quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nota oficial.

É com grande tristeza, desapontamento e ódio eterno que tenho que dizer que infelizmente os volumes 2 de Vitral e O Príncipe do Best Seller não serão lançados nesse mês. Esperei o show do Versailles passar pra anunciar isso porque eu precisava respirar um pouco. A série não foi cancelada, mas o editor não me deu nenhuma garantia de publicação em dezembro, muito menos no ano que vem. Claro, tivemos uma pequena discussão por msn na quinta passada por causa disso, afinal ele disse que estava preocupado com a continuação da série, se realmente estávamos desenhando a bagaça (?) e me pediu toda a série de uma vez só, mas sem garantia de publicação... Tipo, medo de calote e de atraso... Bom, se eu não tivesse feito o volume 2 no ano passado, ele estaria mais que certo.
Claro, temos um contrato, mas me sinto mal porque trabalhamos o ano inteiro pra nada. Trabalhei até doente, com dengue e pneumonia pra entregar ano passado os volumes 2. Fiquei esperando a publicação pra enviar o volume 3 e nada... 
Agora não sei se teremos mesmo os volumes 2 e nem a continuação da série. Sinto muito a todos que estavam esperando os mangás. Vou enviar tudo pro cara, como ele pediu, afinal somos profissionais nisso, mas não posso garantir realmente os lançamentos. Se com mais dois volumes prontos, ele ainda estiver preocupado com a continuação da série e não publicar os volumes 2, meu く. 
Fazer o que né, gente? Eu perguntei o que eu ia dizer pros leitores, ele disse pra eu contornar... tá ai, contornado. 

19 comentários:

  1. q triste, é muito ruim não saber se uma sério continua ou não, esses editores são uns baita sem vergonha! e se acham profissionais... ¬¬' se acham né... q pena Soni, mas vc dá a volta por cima, tudo pode dar certo quando nos empenhamos a fundo! beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, estou realmente triste, estava aguardando muito tempo pelo segundo volume das duas histórias Ç-Ç
    Putz, mas nem dá tempo de ficar triste por causa desse calote. Como assim sem garantia?! É revoltante para os fãs, imagino o quanto para vocês. Nada é pior do que despresar a seriedade, disciplina e esforço de alguém (NADA!) Ò.Ó
    Mas, como é a primeira vez que localizo o site do Futago Estúdio e tenho a oportunidade de postar um comentário, não quero me apegar a essa notícia terrível.
    Gostaria de diser que me apaixonei primeiramente pelo Vitral e depois profundamente pelo Príncipe do BestSeller. Eu estava na banca de revistas quando meus olhos atentos encontraram dois bishounens, lindos e juntos em uma capa suave e belíssima. O nome era diferente, o traço não era como os dos mangás publicados, a autora e editora desconhecidas, o desing era infinitamente diferente e uma enorme suspeita de ser uma história shonen-ai/yaoi: tudo isso (especialmente o último, pois o gênero é raríssimo em terras brasileiras, mais ainda na minha cidade inóspita) já é o bastante para que eu levasse para casa. Não me decepcionei, pelo contrário, eu até cheguei a subestimar quando descobri que era uma publicação nacional, porém, esta foi uma das raras (únicas?) oportunidades na qual estar errada e "quebrar a cara" me fez muito feliz. No dia seguinte lá estava eu indicando para minha amiga, também otaku, o maravilhoso mangá. Eis que ela diz "eu também li, achei ótimo, aliás, eu também tenho O Príncipe do BestSeller". Imediatamente fiz que ela me emprestasse e novamente fui surpreendida. Criei o preconceito de que era impossível existir um mangá ambientado no Brasil, com uma identidade brasileira que agradasse. Amém, estava errada! Gostei muito da sua proposta de "abrasileirar" mas sem fugir do "universo fabuloso" que otakus amam. Infelizmente, não pude comprar o meu próprio, evaporou da cidade (bestseller, né? XD) mas vou comprar pela internet! ;D
    Esperei um tempão, mas acabei esquecendo da ansiedade pelo tempo ( qualquer forma, quando fosse à banca de revista eu acharia lá) até uma terrível possibilidade veio à mente:pensei que estivessem lançando em SP e não mandavam mais para a minha "província". Vasculhei na internet e achei o site do futago (ontem mesmo) mas só entrei nos blogs hoje e me deparei com a notícia T----T
    Mas não há problema algum, uma verdadeira fã espera pacientemente o tempo que for e assim vou ficar! Torço muito por vocês duas! Quero que esse problema se resolva tanto como vocês e certamente não acontecerá novamente! =)
    Sinto enorme adimiração pelos seus trabalhos: por serem brasileiras publicando mangá (céus!!por que é tão difícil?!) e por abraçar o estilo yaoi (preconceito duplicado). Finalmente, por vocês duas, que são muito guerreiras!! òwó
    Estou na torcida! Ânimo! Força!!

    ResponderExcluir
  3. Isso foi uma coisa que comentei esses dias com alguns amigos meus que publicam suas séries independentes na internet assim como eu faço, e bem... Parece que as minhas conclusões realmente se concretizam a cada mancada dos editores. Cada vez mais eu constato que não são os artistas brasileiros que são despreparados, e nem o público quem não está habituado com o mangá e afins... Acho que são nossos editores que precisam entrar nos eixos, antes de "exigir" profissionalismo dos desenhistas. Eles parecem mais amadores que nós. Mas como nós estamos cada vez mais abrindo os olhos pra isso, certamente eles já se tocaram que não adianta pressão em cima de desenhista, já que vocês provaram que são responsáveis o suficiente. Quero prestigiar o trabalho de vocês, assim que possível. E continuem, porque o que mais tem é gente pra incentivar a parar com o que você tanto ama fazer. Vocês são guerreiras. Em frente, meninas!

    Beijos e muita luz e sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo apoio. Só com as palavras de vcs que a gente recupera a motivação. A ideia é terminar a obra e levar ao público, só que isso fica difícil quando uma das partes duvida da nossa capacidade e nos desmotiva com promessas quebradas ou não fala o que realmente quer. Afinal, no mundo dos negócios lidamos com pessoas e não com produtos propriamente ditos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Kari. Ela falou e disse. Se não tiver jeito, tenho certeza que poderão continuar o seu trabalho de forma independente... muitos leitores foram cativados pelo número 1.

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Zeus!!! A mana Kari-chan já falou ai em cima a maior parte das coisas que eu ia falar, enton não vou repetir tudo de novo. Eu sou testemunha da dedicação e profissionalismo de vcs, a gente se conhece a mais de 10 anos e de antigamente eu já sabia que vcs iam muito longe!
    Mas perae... tinha um editor no meio do caminho,e em vez de ajudar, fica inventando moda. Ele disse a vcs que seus mangás iam pra todo o Brasil? Aqui em Itaquá não chegou até hoje,nem o número 1,e eu fiquei na saudade!
    Uma pergunta: o trabalho de vcs tá vinculado com a editora? Se eles cancelarem vcs podem tocar suas histórias adiante,de modo independente? Se possível,toquem adiante, com ou sem editora! Sempre estaremos com vcs!! =^o^=

    ResponderExcluir
  7. poxa,eu nem sou a favor de continuarem de forma independente...a ser q...vixe
    manda pro e-mail de quem depositar 5 reais na conta de vcs \o/
    não sou a favor de vcs trabalharem tanto profissionalmente e não terem retorno financeiro...sobreviver no Brasil não é facil,o trabalho de vcs teem q ser reconhecido.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que todos estamos tristes com esta nota Soni-chan. É complicado mandar todo o material, e se ele não publicar? O que ele tá pensando que vocês vão ficar cheias de estrelismo e só vão desenhar quando quiserem... Estou muito chateado de verdade.

    Vou continuar aguardando... Espero ler todos os volumes de ambas minhas senseis e me divertir muito. Ah e claro, quero ver o meu personagem no PBS...O/

    Continuem firmes meninas, confiamos em vocês e sabemos que vocês não tem culpa.

    Kissus linda, adoro voCês!

    ResponderExcluir
  9. Bom, não vendemos os direitos autorais, as histórias são nossas, sempre serão. Está em contrato que a editora vai publicar todos os volumes de Vitral e PBS, então, só temos que enviar os mangás.

    Mas o que me chateou nessa história toda é a falta de confiança na gente, foi mais isso que o atraso da publicação...

    Eu vou me esforçar pra que tudo dê certo, enviar os mangás e esperar que o editor cumpra a parte dele no contrato.

    Temos outras obras que talvez a gente lance independente mesmo. Até com editora a gente já se sente independente.

    Eu ainda tenho fé que Vitral e PBS vão sair pela HQM ainda, e espero honrar meus compromissos com quem fez personagens pra mim e honrar o contrato, mesmo porque se eu não enviar os mangás serei processada pela editora... então, nem era necessário a tal falta de confiança! Contrato é contrato.
    Mas valeu pelo apoio, gente!! Eu estava realmente desanimada e quando fui rever o volume 3 quase joguei tudo no lixo!!! Crise de desenhista!!^^ rsrs

    ResponderExcluir
  10. Amigas: caiam fora da HQM.

    Essa editora é um LIXO!!! Eles tem nas mãos series estupidamente boas e populares, como Walking Dead e Invencível e NÃO publicam as merdas que teriam venda garantida, ainda mais com o hype da série de TV da primeira e toda a ovação dos fãs de comics da segunda.

    Isso aí de entregar tudo antes é desculpa e patifaria... esse beócio que se diz editor quer ganhar tempo... MAIS tempo!

    Temos outra autora nacional que tem uma obra maravilhosa, talvez umas das melhores coisas nacionais já publicadas: Leão Negro. E a autora precisou publicar dois volumes por ela mesma neste final de ano.

    FUJAM desta editora! O mais depressa possível! Nem que seja para publicar de graça na internet, mas pelo menos a série terá muito mais dignidade assim.

    ResponderExcluir
  11. E mais!

    Eles NÃO podem te processar merda nenhuma - vocês provavelmente tem e-mails, material e testemunhas contra eles. Se eu fosse vocês eu processava ELES!

    ResponderExcluir
  12. A unica coisa que psso dizer, é que os volumes vão sair sim, quando menos as senhoritas esperarem!!! MUita força no coração, o que os editores estão fazendo é uma puta maldade, mas vocês SERÃO recompensadas por todo o esforço. E vai ser a coisa mais gratificante de MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    aguardem que tudo vai dar certo. Tudo vai dar certo. amo voces <3

    ResponderExcluir
  13. http://3.bp.blogspot.com/-QWlc7F5q_6g/TshNpKwUiCI/AAAAAAAAByc/2j1U5K5DAgY/s400/saiko%2Bsave%2Btheodore.jpg

    ResponderExcluir
  14. @Herbert, ser independente não é trabalhar de graça não. Nem é sinônimo de amadorismo ou de material sem qualidade de impressão. Independente apenas quer dizer que a pessoa não vai depender de editoras para publicar. Existem muitos meios de fazer isso nos dias de hoje, não apenas para ebooks.Infelizmente no Brasil, as coisas não são tão simples como no exterior, os gastos são maiores e os ganhos menores.

    O caminho da independência é duro e arriscado, pode até depender de investimentos iniciais, por isso não é o ideal e espero que ainda tenha jogo com a HQM.

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o desenho Takai!^^ Ficou muito legal! Arigatou!! Vc sempre me anima.

    Verdade, Tanko. Ser independente é duro. Aqui no Brasil fica muito caro mesmo fazer revistas e para distribuir é caro também. Li em um site que a distribuidora cobra 50% do preço de capa e ainda não distribui qualquer material. Vender pela internet é um caminho, mas é preciso investir mesmo assim. Zero custo não existe, é preciso ter graninha pras revistas e pra manter o site etc. Dá pra ter anunciantes e patrocínio, mas geralmente eles ajudam nos custos, dificilmente dá pra conseguir algo que realmente cubra os custos total de uma produção independente. Fora que os empresários não vão pagar pra ter sua empresa em certos materiais...isso dificulta.
    Ou seja, eu admiro quem consegue ser independente.

    ResponderExcluir
  16. O negócio eh juntar a galera e montar uma editora-cooperativa (??? whata?). Kem sabe nao da pra pensar algo assim, neh?

    ResponderExcluir
  17. Eu sei que o que vou escrever você não vai gostar de ler,mas é algo que eu acho que vale a pena ser mencionado.

    Primeiramente,eu acompanho seu blog desde que foi anunciado que O príncipe do Best-seller seria lançado pela editora Quadrix. Eu apresentei sua obra junto com a de Shirubana para minhas amigas e elas gostaram muito. Aprecio sua arte torço para que tudo dê certo,mas acho que vocês precisam pensar em algo (não me crucifiquem pelo que vou falar,isso é apenas para que pensem e possam melhorar isso)...

    Se não me engano,vocês disseram que produziriam um volume a cada dois meses. Agora,vamos a análise:

    Ano passado você terminaram o volume dois e,mesmo que ainda não tivesse sido publicado,vocês deveriam continuar desenhando mas (não sei se é correto o que vou dizer)aparentemente vocês só fizeram o volume 3. Digamos que vocês demorassem 3 meses para produzir cada volume (3 meses pois as vezes ocorrem situações inesperadas que nos atrasam),como estamos em novembro isso implica dizer que vocês deveriam estar terminando o volume 6 (o que aparentemente não está ocorrendo).

    A pergunta é: O que aconteceu? Vocês pararam de produzir? Mesmo não tendo sido publicado,vocês não deveriam ter continuado desenhando para que não ocorresem mais atrasos(não em relação a publicação,e sim em relação a produção)? Eu acho que se o editor estava "preocupado com a continuação da série, se realmente estávamos desenhando a bagaça (?) e me pediu toda a série de uma vez só, mas sem garantia de publicação... Tipo, medo de calote e de atraso..." há motivos. Não estou dizendo que vocês não estão se esforçando,longe de mim isso! Apenas quero dizer que o direito dele pedir a 'série toda' ele tem,e vocês deveriam estar com a maior parte do material pronto. Quer dizer,vocês passaram o ano apenas produzindo o volume 3? Não continuaram? Claro,o editor não está certo também: "sem garantia de publicação"? Para que servem os contratos então? Talvez nos próximos contratos deva-se estabelecer prazos e datas de lançamento... Assim a chance de ocorrer essa confusão diminui. E atenção,Soni! Falar sobre o Editor aqui não vai melhorar a situação. Eu sei que você deve estar aborrecida,mas fazer isso pode piorar as coisas.

    Torço por vocês,Soni e Shirubana! Me desculpe se o que falei foi um pouco demais ou desnecessário... Apenas achei que era algo que vocês precisavam escutar. Acho que os fãs (e não estou dizendo que os seus são assim) não deveriam achar que seu idolo está sempre certo,mas procurar perceber os dois lados da situação.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Ana pelo apoio. SIM, o editor tem o direito de receber tudo, afinal é ele quem paga, mas eu tbém tenho o direito de ter o volume 2 publicado, porque eu ralei MUITO pra isso! Eu enviei o volume 2 pra ele várias vezes, mesmo com ele sumido do universo durante meses!!

    O combinado era: eu envio o volume, ele publica, aí eu envio o volume seguinte 3 meses depois. Esse era o combinado!

    Se as regras fossem: Futago envia tudo mesmo com a HQM não publicando nada, eu não estaria enrascada agora...
    Entendeu, Ana?

    Agora me responde, por que os volumes 2 não saíram em Janeiro como o Carlos me prometeu? Por quê? Ele nem sequer cobrou a entrega dos volumes subsequentes. Sumiu meses! Eu não sou ídola, sou gente! Imagine o que passou pela minha cabeça nesses meses sem contato?
    Com a Quadrix eu tbém corri a toa, o editor sumiu por meses e quando voltou não tinha mais selo de mangá! Foi todo mundo pra rua sem aviso!

    E sim, vou enviar tudo pra ele, mas não vou correr desta vez. Vou entregar no prazo que disse que ia entregar. Mas se põe no meu lugar, é foda desenhar sem perspectiva de publicação e com mudanças de regra.


    Kisus^^

    ResponderExcluir
  19. Eu não sei o que dizer.
    Podemos ir conversando por aqui mesmo ou preferem pelo e-mail?
    Uma coisa eu posso dizer: vocês foram sinceras de expôr o fato.
    Gostei disso.
    Beijos!

    ResponderExcluir