quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Vida de mangaká.


Hoje eu acordei com uma fanfarra tocando na avenida em frente casa. Era o desfile de 7 de setembro adiantado.^^ Já estamos em setembro! O ano está passando muito depressa e eu já estou terminando meu mangá.
Anteontem, eu estava conversando com a Shiru e com a Dida sobre o final do Príncipe do Best Seller. Trocamos umas ideias e eu gostei muito da sugestão da Dida em fazer um final diferente para o mangá. Pena que não posso contar.^^ Mas vai ficar muito bacana e engraçado.  Eu adoro conversar sobre o roteiro, até Vitral teve mudanças que eu e a Shiru já tínhamos feito faz tempo, mas a Dida não sabia ainda.
Roteiros são sempre mutáveis, foi o que aprendi nas aulas de roteiro. Isso é bom porque testa a criatividade da gente.
Outro dia, eu estava assistindo Café Filosófico e o palestrante disse que os artistas vivem num mundo próprio dentro deles mesmos. Um mundo totalmente isolado que não tem nada a ver com a realidade. Verdade. São poucos artistas que retratam a realidade, a maioria viaja na maionese o tempo todo. Eu por exemplo não sinto vontade de retratar a minha cidade e as pessoas da minha época, prefiro criar desenhos fictícios e ainda por cima fazendo mangá, que não tem nada a ver com Brasil.^^ Engraçado isso.  Prefiro me divertir assim. Mas acho lindo quem gosta de retratar cenas cotidianas em quadros e ilustrações. Talvez eu comece a fazer isso tbém só pra me distrair. Não vai sair grande coisa, mas até que seria legal. ^^Escolher uma cena para um quadro não é tão fácil quanto parece.

Sempre me perguntam por que não pinto quadros. Bom, primeiramente porque não sei fazer isso, nunca tive aulas de pintura e mesmo porque o material é caro e eu tenho alergia de tinta óleo. É natural tbém as pessoas que desenham serem convidadas a fazer arquitetura, designe ou publicidade. Parece um caminho certo e óbvio pra quem tem o dom. Eu não fiz arquitetura porque na época era muito mais difícil entrar numa faculdade. Tinha que ter grana mesmo! Eu a Shiru íamos fazer, mas não deu. Com escola pública e sem incentivos que existem hoje, era impossível. Mas arquitetura seria apenas um trabalho, desenhar mangá é diferente. Porém, quando faço cenários me sinto uma arquiteta. rsrs Quando desenho roupas, me sinto estilista e por aí vai. O mangá me possibilita mais coisas.  Está tudo lá. Não descarto a possibilidade de fazer faculdade mais no futuro, mas não seria nada disso, talvez eu fosse fazer psicologia.^^ Calma, gente, não vou largar o mangá nunca! Aliás, pretendo voltar a estudar animação. Meu grande sonho sempre foi fazer anime. Afinal, eu conheci o mangá pelo anime. Mangá foi uma alternativa pra mostrar meu trabalho.  Com o áudio drama eu fiquei sonhando ainda mais com animes.  Pena que ainda não deu para colocar no ar o áudio. O Naldo tá muito ocupado e eu preciso da internet dele para subir o arquivo e pra fazer os ajustes. Oooo  homem pra ter a agenda lotada! Mas eu me sinto abençoada por ter um cunhado profissional de som. Parece coisa do destino. Sem o Naldo, o áudio drama seria muuuuito diferente e mesmo com outro profissional tenho certeza que não ficaria tão bom. Já coloquei duas entrevistas na página do áudio, mas estou com um problema, meu cpanel só aceita arquivo até 10 mb e a entrevista do Xon tem 12 mb e não vai de jeito nenhum. Tô pensando se vai dar pra subir o áudio drama desse jeito ou se vou ter que dividir em partes.
Essa semana eu tive que formatar meu PC duas vezes! Ele não queria ligar mais e o jeito foi formatar. Ninguém consegue resolver o problema dele. É ótimo isso, tenho que aceitar porque to sem grana pra comprar um novo esse ano. Ah! Tbém estou sem Office, não instala de jeito nenhum. Eu gosto de escrever no word, mas sem ele é fogo. Tentei instalar o Word Perfect, mas tbém não deu. São pequenos problemas que tornam a vida da gente um inferno! Eu a Shiru sofremos de dislexia, não adianta a gente tentar aprender a escrever Português, a gente não memoriza as palavras. rsrs Tem gente que até fica brava porque não entende que é um problema sério. Tem dia que fico olhando o papel e não faço ideia de como a palavra se escreve!! É horrível. Na escola a gente sofria muito com isso. Descobri vendo TV que esse problema existia. A gente fica parecendo analfabetas até. Mas não tenho esse problema com o nihongo, é muito estranho isso. Acho que é porque o nihongo é uma espécie de desenho lógico. Tudo faz sentido quando a gente aprende a escrever os kanji. O alfabeto é maior, porém simples. Em compensação na matemática eu sou muito boa, sempre tirei nota máxima! Com redação eu era ótima, mas os erros de ortografia não valorizavam meu texto. O Carlos Costa deve ficar assustado com a revisão! rsrs Quando a revisão volta eu sempre penso "por que escrevi assim?!", que estranho. Que vergonha!!
Bom, deixa eu voltar ao mangá.^^









7 comentários:

  1. Incrível Soni, eu também me sinto assim quando eu desenho, na hora dos cenários e das roupas, hahaha.
    Eu penso seriamente em fazer faculdade de moda ou de Design, me identifico muito com essas áreas, mas não posso largar meu mangá porque é a coisa mais gostosa que arranjei pra fazer, quando desenhei a capa do volume me senti tão prazeroso, um sentimento tão gostoso quando dá tudo certo. Pretendo fazer o mangá e a faculdade não importa a dificuldade.
    Meu mangá até que está se dando bem com o pessoal, todo mundo está gostando dele e estão ansiosos pra vê-lo completo algum dia. Tenho que agradecer a vocês que me levaram pra esse caminho ^^

    Não vejo a hora de chegar o mangá que finalmente consegui comprar do futago, estou aqui fervendo de ansiedade.

    Como sempre muuuito obrigado por ler meus comentários ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Ri_ick! Deve ser maravilhoso fazer moda! Acho fenomenal! E concordo não dá pra deixar o mangá de lado, ele é minha vida.
    Torço por vc sempre e por todos que amam criar seus mangás!
    Parabéns por suas conquistas! É assim que começa, alguns vão lendo, de repente começa a brilhar e chamar muita atenção!
    Me sinto feliz por te incentivar a ser de fato um mangaká. É muito bom, eu garanto!^^
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Isso de viver num mundo próprio é a mais pura verdade. Às vezes me considero até meio autista por isso, e não pense que falo de forma negativa, acho o máximo ter um mundo só meu, mutável e totalmente avesso a realidade.

    Também gosto de retratar coisas que estão dentro de mim, e não fora. O pior é que as pessoas acham isso negativo. E eu acho que se fosse viver de opinião alheia, eu ao menos pediria né, então, continuo fazendo o que me dá alegria, e criar é tudo pra mim!

    Já fiz telas, e adoro, mas não é a mesma coisa que mangás. Pra mim, telas funcionou mais como terapia mesmo. É verdade, no mangá podemos ser designes de naves inimagináveis, robôs... Podemos ser estilistas e arquitetos também^^ é muito versátil isso.☺

    Dislexia? Juro, nunca imaginaria isso, lendo os posts de vocês não dá pra perceber. Escrevem muito bem na minha opinião, é serio. Eu achava que também era, mas sou confuso mesmo, troco coisas básicas se não presto atenção.

    Sofri muito com o PC também. Meses atrás foi um perrengue só. Uma boa alternativa para o Office é o "BR Office", além de gratuito, ele é totalmente tupiniquim, ou seja, ajuda pacas na correção ortográfica. Ele tem site próprio, joga no Google que vc cai lá. Quem sabe não é uma boa alternativa?

    Nossa, acho que nunca escrevi tanto aqui. Beijos Soni, adoro vocês e estou muito satisfeito com os lançamentos! Vou esperar o ordenado do mês sair pra encomendar meus mangás, estou ansioso pra ver o Laureano aparecer no OPBS!^^

    Beijos!☺
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  4. Estive meio afastada dos blogs, mas não vejo a hora de poder voltar a acompanhar o Principe do Best Seller e Vitral! Boa sorte para vocês! ^^

    Ah... tem o http://www.openoffice.org/, é um office gratuito.

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando convencer minha namorada linda, aspirante a arquiteta, a fazer os cenários de Santo. Ela manda muito bem, mas não é muito do mangá. Se vocês virem algum cenário legal saibam que é dela uahauahuhauha.
    Kissus

    ResponderExcluir
  6. Oi K, obrigada! Ah! Eu consegui instalar o office! Mas tive que dar uma de MacGyver pra dar certo! rsrsrs Usei um CD e um office que tinha no PC. Nem sei explicar o que fiz.

    Oi Lufraec. A ideia é boa, muitos mangakás no Japão contratam artistas de outras áreas pra fazer cenários, figurinos, naves e robôs. Isso enriqueice a obra. Mas não esqueça de dar os devidos créditos a sua namorada.^^ Ganbare!

    ResponderExcluir