segunda-feira, 6 de maio de 2013

Oh! Uma resposta de uma editora do Japão!

Oi gente, são duas horas da manhã, eu estava vendo um filme sobre Hitler ( filme de trabalho escolar do meu irmão ) e fui olhar meu e-mail antes de desligar o PC. Olha que tinha uma resposta de uma editora do Japão!!! Incrível! Foi a primeira vez que recebi um e-mail de lá, de um contato que eu fiz diretamente com a editora. Eles pediram desculpas pela demora para responder! Mas levaram só uma semana pra responder... foram muito fofos e disseram que eram uma editora pequena ainda em Tokyo e só futuramente vão abrir para desenhistas overseas (estrangeiros^^), pois todos os que estão nela moram lá. Achei interessante dizerem que são pequenos. Aqui nenhuma editora admite isso num e-mail.rsrs Outra coisa que me deixou particularmente feliz foi que não disseram que meu trabalho não era bom, só que não tinham estrutura pra publicar overseas! Isso me anima pra quando eu for ao Japão passar em alguma editora pra ter um feedback melhor. ^^ Eu sei que parece uma tremenda ousadia minha querer isso, mas pra uma desenhista de mangá brasileira ter uma opinião de profissionais do Japão já é uma grande conquista. 
Eu mandei esse e-mail porque até agora eu só havia participado de concursos do Japão, mas a gente não tinha feedback porque é concurso e as pessoas que ganham têm um desenho muito diferente do nosso com temáticas muito diferentes, e ter uma resposta de uma editora que publica trabalhos no nosso estilo e gênero é muito bom. Espero mesmo que num futuro próximo as editoras de lá possam publicar desenhistas mundiais sem que eles precisem morar no Japão. Seria um avanço. Eu não esperava resposta nenhuma pra falar a verdade.  
Sinto que no futuro os mangakás brasileiros terão mais abertura dos japoneses e oportunidades, por isso é muito importante que os desenhistas não desanimem. Pode não acontecer com o Futago, mas alguém vai conseguir que eu sei! Vejo muitos colegas que têm apenas 17 anos já frustrados e desistindo, mas a vida dá voltas. Há alguns anos, seria impossível conseguir um e-mail de alguma editora do Japão, eles não colocavam e-mails nem mesmo em publicações originais. Sempre colocavam telefone e endereço e site, onde não havia e-mail. As vezes o mundo precisa mudar pra que vc aconteça e essa mudança pode demorar um pouquinho. Porém, a gente tem que continuar fazendo e produzindo. 
Bom, vou indo e esse foi um não gostoso de receber.^^


41 comentários:

  1. Nossa! Que coisa fantástica de se ler! *0*
    Mas, o e-mail que você mandou e recebeu estava escrito em inglês ou japonês?

    ResponderExcluir
  2. Incrivel sensei ,com dizem quando se tem talento e pouco de sorte nao a ninguem q te derrube

    ResponderExcluir
  3. Sensei,uma pergunta vc acha q e cedo para mim ja querer uma g pen,sendo q nunca usei sequer uma caneta nanquim,e so comecei a desenhar ano passado,e tambem nao consiguo achar um lugar q venda q tenho certesa e a sensei nao tem previsao quando vei chegar uma proxima remessa. Ultimamente ando muito pensando nisso,sera q ta na hora de ter uma g pen,de uma semana pra ca tenho praticado bastante o meu proprio traço eu ainda do descobrindo ele mas ja sinto um avanço,eu queria o meu pc de volta para te mantar umas imagens do meu one shot mas esse tablet nao ajuda,o maximo q faco e postar no facebook.

    ResponderExcluir
  4. Ei eu acho q da (me desculpe essa e o 3 pots sempre q envia eu lembro de algo isso sem contar o meu probleca de falar de mais) sensei q eu conseguir enviar tem como passa um email de contado(nossa falei bonito to me sentido um chefe falando email de contado)me desculpe fico meio retardado quando fico animado ,eu acho q e por isso q quero ser um mangaka,nao consegui me ver trab em outra coisa ,mas vo ser obrigado por um tempo para juntar uma grana e ir para o japao seguir o meu sonho. E espero q esse seja o ultimo post ,ate mas sensei (eu espero)

    ResponderExcluir
  5. A minha consciencia bateu eu acho melhor deixa o meu email para nao dar trab ,eu acho se eu tenho uma qualidade e de que nao gostar de trab para os outros
    email: caiocesarjck@hotmail.com
    Deixa eu pensar se nao tem mas nada ...
    E so isso msm,agora acabou

    ResponderExcluir
  6. O e-mail estava em inglês, Marcela! Por isso que achei fantástico esse tipo de contato. Finalmente o Japão está falando inglês e com versões em inglês de seus mangás. Acho que é uma tendência nova já que o mundo curte mangá tbém. Estou tentando enviar algum trabalho pra uma editora grande de lá que tbém "fala" inglês.^^

    ResponderExcluir
  7. Oi caio, como eu não tenho previsão de trazer penas G tão cedo, compre nessa loja brasileira aqui: http://www.mangamono.com/loja/

    E tem outras penas. Na minha opinião, acho que vc não deve ficar pensando se é hora ou não, se tá pronto ou não. Arrisca mais!^^ Se vc não se der bem com a pena G é só revender, não vai perder investimento. Já anotei seu e-mail.^^ beijosss

    ResponderExcluir
  8. Konnichiwa Soni-san!
    LoOOOOOoL! Parabéns! Nossa que grande passo! Só o fato deles responderem já é demais! Muito interessante msm, teve uns dias que eu estava conversando cm uma galera numa comu de desenho no orkut(yep, tem gente q ainda vaga por lá), e esse sonho do Japão é de todos, e ai uma garota falou que é bem dificil conseguir algo com eles, falou de um preconceito que eles tem com os brazucas e coisas do tipo! Mas dps disso parece que não é bem assim! E é lindo ver como eles são educados s2
    Ganbatte Soni-san! Espero que na próxima vc ganhe algum concurso lá!

    P.s.: Ameei a capa do Áudio-drama! Ta muito liinda *__*

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol-chan! Obrigada! Bom, eu nunca senti esse tal preconceito da parte deles. Tanto é que conheço pessoas que já chegaram a falar com editores lá no Japão e não mencionaram nada sobre preconceito.^^ Foram tratados como todos são. Só não conseguiram por outros motivos e tem o Kamiya Yu que publica lá e é brasileiro. Ele nunca falou desse preconceito, tbém nunca disse que foi difícil conseguir. Já tem bastante estrangeiro fazendo mangá no Japão e isso me anima muito.
    Eles são muito educados realmente.^^ Tbém são sinceros.
    Antes da gente falar que esse preconceito existe é preciso ver se é verdade porque existem lendas sobre tudo. Já disseram que BL no Brasil não seria publicado nunca e isso sujaria o nome da editora que fizesse... se a gente não tivesse feito e tentado, nunca saberíamos se era lenda.^^ Mesmo acontece com o Japão, existe muita lenda de gente que as vezes nem chegou perto de editores de lá. Vamos ver de perto! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Sensei vlw msm qual e o cabo q e compativel com a g pen ,eu comecei o meu one shot e ja to na pag 11 e ate agora nao me sinto satisfeito com os meus desenhos apesar q eu melhorei ,eu acho q a g pen posso melhorar,sensei vc tem augum treinamento q posso fazer para me adpitar a g pen

    ResponderExcluir
  11. Uma pergunta esse site aceita boleto pq eu nao nenhuma opcao falando talvez seja pq to no tablet

    ResponderExcluir
  12. Oi Caio, o único jeito é vc usar a pena. Vc pode treinar fazendo desenhos aleatórios até ficar seguro pra usar no seu mangá.

    Na hora de concluir a compra que vc vê a forma de pagamento.^^ Mas mande um e-mail perguntando pra eles que são os donos da loja. Eu nunca comprei nada deles. Quanto ao cabo, pergunte tbém porque não sei qual que eles tem lá.

    ResponderExcluir
  13. *--------------------------------* Um dia iremos competir juntos... XD fico muito feliz.. é bom saber que nós brasileiros no geral estasmos chegando cada vez mais perto de um sonho... XD

    ResponderExcluir
  14. Aos poucos o brasileiro vai fazendo sua imagem positiva nos outros paises ,uma boa prova disso foi esse acontecido.

    ResponderExcluir
  15. Soni, parabéns! É com esse tipo de atitude de nós, brasileiros, que vamos conseguir quebrar o preconceito de nossa própria nação! Recentemente li um post no Anikenkai sobre o sentido da leitura dos mangás e o uso de elementos japoneses em mangás brasileiros e percebo que ainda existem opiniões retrógradas e preconceituosas sobre o material produzido aqui. Espero que uma próxima resposta seja positiva e que você nunca desista de tentar, afinal, você não só possui talento, mas força de vontade e isso é o que mais falta no povo daqui, que desiste só de ver esses comentários negativos. Um abraço, Gusta - kairasensui.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que legal que eles te responderam, e pelo visto também te trataram super bem. Legal você ter conseguido entrar em contato com essa editora.

    Não acho que seja uma ousadia sua querer tentar outras editoras no Japão quando for pra lá, afinal já publica aqui, é normal querer expandir os horizontes, tem é que tentar mesmo!

    Eu espero que as editoras japonesas realmente se abram cada vez mais para trabalhos estrangeiros. As vezes parece meio utópico ouvir falar de pessoas de fora do Japão que publicam lá, mas acredito que seja mais uma questão de oportunidades, eu sei que tem gente muito talentosa esperando por elas^^

    ResponderExcluir
  17. Wow! Parabéns, sensei! ^^
    Confesso que sempre sonhei em ver você, Shirubana, e vários outros artistas nacionais publicando mangá lá no Japão. xD
    Até eu tenho vontade de publicar lá, algum dia, mas por hora acredito que seja cedo demais para eu sonhar com isso. ^^
    Gambare!! \o/

    ResponderExcluir
  18. Parabéns!!!tb fiquei surpreso quando mandei um e-mail para universidade japonesa sobre intercambio e recebi a resposta,fiquei surpreso por eles fazerem coisa que Brasil muitas vezes nem faz!!desejo sorte!!quero vencer minha barreira com a lingua japonesa!!^^がんばれ!!^^

    ResponderExcluir
  19. oi soni! eu gostaria de sabe se exis alguma editora brasileira que aceita trabalhos? se não me indica como mando meus trabalhos para editoras japonesas.

    ResponderExcluir
  20. a queri saber como você monta seu roteiro, a quadrix editora não existe mais?.E como posso lhe mostrar meu desenhos afinal sou novo aqui!e descobri seu blog hoje

    ResponderExcluir
  21. oi soni! eu gostaria de sabe se exis alguma editora brasileira que aceita trabalhos? se não me indica como mando meus trabalhos para editoras japonesas.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Washizuke! Tbém acredito seja uma questão de oportunidade e tbém de estarmos preparados para essas oportunidades.^^ Não sei se uma publicação minha contaria no Japão, mas vamos ver né?

    Ohhh Alan, doumo arigatou!! Tbém espero que vc consiga um dia publicar lá! Nunca desista!!

    Oi Rafael! ありがとうございました!Que legal! Vc vai fazer intercâmbio lá? Espero que consiga viver um tempo na terrinha do sol nascente!

    ResponderExcluir
  23. Oi Giovanni! Ouvi falar que a NewPop está recrutando novos mangakás nacionais. Não sei qual é a ideia dessa editora, mas vc devia tentar. ^^

    Para as editoras japonesas, o lance é só pessoalmente mesmo, como foi dito no e-mail que recebi. Vc vai ter que morar no Japão pra tentar publicar lá. ^^

    ResponderExcluir
  24. Caramba, esse post rendeu muitos comentários não?
    Não sei se já perguntaram porque tô meio sem tempo de ler os coments lá de cima, mas qual mangá você mandou para a avaliação?

    Acho que isso significa que logo vocês estarão publicando fora né... Nossa, meus parabéns! Mas não esqueçam da gente, hehe...

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Soni! - alias acho que vc não devia so se reter ao Japão. Envie material para editoras francesas e americanas que também gostam muito de mangás.

    ResponderExcluir
  26. Verdade, Lucy! Eu enviei OPDBS e Vitral e tbém o site pra eles verem.^^ Vou tentar com os novos projetos tbém, mas espero poder mostrar pessoalmente.

    Obrigada, HQ. Nunca pensei em enviar nada pra França... vou considerar.^^ A falecida TokyoPop adorou nossos desenhos, mas acabei não enviando mais nada e eles fecharam. Uma pena.

    ResponderExcluir
  27. valeu pela dica soni! Vou desenhar uma versão dos personagens do manga vitral,alias as capas são lindas com um acabamento incrivel!

    ResponderExcluir
  28. Soni, queria aproveitar para fazer uma sugestão: por que vc e a shiru não programam no blog umas atualizações semanais com alguns "rabisquinhos" das suas obras? Nem precisa ser página inteira inédita nem nada, só uns quadrinhos, ou mesmo os Names, só para a gente ver e ir matando a ansiedade a espera dos novos volumes!

    ResponderExcluir
  29. Sensei queria perguntar uma coisa ,eu tenho uma enorme dificuldade em desenhar pe cenarios e pessoas de perfil, as mao ate q nao por incrivel q pareça,a sensei tem auguma dica para esse meu problema.

    ResponderExcluir
  30. Eu to fazendo um treinamento q odo dia ou quase todo dia pega uma pag dos meus manga e a copio toda ,e ainda faço uma ou 2 pag do meu one shot,(pego uma pag do manga do naruto hj ,no outro dia e do bleach,o outro e do fairy tail,ae volta para o naruto,to fazendo isso para enriqueçer o meu traço),devo continuar fazendo isso,ou faço outra coisa para melhorar os meus pontos fracos.

    ResponderExcluir
  31. Oi HQ! A sua sugestão é muito boa. Vamos tentar fazer algo assim em breve.^^ Mas eu tenho um pouco de vergonha dos meus rabiscos..rsrs

    ResponderExcluir
  32. Oi caio! Desculpe a demora pra responder.^^ Pra fazer cenário faça aulas de ponto de fuga e perspectiva, assim vc vai conseguir montar seus cenários sem problemas. Copiar cenários de fotos com papel seda ou mesa de luz tbém ajuda a entender a perspectiva.^^ Quanto a cenas de personagens em perfil de corpo inteiro, elas são raramente usadas no mangá, justamente porque corpos não ficam muito legais de perfil total, mesmo quando o artista desenha bem. rsrs Observe os mangás de Naruto e Bleach que vc gosta, raramente têm cenas de corpo em perfil total. Facilite sua vida e não perca tempo fazendo esse tipo de cena que só vai atrasar a página, é preferível mudar o ângulo do que travar aí. Só faça se for muuuuito necessário.
    Quanto ao traço, copiar os quadrinhos é bom, ajuda a desenvolver a quadrinização. Mas eu sugiro outra coisa, pegue uma folha sulfite e uma caneta bic azul e uma régua, faça quadrinhos na página e desenhe com a caneta, sem fazer balão, nada. Vá pensando e desenhando sua história. Usando caneta vc vai perder a insegurança e isso ajuda firmar o traço. Fazer a história sem balão, ajuda no roteiro, pois depois que vc terminar, pegue as páginas e mostre a um amigo e conte a história olhando os quadrinhos que fez. Se vc e nem seu amigo entenderam o desenho ou sequencia é porque tá ruim. Se não lembrar a história ou diálogos que criou é porque ela é ruim. De preferência gaste umas cem páginas por mês fazendo histórias com seus personagens sem se preocupar em publicar. Eu chamo isso de improvisação porque é como no teatro, as ideias devem surgir do nada, personagens novos e tudo mais.
    Eu a Shirubana fazemos isso até hoje, sempre surge uma ideia boa da brincadeira com bic. Tive que jogar caixas disso, cerca de 5 mil páginas que acumulei em alguns anos. ^^ É divertido e vale a pena como treino. Com isso, seu traço natural vai aparecer, pois não vai poder apagar e concertar. Ganbare!

    ResponderExcluir
  33. Ah! E na hora de contar a seu amigo a história tente "atuar" como se fosse o personagem. Isso ajuda a desenvolver o sentimento do personagem. ^^ Eu sei que parece ridículo, mas é mesmo! hehehe

    ResponderExcluir
  34. Oi linda tudo bem? Ricardo desu.

    Tenho trabalhado muito recentemente e estava sem tempo de chegar nas lojas de produtos para manga antes de fechar. Rs. Comprei 8 cabos e 8 set com 3 penas G. Igual as que ja te enviei anteriormente. Dai quando fui em duas agencias de correio para te enviar tive uma surpresa. A atendente disse que produtos pontiagudos tipo caneta, lápis etc estão proibidos de enviar para o Brasil. Dai hoje eu fui na terceira agencia do correio e enviei sem especificar o conteúdo do envelope. Espero que chegue para você. Sem mais no momento. Saudade de vocês. Ganbatte By Ricardo Nishimura de Aragão.

    ResponderExcluir
  35. Po vlw numca parei para pensar nesse tipo de treino,e em quanto ao perfil ea sensei me deu um alivio , pq eu achava q nao ficava bom pq eu era ruim msm ,mas e um alivio q ate os profissionais tem dificuldade me sinto menos ruimkkk.

    ResponderExcluir
  36. E esstreinamento da caneta ,eu acho q to precisando pq sempre fico meio nervoso quando vo desenhar meu one shot ,apesar q auguns quadrinhos dele ,superou minhas espectativas,mas a maioria ,bem melhor nao falar,eu sinto q tem 2 vozes falando uma fala q so to no começo e normal sair ruim com o tempo melhora,a outra fala q merda ,vc tem q se esforsar mais ,como vc pensa em virar mangaka assim,o lado bom dessa 2 voz as vezes ela me da animo de desenhar,eu acho q so um pouco duro comigo msm, mas eu acho q e isso q me motiva,a nao desistir. A sensei nem ligo se vc demora para responder,eu acho q nao e muito saudavel ficar 24 h agarrado no pc, ja acho legal vc passar as suas palavras sabias ,para nos pequenos gafanhotos (eu acho q forcei um pouco a barra com isso mas a ideia e essa). Eu queria mandar um pouco dos meus desenhos para avaliar nada melhor ser avaliado por um profissional.

    ResponderExcluir
  37. E esse negocio de atuar eu nao acho maluquice,pq faço uma coisa parecisa exempo,um cara levantando o braços,eu imito a imagem q quero desnhar e me tiro como referencia ,e la vai denovo outro post gigante e separado em varias partes ,as vezes tento imaginar a sensei pensando (nossa quanta coisa kk) ,eu acho q isso ate mais sensei.

    ResponderExcluir
  38. Nossa! Ricardo, que coisa! Não tinha a ideia dessa regra doida do yubinkyouko do Japão... Mas é bem difícil acontecer acidente com a pena G, ela é pontiaguda, mas não mata e nem fura o dedo e muito menos a caixa do correio. Mas obrigada!! ^^ Pena que deu esse problema.

    ResponderExcluir
  39. Oi Caio!! Cada desenhista tem sua "maluquice" mesmo. rsrs Outro dia eu estava desenhando a história do paulo Lebre e começou a me dar uma tristeza!! História triste em plena comédia!! Não aguentei e fui passear. Talvez a gente mergulhe demais na coisa.^^
    Mas continue me escrevendo sempre. ^^ beijosss

    ResponderExcluir
  40. Pena G é perigosa sim, já cortei a perna com ela, kkk

    ResponderExcluir
  41. Nossa, impressionante mesmo. Já é um bom começo ^^

    ResponderExcluir