segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como conseguir uma editora para seu mangá!!!!

Oi pessoas! ^______^ Sempre me perguntam como eu fiz pra conseguir uma editora para O Príncipe do Best Seller. A pergunta correta seria: como a editora resolveu publicar meu mangá? XD Pois é, eu não sei bem, mas antes deles aceitarem eu levei uma gelada básica de uma editora e um belo "não" de outra. Acontece, mas eu vou contar como eu consegui. A Shirubana estava pesquisando na internet sobre mangá nacional e sem querer entrou num blog que falava da Quadrix, uma editora que estava apostando em material nacional, então me chamou para ver o site dessa editora. Para nossa surpresa, existia uma página para submissões ( uma página que explicava como enviar seu quadrinhos para avaliação do editor) e assim poder participar da revista Quadrix Aventura e Ficção juntamente com outros desenhistas. Resolvemos enviar o primeiro capítulo do mangá O Príncipe do Best Seller por e-mail, já que tinha exatamente 24 páginas que eles estavam querendo. Entretanto, esperávamos ser recusadas pois a obra estava desenhada no sentido oriental ( da direita para a esquerda ) e a revista era no sentido ocidental. Mas estávamos dispostas a redesenhar, caso eles pedissem. Não conseguimos enviar o arquivo zip porque a internet estava horrível no sábado, então enviamos no domingo. Na segunda eles mandaram um e-mail querendo publicar o mangá solo. Ficamos muito felizes com isso! ^^
Então se vc quer enviar os seus quadrinhos para a Quadrix, siga as instruções na página de submissão da editora na internet. No momento eles não estão recebendo submissões até julho, mas vc pode ir desenhando seu mangá. Não precisa ser igual ao meu, envie o que vc realmente gosta de fazer. Uma dica é, seja modesto, não queira desenhar 200 páginas por mês se vc estuda ou trabalha e não tem tempo nem pra fazer uma página por dia. Outra dica é, faça tudo, desde a artefinal até a balonagem, pois a Quadrix não quer e nem pode terminar a obra por vc. Eles não aceitam idéias, nem querem ver portifólio, eles querem ler seu quadrinho pronto e ver se dá para publicar. Depois disso, cabe a vc negociar o contrato com eles. Desejo boa sorte para todos que tentarem, mesmo que vc não receba nenhuma resposta não desista, eu já recebi muitos "nãos" na vida. Um dia chega sua vez! Se não for com a Quadrix, tente outra editora, não desista da sua história. Apenas seja organizado, disciplinado, não prometa o que não pode cumprir, não minta e também não queira glamour logo no seu primeiro trabalho. Nháaaa!!!^______^  Em outras palavras, o melhor jeito de conseguir algo é o seu jeito, manda bala!!
Atenção: A Quadrix editora não existe mais, por isso os links aqui mencionados não funcionam. Mas as dicas servem para conseguir trabalho em outras editoras, como Nemo, HQM, Draco, NewPop, Devir e para independentes temos a All Print e a HQX. As únicas que não possuem páginas de submissão são Devir e HQM. Envie proposta nos e-mails de contato delas. Boa sorte!

45 comentários:

  1. acho que o importante é ter um projeto e não desistir dele. depois vem a editora... kkk mas o post é mais que válido!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que sempre queria saber, que tipo de lapis você usa para fazer esses seus desenhos? *--*

    ResponderExcluir
  3. Valew pela postagem..gostei muito!!! Tenho talento mas ainda falta atitude para ir em editoras e receber alguns nãos, faz parte de nosso trabalho de desenhista afinal.., tentar, tentar e tentar até acertar!Bjs e parabéns pelo trabalho na Quadrix.

    ResponderExcluir
  4. Verdade K!^^
    Eu uso lapiseira com grafite HB, Ana.^^
    Oi Ederson! Tudo bem!?^^ Vc realmente tem talento e só falta mesmo a coragem heim!!! O máximo que vai acontecer depois do não é voltar ao que estava antes...^^ É frustrante mas é a vida. Mas o não é sinal de que viram seu trabalho e de repente vc ganha umas dicas pra melhorar.

    ResponderExcluir
  5. você foi indicada ao Meme! (risos)

    ResponderExcluir
  6. Pq vcs mudaram pra HQM?
    Pintou a oportunidade, e como a HQM é maior vcs foram?

    ResponderExcluir
  7. a quadrinix só aceita capitulos de 24 pág ou aceitam mais que 24
    *---* sou seu fã shaw

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo!
    Visite o site da quadrix novamente.
    http://www.quadrixcomics.com.br/?page_id=11

    Leia com atenção o que eles pedem e se tiver dúvida pergunte aos editores da quadrix por e-mail antes de enviar qualquer coisa. ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá Soni eu queria saber se qualquer pessoa de qualquer idade pode mandar seus projetos para a Quadrix comics ou para qualquer outra, obg!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ramon! Não existe limite de idade, todos os artistas podem enviar trabalhos para as editoras. Se vc for menor de idade, vai precisar de um adulto ou responsável caso tenha que assinar contrato, só isso. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  11. Ata, que alivio! Muito obrigado hehe :)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá de novo, gostaria de saber como é o dia dia de um quadrinista ou mangaká e queria saber também se lucra bem hj em dia! xD
    Ah e você fez algum curso superior ou técnico para ingressar nesse ramo? qual?
    desculpas pelas perguntas é que quero trabalhar nesse ramo de quadrinização e mangás.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ramon! Nosso dia a dia é normal, a gente desenha cerca de oito horas diárias, como qualquer emprego. Como fazer quadrinhos não gera salário nem benefícios vc precisa de uma renda até conseguir fazer seus quadrinhos renderem grana. Ganhamos por porcentagem de vendas, então, é bom ter uma obra que venda bastante.

    Assim como toda profissão ligada a arte, vc precisa planejar a carreira, traçar um plano realista, criar um projeto forte e ver o que falta pra vc atingir qualidade. Como um curso de roteiro, curso de arte digital, arte manual, como noção de pintura e no caso do mangá, como se faz um mangá, como se coloca retículas, etc.

    Eu e a Shiru fizemos um curso de roteiro, no mais, aprendemos as técnicas do mangá sozinhas, pesquisando muito e observando os mangás japoneses.
    Outra coisa que aprendemos foi saber tudo sobre gráficas, como funciona uma editora, e também como se diagrama uma revista.
    Apesar de eu nunca ter feito nenhuma faculdade na vida, eu trabalhei em Jornais, agencia de publicidade e sites. Isso é bom pra aprender a lidar com clientela, com público, etc.
    É preciso investir, claro. No começo vc só vai gastar com equipamento e material.

    Mas o mais importante na carreira é gostar do que faz, porque vc vai passar o dia todo desenhando!^^ E vai ganhar uma miséria até conseguir o grande sucesso. E isso pode demorar pra acontecer. rsrs

    É isso, espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Posso estar sendo um pé no saco fazendo um montão de perguntas, mas é que acho que vc é a pessoa certa pra tirar minhas duvidas, então não tem problemas né? E se tiver só falar

    A porcentagem varia de editora ou é a mesma para todas? Tipo sou do nordeste (Recife, PE)e queria saber se a região pode ser um obstaculo a mais (já que o sul é mais rica).

    ResponderExcluir
  17. Imagina! Sua pergunta é válida! E eu to aqui pra ajudar no que posso.^^ Vamos lá:

    A porcentagem varia de 10 a 30% no valor do preço de capa.
    Quanto ao fator de localização, não vejo problema, ainda mais com a internet pra ajudar vc no contato com editoras do país todo. Eu mesma fiz toda a negociação com a HQM por e-mail.^^ Nem conheço meu editor pessoalmente. O pagamento referente às vendas é feito via depósito bancário. Claro, que as vezes há um problema aqui e ali de comunicação que podem ocorrer, mas nada que não possa ser conversado mesmo por e-mail.^^

    Antes, a gente tinha que gastar uma grana indo em eventos pra falar com editores, mas agora nem tanto, temos a internet.^^ O ideal é vc saber usar a internet a seu favor. Fazendo o networking.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  18. Olá mas uma vez to com uma baita duvida que é se todas as hqs ou mangás no brasil são lançadas por mês ou pode ser lançada por semana ou quinzena?

    ResponderExcluir
  19. Oi Ramon! Isso depende da editora que tá lançando esse mangá. Geralmente essa informação está escrita no expediente de cada uma delas. Mas como no Brasil tudo é uma bagunça, as distribuidoras nacionais(que são duas) atrasam a entrega de tudo. Os mangás chegam primeiro em SP e Rio, depois vão para as cidades do resto do país, então, se vc mora distante das capitais nunca vai ter a revista na data certa. E dependendo da tiragem que a editora faz a revista pode não chegar no país todo.
    Hoje em dia a gente pode completar a coleção pela internet.^^

    ResponderExcluir
  20. Vc vai participar do Prêmio Ichiban Brasil?

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Achei esse mangá em um video de uma entrevista e gostei mt! Vcs estão de parabéns pelo o q fazem e o q irão fazer daqui pra frente! Acho essas dicas super úteis pra mim, entendo o q vcs passam pois eu sou um a mangaká principiante (Só nos papéis e pc, kkk ').
    Pretendo algum dia seguir esse msm caminho mandando o meu mangá para alguma editora ^^'.
    Mas, enquanto não faço isso vou me esforçar mt em meu trabalho e estarei torcendo para o sucesso de vcs!
    Mais uma vez obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  22. Eu que agradeço suas palavras!!^^
    Tudo que um bom mangaká precisa é de força de vontade, nada mais!^^
    Espero e te desejo sucesso em sua carreira e saiba que ter uma editora não é a conclusão é apenas o começo de um trabalho. E dá trabalho!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  23. Olá sou Otávio,Eu tentei procurar mais sobre a Quadrix Comics pelo Face-book e no site deles mais infelizmente não obtive sucesso... você sabe se os sites foram desatualizados????
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá, Otávio. Eu já estou em outra editora, não sei mais se a Quadrix ainda está atuando. Procure outras editoras como a HQManiacs, a Nemo, a Draco, a New Pop e a Devir. Tem outras também que podem publicar seus trabalhos.
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  25. Olha não é que vc desenha mal mais.. eu tenho 10 anos e desenho mangá melhor que vc. Mas to procurando uma editora rsrs

    ResponderExcluir
  26. Olha não é que vc desenha mal mais.. eu tenho 10 anos e desenho mangá melhor que vc. Mas to procurando uma editora rsrs

    ResponderExcluir
  27. Gênios não precisam procurar editoras, Selena!
    As editoras as procuram e imploram pra publica-lo!rsrs

    ResponderExcluir
  28. Bom, aproveitando a deixa. Quando for procurar uma editora tome cuidado para não parecer arrogante, você sabe que é boa, mas não precisa expressar isso dizendo que desenha e escreve melhor do que os que já estão publicando. A gente deve fazer network com os colegas artistas, não é puxar saco e nem vir com intimidade e superioridade, mas ter contatos para saber das oportunidades. Se alguém chegar na editora que publica o meu mangá e dizer pro editor que é mil vezes melhor do que eu, o editor não vai te contratar, afinal foi ele quem escolheu meu trabalho e não vai gostar de ser rebaixado. A sua obra tem que falar por você. Não adianta dizer que é bom , tem que mostrar.

    ResponderExcluir
  29. queria fazer uma pergunta sem ser chato!
    Eu e meus amigos entamos fazendo um mangá, mas só está em papel, e não temos programas pra passar pro pc, e tals vc poderia me dizer qual o melhor programa para passar.
    VLW...

    ResponderExcluir
  30. Oi Admin! Bom, eu uso o Photoshop SC3 e um scanner da HP. Tbém uso o Paint Tool Sai para artefinalisar as ilustrações. Tbém é bacana ter uma mesa digitalizadora, que é a canetinha mouse. Com ela vc não terá problemas com detalhes etc.
    O Photoshop é ótimo para balonagem e reticulagem.^^
    Ele é um pouco chato de aprender, mas depois que a gente aprende não larga mais.^^
    beijos e boa sorte com seu mangá!

    ResponderExcluir
  31. E para enviar o projeto, caso eles aceitem, eles vão publicar o próprio que enviamos? ou eles pedem para fazer outro?

    ResponderExcluir
  32. Oi Júnior. O mangá que vc enviar será o que eles vão publicar, então envie somente o que vc tem certeza que quer lançar.
    Envie já sabendo quantos capítulos vai ter, o total de páginas da obra toda, de todos os volumes. Se o primeiro capítulo tem, por exemplo 60 páginas e seis volumes como o meu, o total será 320 páginas de história. Pelo primeiro capítulo, a editora terá uma ideia do custo total do projeto.
    Cada editora tem seu estilo de negociar, então vc que tem que ter uma ideia de como será o projeto. Caso eles gostem e precisem que vc mude algo, aí vão pedir a mudança. Mas geralmente não mudam o projeto, só alguns detalhes que serão conversados com o autor, caso precise mesmo.

    Se vc tem vários projetos, vai mandando que um deles pode ser o escolhido.^^ Boa sorte!!


    ResponderExcluir
  33. olá =) so o Lucas e tenho um capitulo do meu mangá pronto aqui de 20 paginas
    se eu mandar p uma editora eles vao publicar apenas esse capitulo ou vao esperar p fazer um volume?
    outra pergunta:
    se eu mandar meu mangá eles n vao roubar e ficar com os direitos nao né?

    ResponderExcluir
  34. O seu mangá, atualmente, é publicado no sentido oriental ou ocidental?

    ResponderExcluir
  35. Oi Júnior. Meu mangá é feito no sentido oriental. Mas isso não é algo obrigatório, eu faço assim porque é mais fácil pra mim e porque eu queria experimentar fazer igual aos japoneses.^^ Eu já participava de concursos do Japão e sempre tinha que desenhar no sentido oriental. Acabei acostumando.

    ResponderExcluir
  36. OI ^^ pra enviar mangás ou projetos ppra editoras.. precisa ter pelo menos 18 anos?

    ResponderExcluir
  37. Olá a todos, meu nome e Leonardo Sou desenhista de mangá, tenho 13 titulos e gostaria de saber Sonia, se antes de apresentar um trabalho nosso para uma editora se devemos primeiro registra nosso histórias em cartório ou isso e negociado diretamente com a editora antes da publicação?

    Quais são os melhores programas para a digitalização da arte final de um mangá ou HQ?

    E por fim, para apresentar um trabalho noso para uma editora no máximo devemos ter quantos capítulos pronto?

    Espero resposta abraços, esse e meu skype. leonardomangaka
    Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Oi, Soni.
    Gosto muito do seu blog e gostaria de saber, se você pode me responder essa pergunta : Aonde eu posso comprar vários tipos de screentones na internet ? Estou falando daquelas telas e daquele estilete que é usado para cortaras telas de acordo com o tamanho que você quer. É que até hoje eu nunca achei esse tipo de mercadoria na internet. Por favor, você me ajudará muito se me responder.

    ResponderExcluir
  39. Oi caio! Ah sim. Tem na mangamono.com.br . Passa lá. Não tem muitas, mas o suficiente pra começar.^^ beijosss

    ResponderExcluir
  40. Interessante >.< Gostei, obrigada. Vou iniciar meu mangá e tentarei publicá-lo (yay!)

    ResponderExcluir
  41. Olá eu desenho um mangá, mas nunca passei pro PC, é claro q sei q é necessário passar para o PC e lógico enviar a alguma editora mas oq me talvez me impeça seja o medo

    ResponderExcluir