quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Direito autoral X censura.

Oi Gente! Essa semana li que meu amado Kamijo teve problemas com um assunto e foi taxado de chato pelos fãs. Nossa! Mas eu sei exatamente o que ele sentiu. Já passei pelo mesmo problema e ainda passo. Ele até teve que se explicar. Tudo aconteceu porque um fã escreveu pra ele dizendo que ia usar as imagens de uma certa revista e traduzir as entrevistas da banda para os fãs overseas. Bacana isso, só que Kamijo pediu pra ele não fazer isso por causa dos direitos autorais da revista e que ele devia falar com o editor da revista pedindo permissão. Bom, o público achou que Kamijo estava exagerando, que não tem nada a ver e somos livres pra divulgada a banda. Kamijo chegou a peruntar : "será que exagerei e fui duro demais?"

O fato é que isso já aconteceu com o Futago numa ocasião em que pedimos para retirarem a capa de Vitral de um blog que estava chacotando e passando informação errada. Fomos taxadas de chatas, choronas e antiprofissionais por reclamarmos nosso direito autoral.

Somos muito gratos a todo tipo de divulgação e até peço que divulguem, deixo usar as imagens sem cobrar por elas. Tem até site usando a imagem de Vitral pra vender produto, o Ju ficou de passar o link do site pra gente processar. Ganhar dinheiro em cima do Futago é algo muito grave. A gente não concorda com o uso indevido da imagem, que seria usar a imagem pra vender ou nos ofender ou denegrir nossa imagem. Opinião é uma coisa, ofensa é outra.

Como fãs queremos divulgar, falar o que pensamos e ainda queremos que o ídolo agradeça! Só que a gente não tem noção do que pode ofender e que estamos na ilegalidade.

Não sou hipócrita, eu tenho um fan site do Versailles, uso as imagens pra divulgar e expressar meu amor pela banda. Mas jamais vou usar isso pra ofender e denegrir a imagem da banda. Aí já seria demais! Meu site não tem download. Tá erradinho, sim, mas pelo menos eu compro DVDs, CDs e revistas com Versailles. Fui aos shows.Não escaneio nada. Mas se kamijo pedir pra eu tirar o blog do ar eu vou obedecer.  Não vou ficar falando mal dele depois. Pelo contrário, minha doença é tanta que eu ia morrer de orgulho de tomar um xingo deles!!!! rsrsrs

O fansite do Moi dix Mois que é do Ju-sama tem autorização do próprio Mana para existir. Mesmo assim, Mana pediu que o Ju tirasse imagens das revistas e os samples de músicas. Mas o Ju como fã entende que não é chatisse, é direito do Mana! Foi muito legal ler esse e-mail!! Estávamos juntos quando chegou!

Voltando ao Futago, tem gente dizendo que nós estamos censurando um blog aí. Dizem que impedimos a pessoa de usar as imagens, mas isso não é verdade! A pessoa está se colocando no lugar de vítima da censura e ditadura. Mas a pessoa nunca pediu permissão e nós nunca recusamos. As pessoas estão comprando a ideia de que o Futago censurou o blog! Mas a pessoa sempre deseja nosso fracasso, mas quer que a gente seja legalzinha e deixe ela usar a imagem. Até reclama que a gente não deixa e não é legal com ela. Dá par entender isso?
Também tem o fato da pessoa medir Vitral por seu próprio gosto e não entender porque as pessoas compram o mangá. Isso é ser alto referente. Se ela não gosta então não vende. É simples assim.

Uma vez na comunidade do Versailles veio uma pessoa perguntando o que a gente sentia quando ouvia a música deles se Kamijo é tão ruim como cantor, Teru era egoísta na guitarra e outros eram bonecos...  Como era possível a gente gostar de algo assim e se disse estudante de música clássica. Bom, eu fiz aula de música clássica tbém e rebati. Fiz piano e canto coral tbém e sei que as músicas clássicas são maravilhosas. Mas eu sei separar as coisas, rock é uma coisa, clássico é outra. Eu gosto dos dois e até admiro os arranjos de piano que Kamijo faz nas músicas. Eu toco piano, mas kamijo compõe!!! E compõe bem. Ele canta bem tbém na minha opinião. Não estaria na comunidade de fãs se as músicas me fizessem algum tipo de mal. Não significa que só porque fulano é formado em música clássica que os fãs de Versailles são todos ignorantes na música e por isso gostam.

O mesmo digo pra mangá. O que acontece no Brasil é que quando sai um mangá nacional é medido pelos grandes mestres mangakás que conquistaram o mundo! Nunca vão comparar seu mangá com um mangá de um iniciante num tankobon qualquer do Japão, sempre será mega mangaká X managaka nacional.  Tem elogio que é exarado também.^^ Somos comparados pelo lado bom também. A minha mãe disse que desenho melhor que os autores do Hikaru no Go!!! KKKK Como assim?! Mas mãe a gente entende.
A gente tem total noção de que não estamos nem perto desse patamar de gênio. Nunca chegaremos a isso. Mas também sei que não somos lixo total e não devemos aceitar ofensas com falsa humildade. Então, tudo é uma questão de gosto pessoal, mas no caso de direitos eu to dentro da lei. Por isso, não se ofenda se o artista pedir pra vc tirar alguma imagem ou comente desagradável que vc fez. Ele pode ser realmente profissional e já ir processando sem avisar. Pedindo pra retirar significa que ele ainda tem alguma consideração por vc.

Lamento muito que Kamijo tenha passado por essa situação também. É muito desgastante.



10 comentários:

  1. e soni e shirubana !deixem essa pessoas pra la !!(eu sei de que blog voce está falando ,e li ate os posts )

    Sério!simplesmente não vale a pena ficar dando atencao e tempo a quem não merece !!pessoas que só sabem reclamar e falar ruim dos trabalhos dos outros é normal (se encontra em qualquer esquina)

    agora pessoas que estão dispostas a usar seu tempo produzindo obras com o "minimo" de qualidade são poucas ....sério,não deixem isso abalar o fugato estúdio ,li os centenos de comentarios falando que suas publicaçoes não são nada ,mas a verdade que ninguem quer admitir é que no fundo a maioria deles tem inveja !

    pode "não vender bem " ou ser "o pior mangá do brasil ",mas ninguem pode negar que exista ou que não seja mangá brasileiro (e acredite ,isso incomoda muita gente)

    Alem do mais ,ao inves de perder tempo lendo esse posts de bloguinho (que alem de não servir pra nada ,abaixa a auto estima),vai fazer seu trabalho!fazer mangá! ficar perdendo tempo com coisa que nem vale a pena,sério !nao faca isso !

    tenha tempo pra sua familia,pra seus leitores e não pra isso !!falo isso porque já passei coisa pior na vida real (se ficasse vendo isso não tinha feito nada até hoje)

    acha mesmo que são voces que estão perdendo algo??é claro que não ,quem perde é eles só por escrever algo que nem vale a pena ser lido ,mais como se diz :
    "vale bem ou ruim ,mais falem de mim!!"
    beijos e continuem na luta !! ^^

    ResponderExcluir
  2. Mas tadinho do kamijo, ele é tão fofo.^^ Não merecia ser chamado de chato.^^

    ResponderExcluir
  3. sabe,eu quero alegrar voces !hoje é tao dificil ver pessoas que lutam de verdade pelo quadrinho nacional!!
    falando nisso voce leu a HQ que eu tava ajudando SEARCH ???
    se nao tiver lido,nao tem problema ^^
    so queria saber sua opiniao ..

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Leidiane! Vou ler sim, eu fui até a página 11 e estava interessante. Tenho que ler tudo pra dar alguma opinião relevante.^^ Aliás se vc puder me enviar todo o capítulo por e-mail eu agradeceria porque minha internet fica caindo e não consigo ler nada ultimamente. Aí posso analisar com calma e capricho.^^



    ResponderExcluir
  5. AAAhhh,pode deixar !!por causa de uns probleminhas o cristiano teve que apagar o blog (search manga) ,mas não se preoucupe,que mais tarde (daqui a uns dois ,3 meses )vamos estar de site novo!!que bom que voce gostou ^^
    depois te envio em .rar todos os capitulos ou se quiser ler online agora (ou depois) pode ler aqui :

    http://fanzinesbrasileiros.blogspot.com.br/search/label/Mang%C3%A1%20SEARCH

    vai acabar no capitulo 22 (ou seja quase no final do ano)
    depois que acabar essa hq ,vamos fazer mais outras ><(torce por nos senpai)

    falando nisso voce esta conversando com a takai??
    menina,ela sumiu !!
    E como vou te enviar a HQ ?atraves de que email ?? ^^'

    ResponderExcluir
  6. Verdade! Concordo com a Leidiane,não ligue para essas coisas! Todos sofrem com isso até os próprios mangakás japoneses, então fique fria! Todos passam por isso! Estes dias tava ligando tanto pra isso que abandonei umas coisas relacionadas a desenho que estava fazendo, sabe? Mas meu irmão me reanimou e falou que não devia ligar, devia seguir em frente e que isso me motivasse a melhorar cada vez mais porque são desafios que enfrentamos mesmo! Uma boa semana para você! Não vejo a hora de comprar os mangás, mas tô sem grana kkk. E a edição do First Night ficou bem legal, mas não sou muito fã dessa parte, rs...

    ResponderExcluir
  7. Envie o mangá pra contato@futagoestudio.com.br

    Olha que não sei onde anda Takai. Será que ela foi pros EUA para publicar lá de vez?

    Obrigada, Matsa! Sei como é, as vezes o que falam acabam é nos dando mais força ainda pra ir em frente. Se dizem que sou chata, então é isso. Problema da pessoa que perdeu uma grande amiga e tá fora da maçonaria dos mangakás!!^^ rsrss
    Ah! Não se preocupe, os volumes novos não chegaram na loja ainda.
    E o Vitral FN é um sucesso.^^

    ResponderExcluir
  8. só pode ,do jeito que a takai é ,é capaz de publicar até no japao rsrsrrsrrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  9. Olha que pode ser mesmo! Eu acredito que ela consiga consiga publicar no Japão, ela tem muito talento! Pensei nos EUA porque ela domina o inglês.

    Takai, onde vc tá?!!!rsrs

    ResponderExcluir