediram pra fazer um tutorial de como fazer uma capa. Então tá aqui:


Primeiro é bom observar as capas dos mangás, elas seguem um padrão dentro de cada gênero. Nunca confundi o gênero por causa da capa. Uma capa de shounen nos remete imediatamente ao estilo. Isso acontece com todos os gêneros dentro do mangá. Então, acredito que a gente deva fazer com que as pessoas saibam o que estão comprando, seja mangá publicado ou zine.
No Japão existe um padrão de designe nas capas. Principalmente nas séries, como pode observar abaixo. Geralmente, as capas de mangá não têm cenários e focam sempre em personagens. As primeiras são sempre mostrando o personagem principal. No decorrer da série se colocam outros personagens quando o capítulo é voltado pra eles. Os desenhos também não diferem muito em técnica e designer.
No Brasil e no restante do mundo é comum as editoras trocarem as capas japonesas por ilustrações, talvez julguem que o padrão japonês é repetitivo e os leitores podem não gostar. Agora que isso está mudando e podemos ver as edições com capas iguais e até com nomes originais. Quero salientar também que ilustrações são diferentes de capas. Ilustrações são geralmente mais elaboradas e mais bonitas, mas não servem como capa no mangá. Se vc notar, quando sai um especial a capa sai do designe da série, justamente pra que os leitores notem que não é parte da série. As capas dos Tankobons ( magazines mensais) também são diferentes. Por isso, quando for fazer suas capas planeje o designe que poderá ser usado durante a série toda, incluindo lugar fixo para o número do volume, lugar fixo para logo e até para código de barra. As fontes também não devem ser mudadas, uma vez que foram escolhidas. ^^

Notaram que geralmente, os personagens olham para frente, como se estivessem olhando para o leitor? Principalmente no primeiro volume? Acho que o olho no olho faz com que as pessoas simpatizem mais com o personagem. Parece que estamos tirando uma foto dos personagens, eles posam pra nós. Funciona como na realidade, quando conhecemos alguém e essa pessoa não olha no nosso olho, acabamos desconfiando dela.^^ Por isso, eu aconselho a fazer o personagem olhando no olho do leitor.

Quanto a logo, melhor fazer com que ela seja legível e grande suficiente pra não sumir na capa. Coloque seu nome, de preferência menor que a logo pra não parecer que você é megalomaníaco ou extremamente famoso rsrs. Tem que ter espaço pra logo da editora, para a numeração do volume e só, não precisa inventar mais nada! Nada de firulas enigmáticas e mensagens subliminares, kudasai. É bom não confundir o leitor ou gerar muita dúvida.

Não esqueça de fazer o desenho da capa em alta resolução sempre, já em cores CMYK visando a publicação. Se vc pintar em RGB na hora de ir pra gráfica vai ficar com cores diferentes...

Desenhos pintados à mão, devem ser escaneados em alta resolução e tratados no Photoshop. Evite cores fosforecentes e muito clarinhas, elas somem no scanner. Procure pintar com aquarela profissional ou tinta. Já fiz muita experimentação com lápis de cor e lápis aquarelável, mas não curti o resultado depois que escaniei e muito menos depois que imprimi.^^ Só faça a lápis de cor se vc for MUITO bom com esse material.^^

Tente pôr expressão no personagem, não deixe ele impassível ou numa pose muito mole.

Coisas que vc jamais deve fazer:

Colocar na capa personagem que não está na história. Nem aquele que vai aparecer só na saga II da sua história. Por quê? A capa é o que vende seu produto! O leitor vai sentir que está comprando gato por lebre. As pessoas podem ter comprado só por causa do personagem da capa e depois se decepcionam ao ver que não tem nenhum personagem igual lá dentro do mangá.

Procure fazer um shounen com uma capa que não pareça um yaoi, por exemplo... Acredite, já vi isso!^^ O autor está passando uma ideia errada e atraindo um público que não é o do gênero que fez. A reação do público vai variar entre ficar quieto e não dizer nada, ou xingar muito! hehehe

Bom, se vc tá começando no mundo do mangá, não tente "inovar" muito, pois vc pode cair no vale estranho. O que é o Vale Estranho? Segundo os cientistas, trata-se de um fenômeno que causa repulsa e estranheza no público devido a um "erro" na arte, obra ou filme. O vale estranho indica o fracasso imediato, pois as pessoas nem sabem porque não gostaram e caem fora! Nem todo mundo tem aquele espírito masoquista e vai dar segunda chance.

Cuidado pra não deixar seu personagem medonho na capa, numa pose esquisita, ou exagerar no sangue e membros decepados, a não ser que seja de terror e precise muito desse apelo...

Outra coisa que vc não deve fazer é tentar atrair um público que não é o seu, por exemplo: colocando mulheres gostosas na capa, sendo que dentro só tem homem. E ainda achar que isso vai agradar o público masculino. A nudez nem sempre agrada o público masculino que lê quadrinho, pois nem todos estão procurando material erótico.

Seja coerente com sua história. Se ela for triste não faça seus personagens felizes na capa, com cores alegres, dando a entender que é um mangá de comédia, por exemplo.

Não peça pra outra pessoa fazer a capa se ela for melhor que vc ou inferior demais. Todo mundo odeia abrir um mangá que tem um super-desenho na capa e dentro é tosquinho. Pior, e eu já vi, uma capa horrível com desenho melhor dentro... Isso não tem cabimento.

O que vc pode fazer:

Tem capa que fica bacaninha se vc fizer seu personagem com uma roupa legal, ou alguma situação que vai acontecer dentro do mangá.

Vc pode fazer também uma ilustração maravilhosa que mostre todo seu talento como desenhista, entretanto, faça isso com seu personagem da série, né? hehehehe Mas nem toda ilustração serve pra ser capa! A capa é mais simples, sem cenário muito aparente, pois se vc colocar seu persoangem muito pequeno num super cenário, ele vai sumir.

A logo deve ser feita à parte. Se foi feito à mão, vetorize no CorelDraw ou no Paint Tool Sai pra vc poder usar a logo em todos os lugares, pois o editor vai pedir banners, folders, etc. Faça a logo em alta resolução, pronto pra ser redimesionado ao seu bel prazer. Nem cabe hoje em dia, fazer uma logo da qual vc terá que ficar redesenhando sempre que precisar. Seja prático.

Procure em www.fontesgratis.com.br uma fonte adequada ao seu tipo de história. Isso é muito importante. Não use fonte rococó pra uma história futurista que não tem nada a ver com tempos antigos.

Capa sem desenho nenhum é bacana, mas geralmente os mangás atraem pelo desenho e aqui no Brasil as revistas podem estar embaladas num plástico e o leitor não vai poder folhear pra ver seu desenho. E se vc não for um autor conhecidíssimo, pode não dar um bom resultado e pode não vender... Vide capa de X1999 do CLAMP na ilustração acima. Como elas já estavam muito conhecidas, puderam colocar apenas um X e um nome Clamp embaixo que já era garantia de venda!^^

Pra não errar, evite poluição visual, informações inúteis e se vc não sabe o que pôr no fundo do desenho da capa, não ponha nada. O menos é mais em alguns casos.

No caso das cores, ponha cores que vc goste e que não lutem uma com a outra. Os grandes profissionais da pintura sabem usar a paleta de cores, mas se vc não sabe usar as paletas de cores, use o bom senso. No fundo, não existem regras que impeçam que vc seja criativo e inovador. O artista mora no campo da inspiração e imaginação, onde tudo é possível. Mas também não precisa reinventar a tinta... Experimente tonalidades diferentes e seja ousado, nisso o Photoshop ajuda muito. Uma única ilustração pode ser pintada em vários tons com mais rapidez e vc pode se dar ao luxo de escolher a melhor pintura.

No caso dos mangás do Futago Estúdio, nós tentamos criar uma espécie de padrão como nos mangás do CLAMP e outros autores que a gente curte. As logos sempre estarão nos mesmos lugares e a variação estará apenas nas cores e poses. O Vitral tem na capa Daiji e Tsumi que sempre vão aparecer com uma roupa de show em cores básicas, como rosa pro primeiro volume e azul pro segundo, etc. No Best Seller eu optei por todo mundo na capa.^^ Como eles estão sempre com o uniforme, eu tive que mudar a cor do fundo no segundo volume. Quando pensamos nas capas, imaginamos todos os volumes juntos na prateleira. Achamos que seria legal ter um padrão e cores que combinassem entre os volumes. Bom, até agora deu certo, mas se a gente tiver uma ideia diferente e for coerente, a gente muda a estratégia. ^^

Veja alguns exemplos de capa e observe vc mesmo a diferença entre gêneros, observe as logos e cores usadas nas capas:

Tá tudo misturado, shounen, seinen, josei, shoujo, BL, yaoi e kodomo.


Por favor, não se prendam aos gêneros que eu usei como exemplo. Não estou aqui para puxar sardinha de nenhum gênero em especial. Quero que observem as logos, as fontes usadas, a arte, a pintura e o que é fundamental: como cada autor transmite sua ideia a respeito da história. Claro que, se vc ler esses mangás vc entenderá melhor o porquê das capas. Umas até confundem a gente a primeira vista, outras são bem claras quanto aos seus gêneros. Entretanto, a tendência no Japão é mesclar gêneros como em Kuroshitsuji, que a primeira vista nos lembra um boys love por vários motivos, incluindo o fato do mordomo ser um bishounen, mas é um shounen desenhado por homem e segue a linha e a fórmula das histórias shounen. Só tem um yaoi, os outros são Bl, lemon e tambi. A primeira vista são todos yaoi, mas não é verdade e a prova disso está no conteúdo desses mangás. Nem todo shoujo é apenas shoujo, mas a ideia aqui não é discutir o gênero e sim as capas. Os shoujos novos estão com a tendência de mostrar triângulos amorosos. Por isso, é comum vermos uma menina no meio de dois meninos. Alguns shoujos podem ser confundidos com yaoi por terem personagens gays em sua trama. O importante é a capa passar a ideia de sua história. Não adianta vc fazer uma capa bonita, mas que não tenha nada a ver com o seu tema, não é mesmo? Espero que não me julguem aqui e aproveitem o tutorial...e sim, gosto de yaoi! E quem lê esse gênero é chamado de fujoshi e não yaoista...
No caso do meu mangá, O Príncipe do Best seller, tem uma capa tipo Antique bakery, que lembra um Boys love por ter apenas meninos, mas é shoujo. Vitral é boys Love e tem uma capa com dois meninos de roupa rosa. A capa mostra que não vai ter nada escandaloso lá dentro como no yaoi e lemon que geralmente mostra os protagonistas trocando afeto ou sem muita roupa. Vitral não é um Boys Love como Gakuen Heaven ou Junjou Romantica que gira em torno apenas do romance dos meninos.

Mas eu entendo a confusão, já que quem quer fazer mangá no Brasil, as vezes, não tira um tempo pra estudar a fundo e observar a diferença entre gêneros. Usam apenas a primeira impressão pra analisar as coisas. E por falta de informação acaba sendo preconceituoso e ignorante. Julgam quem lê determinado gênero e já sai achando que entende tudo do negócio. O lance é ser humilde e admitir que ainda tem que estudar mais. Que é caso do Futago, estamos sempre buscando novas informações e aprendendo japonês para poder ler mangás que não chegam aqui. Pra que isso se estamos no Brasil? Simplesmente para poder entender a arte que gostamos e para poder fazer um mangá que possa transmitir nossas ideias sem cometer muitos erros que comprometam a nossa obra. Afinal, gostamos de mangá, desenhamos mangá pra quem gosta de mangá e, então não faz sentido não tentar entender a arte do mangá...

Bom, espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só me perguntar. Se eu souber responder, eu ajudo.

57 comentários:

  1. se eu soubesse desenhar... NOSSA.. minhas fics iriam virar todas mangás.

    Muito bem explicado e espero que isso ajude aos futuros mangakás brasileiros.

    Quase que eu comprei um mangá hoje por causa da capa dele. (hehe) Só tinha bishounen, um mais lindo que o outro. Ai depois pensei : "Vai se não é BL, mais só tem macho" . Ai acabei deixando lá e vou pesquisar na net sobre o mangá.

    Adorei o post. Quem sabe a minha historinha do COTOCO vire um mangá. Ele fez sucesso no Orkut e na aula de matemática. kkkk

    Bjus flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei mt e eu tive muitas ideias para fazer a CAPA do Manga

      Excluir
  2. hum... não consigo ver a imagem em tamanho grande flor...

    chora*

    ResponderExcluir
  3. Adoreii o Tuto!!^^

    Prescizo da sua Ajuda sua Urgente!!
    Eo Consigo desenhar Personagens Super beim, Mas quando ponho eles em Paginas de mangá, Sai como se não fossem os mesmos e ficam Sem Graça como se tirasse uma foto de gente morta!!

    Por favor me Ajuda!!! U_U'

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que aconteceu com a bendita imagem que não amplia!!! Vou ver se eu arrumo Diih!

    Quando tem dois bishounen na capa é batata, é BL...

    Ah! Matheus, pra isso não acontecer vc precisa ousar mais nos quadrinhos, não existe pose normal no quadrinho, exagere mais nas expressões e gestos! Assim vai ter um bom resultado. Isso significa que vc precisa melhorar tbém na anatomia e perspectiva. ^^

    ResponderExcluir
  5. Ok!! Brigadinn!!^^
    Vou ver se consigo!!

    Ps: Vse já Feiz curso ou Aprendeu a Desenhar Olhando? O.O

    ResponderExcluir
  6. Eu aprendi olhando e fazendo.^^ Não fiz curso de desenho porque não tinha grana. O único curso que fiz foi de quadrinização e roteiro com o Studio Seasons em 2000.

    ResponderExcluir
  7. Agora eu consegui ver!!!

    Viewfinder. BABA NA ROUPA* amo esse mangá (adoro editar ele, eheh)

    AWMM, Chi's Sweete Home, aco que foi o anime mais fofo que eu assisti.

    Kuroshitsuji... finalmente acabei de ver a 1º T, eu tava enrolando. kkk FINAL PERFEITO. Se tivesse parado na 1º temporada eu iria ficar muito satisfeita.

    Gakuen, Dog x Cat... NARUTO*, JUNJOU ROMANTICA.... viciadona em Junjou.

    Bem, se eu for comentar de todos as capas que te aqui você vai ficar louca flor. (acho que não era pra eu comentar das capas. Me batam, por favor)

    Obrigada flor !!!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso esse tutorial! *--*

    Ai que vergonha! Eu nem tinha reparado que os personagens nos encaram principalmente no 1° volume! T_T Eu ainda não fiz a capa do primeiro volume do mangá que estou fazendo, mas eu tava pensando em fazer o protagonista todo ferido com expressão de sofrimento e os olhos fechados por causa disso. ¬¬ Agora vou fazer beeeem diferente! Nada de sofrimento! XD
    Tenho que providenciar o logo também! :/

    ResponderExcluir
  9. oi sonii quando vc vai colocar as reticulas no site q vc prometeu no tuto de como aplicar um reticula ahh qual progama vcs usam na aplicação de reticulas e ahh me ajudem em poses eu sei muito bem anatomia so que as poses de mão sempre me dão dor de cabeça

    ResponderExcluir
  10. Junior querendo reticula e anatomia?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. ahh desculpa naum sabia que naum podia pedir ajuda

    ResponderExcluir
  12. Calma Junior, eu já estava respondendo sua pergunta, mas o blog deu pau...

    Eu não pus as retículas no site por falta de espaço, elas pesam muito. E os patterns tbém.^^ Gomen.

    Mas pra vc não ficar sem material, digite Screentone no google e também patterns que vc acha todas, incluindo as retículas do programa Manga Studio.

    Ju-Sama vc é foda!! KKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Ah! Eu tenho que me desculpar com todos que visitam meu blog porque eu sei que prometi muita coisa, mas isso foi antes mesmo de eu ter o site. Só depois vi que não daria certo porque um bom espaço custa caro. E eu teria que colocar as retículas no mediafire ou megaupload pra baixarem, porém, eu não tenho uma boa internet pra upar essas coisas e se ninguém fizesse download em um mês eu teria que upar novamente. Fiquei sem tempo tbém depois que consgeui a editora. Agora eu to me desdobrando pra poder ajudar todo mundo.^^ Eu queria fazer uma negócio super legal, mas ainda não foi possível.
    Também não me preocupei muito porque hoje em dia, as pessoas sabem usar os mecanismos de busca, como o Google por exemplo. Tem sempre um bom samaritano, com mais espaço na banda que disponibiliza coisas ótimas pra download. Eu sei que seria muito mais fácil eu juntar tudo que peguei em vários sites num lugar só, mas acho que pode ser divertido as pessoas caçarem suas retículas de acordo com seus gostos. Ganbare!!

    ResponderExcluir
  14. Junior Achei um Site muito Legal com Varias Reticulas!!
    Passa lá Tem bastante coisa!!
    htt""p:""/""/psychobob.xepher.net/screentonez/
    Espero ter Ajudado!!^^

    Obs: Tire Os ""

    By: Matheus

    ResponderExcluir
  15. Ah! Sim, Matheus! Esse site é ótimo!^^ Obrigada!
    Já arrumei o tutorial das retísulas e coloquei o link pra download nele.

    ResponderExcluir
  16. ahh vlw matheus pelo site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. takai seika - prmogenity manga9 de fevereiro de 2011 às 14:39

    nooossa soni san!
    foi o tuto mais legal q ja li...impressionante, e com certeza vc ajuda muitas pessoas com isso..!

    ah, nunca fiz curso de desenho tb.aprendi com meus senseis toriyama akira, yu watase, kishimoto masashi, takashi obata e shiori teshirogi.somente analisando o traco deles e etc...
    e nao ficando um dia sem desenhar mangá.
    acho que quebrei o braco direito, puts, eh estranho....mas eu nao parei de desenhar, mesmo com dor.sou esforcada afinal, nao?

    amei o tuto da capa, suas capas sao maravilhosas e muita gente compra pq elas sao lindas!
    ate mais s2

    ResponderExcluir
  18. takai seika - a flor do imperio9 de fevereiro de 2011 às 15:27

    sobre o video de vcs desenhando -puxa vida!!!!!!!!!! desenhistas profissionais me impressionam tanto coma vereacidade com que desenham!!!

    parabens msm....


    shirubana!! vc desenha com com tanta pioneiridade T..T

    soni!!!! linda, uma pergunta... parece q o theodore da folha tava assim, tipo.... ate o fim da pagina (o theodore la embaixo)

    as linhas dele tocavam no fim da folha, eu digo....
    sera q estou fazendo errado?

    é que meço de todos os lados uma polegada e mais meia pros baloes, e nao faço nada alem dessa polegada, nadinha msm....(folha a 3 tb)

    sobre a caneta, minha mardita desegraph, eh 0.1.soh q como ela eh caneta de engenheiro, a ponta parece ser bem mais fina q a canetinha namquim de vcs... sera? sinto q o meu traco esta muito mais fino q este, e q ficaria mais legal com a caneta 0.3 da desegraph, afinal, ja q sao marcas diferentes sera q da diferença??? (um mm eh um mm, mas nao sei viu....nesse caso pode ser q a minha esteja me deixando namão, sendo demasiadamente fina....)

    eu nao usarei mais reticulas de bolinha, pois na diminuicao estavam dando em xadrez! oh! nom, nom quero xadrez XD entoa uso tons de cinza q pareeram dar resultados bem melhores agora =D

    sobre a folha a a3, entao eh soh no pc q eu tenhoq deixar uma margem de 1 polegada sem nada ou no esbocamento a mao tb tenho q medir?( e nao passar o desenho alem dela?)


    os desenhos estao lidos demais, da vontade de chorar qdo olho pros meus uheueuehueuheuh

    defendersofblackportal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Alias, pra kem quiser mais materiais, no deviantArt tem um group chamado Manga-Apps q tem mta coisa, de tutoriais, a templates, de brushs a reticulas ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi Takai!! Vc é uma boa observadora!! hehehe Vc pode passar sim a margem, só não coloque coisas muito importantes que serão cortadas. ^^Eu tive que ampliar um pouco a margem pra ficar melhor na diagramação, pois a gráfica corta 15 mm e não 10 como eu tinha planejado... Mas a margem é a mesma do tutorial que fiz antes. Uma polegada pra margem de sangria e 9 polegadas para o balão.

    Eu uso a caneta unipin fineline, da mitsubishe pencil, 0.1, made in japan... Ela dura bastante, faço 60 páginas só com uma. Páginas A3.^^

    Vc é muito esforçada, Takai!! parabéns!!

    Ah! Allan, eu vi umas capas de Elfen Lied e achei muito kawaii pra um mangá sangrento como vc descreveu no msn.^^ Mas pela capa dá pra ver que puxa bastante pro soft hentai com tiradinhas cômicas com as meninas sem calcinha. hehehe

    Jamilh, adoro Kuroshitsuji, tenho o volume 1 original, muito lindo. Vou ver se compro o mangá do Junjou tbém e do gakuen heaven.^^

    ResponderExcluir
  21. Realmente as capas de Elfen Lied é bem Kawaii, mas quem se iludiu com a capa se surpreendeu com a história que já começa com pessoas tendo os membros e as cabeças arrancados!(como eu ¬¬) E a história, realmente, é cheia de Fanservice exagerado, mas seinen da Young-Jump é assim mesmo! rsrs

    ResponderExcluir
  22. Mudando o Assunto Totalmente!!
    Soni, Eu tava Vagando Pela Net...
    Aii entrei no Wikipédia,
    Tinha Algo sobre o Vitral Lá!!!
    Mas Quando Fui Ver
    Naum tava o Nome da Shirubana!!
    ¬¬

    Mais como tem como editar o Wikipédia, Pode deixar que eo Editoo!! ^^

    ResponderExcluir
  23. http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitral_(mang%C3%A1)

    É esse o link, né?
    Que coisa, nem tinha visto isso!!^^
    Mas acho que já arrumaram.

    ResponderExcluir
  24. Hã... Soni... eu nao lembro d ter falado sobre Kuroshitsuji... '-'

    ResponderExcluir
  25. Nossa, desculpe Jamilih!! Que vergonha errei o nome! Eu quis dizer Dih!! kkkk

    O que eu queria dizer pra vc Jamilih é que consegui um dublador pra um dos personagens.^^ Mas infelizmente não consigo entrar mais no fórum de dubladores, parece até que me expulsaram...^^

    ResponderExcluir
  26. Puts..me admira seu profissionalismo nas observações..isso é experiencia. E como dito pela galera..um ótimo tutorial..e pra dizer verdade..vc até tinha me dito umas dicas uns tempos atraz aew..rs..e eu naum consegui ver exatamente como explicado no texto..mas agora entendo completamente. Tenho muito o que aprender ainda..e são coisas básicas e detalhes, mas sei que fazem grande diferença na hora que o publico vê seu trabalho. É por isto que preciso fazer um curso especializado nisto logo..to precisando. a gente corre atraz..mas sozinho não se dá pra chegar onde queremos.., precisamos sempre de alguem pra nos orientar., ao menos eu preciso..rs. Obrigado pela oportunidade de poder reavaliar minha obra..e nos pontos onde preciso melhorar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Oi Soni!Eu sou o Raí,eu achei seu blog muiiytooo iraaadooo,te achei por acaso,bom,eu desenho no estilo mangá e gostaria q vc me visitasse lá meu blog,e se vc gostar dos meus desenhos vc me seguisse,entra lá!Estou te seguindo!
    Vou ficar te esperando tá bom?!

    ResponderExcluir
  28. Aiinnnnnh!!^^
    Que emoção..Soni, Graças as Suas Dicas e Alguns tutoriais da net, Consegui Criar Duas Paginas do Meu Mangá!!!! ^^

    ResponderExcluir
  29. soni, me passa quem você conseguiu e quais personagens faltam pra terem dublador q eu tento ver para você.

    tbm vou tentar ver se acho um dos administradores lah pra ver o que houve em sua conta ^^

    ResponderExcluir
  30. Oi Ederson! Vc tava sumido...^^ Uma das coisas chatas de ser mangaká é que a gente acaba tendo que redesenhar tudo de novo! Por outro lado é bom, acabamos melhorando naturalmente.

    Oi Rai! Depois dou uma passada na sua casa e te sigo!

    Ah! Mate, parabéns!! São só amostras ou já é o seu projeto?

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Jamilih, nem meu e-mail é aceito mais...

    Mas eu tô vendo que personagem vai ganhar a voz primeiro.^^

    ResponderExcluir
  32. "Uma das coisas chatas de ser mangaká é que a gente acaba tendo que redesenhar tudo de novo! Por outro lado é bom, acabamos melhorando naturalmente." [2]

    Nem realizei meu sonho ainda e já fiz isso várias vezes. ¬¬
    Tenho que me aperfeiçoar mais e mais...
    Ah! Soni-sensei, vc sabe se a HQM vai lançar algum mangá japonês, ou algum OEL Mangá?

    ResponderExcluir
  33. soni, vou passa o msn d um dos administradores... normalmente ele tah on line no msn essas horas:

    sonic_brstudios@hotmail.com

    é o Igor, tbm conhecido por Sonic ^^

    ResponderExcluir
  34. Sim Soni.. é Já é Meo Projeto!!^^
    Atualizando!!
    Três Paginas e a Capa Só falta Colorir!! ^3^

    ResponderExcluir
  35. aa flor, sem problema algum hehe

    você havia me dito que estava assistindo Kuroshitsuji... e ai ta gostando??

    bem, eu AMEIIIIII o final do 1º mais o segundo esta me deixando chateada... CARACA lembrei agora do encerramento do Kuro 2, lembrei as borboletas... e do significado. MAISSSS acho que nem era pra ta falando pra você, tudo bem.

    Boa sorte ai nos desenhos flor...

    \o/

    Bjuss

    ResponderExcluir
  36. soni quais os progamas que vcs usama para confecionar seus mangás

    ResponderExcluir
  37. Eu uso o Photoshop CS3 e o Adobe Acrobat pra gerar o PDF pra editora.
    Peguei algumas retículas do programa manga Studio 3. Não peguei tudo porque são muitas. ^^

    ResponderExcluir
  38. soni comko vc conseguiu pegar as reticulas do manga studio

    ResponderExcluir
  39. Putz, eu não lembro muito bem. Mas se não me engano, tem uma pasta cheia deles, vc clica nelas e preenche a folha toda, em seguida salva bitmap - 600 dpis e pronto!^^ Tem que ter paciência porque é muita coisa...

    ResponderExcluir
  40. soni linda continuando essa pergunta do anônimo essa pasta das retículas pode ser encontrada na versão demo

    ResponderExcluir
  41. Nossa adorei esse tutorial, era o que eu precisava ;)
    To pretedendo fazer um mangá e postar no meu blog.

    Eu fiquei na dúvida agora.Por acaso é melhor colorir a capa a mão, ou fazer computador mesmo?

    Bjs!Tudo de bom para vocês!

    ResponderExcluir
  42. Oi Cindy-chan!! Que bom que gostou!
    É um tutorial básico sobre capas, mas ajuda bastante.

    Se vc pinta melhor a mão e a sua pintura digital ainda não está lá aquelas coisas, pinte a mão mesmo.^^

    beijosss

    ResponderExcluir
  43. ue queria aprender a criar um estilo de cabelo mas não consigo meda uma ajuda

    ResponderExcluir
  44. e muito masaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa porra

    ResponderExcluir
  45. meu facebook junior.etagldm@gmail.com pra pessoas que desenham bem e querem fazer um manga

    ResponderExcluir
  46. me ajudou bastate! Eu tambem to fazendo um manga.

    ResponderExcluir
  47. me ajudou bastate! Eu tambem to fazendo um manga.

    ResponderExcluir
  48. sou autodidata, mas dicas de quem é profissional faz muito a diferença! adorei seu tutorial ^^

    ResponderExcluir
  49. Que bom Katiele. Quando estiver pronto seu mangá me avise!

    Oi tami chan! Eu tbém sou autodidata.^^ Muita coisa eu aprendi observando. Mas fiz curso de roteiro e quadrinização depois de um tempo. E tudo que aprendi estou tentando passar adiante. Espero sempre ajudar! beijosss

    ResponderExcluir
  50. Chi sweet home!!! *^*
    Aqui estou eu buscando informações para minhas futuras capas... Já tinha lido esse post antes, mas não era um hábito frequente comentar blogs....

    ResponderExcluir
  51. estava a procura disso pois quero criar a capa para o cap 7 do meu manga

    ResponderExcluir
  52. soni, adorei seu tuto, ajudou bastante para se ter uma idéia geral de como fazer a capa! Sobre as reticulas e patterns do mangá studio eu baixei algumas mas não sei pq diabos não consigo inclui-las no programa. Então terei que fazer montagens com elas. Acho que no fim, tudo dará certo! rsrs Estou fazendo meu primeiro mangá por conta própria total! Vamos ver no que vai dar! Obrigado

    ResponderExcluir