domingo, 3 de abril de 2011

Projeto Shounen do Futago Estúdio!

Este é o blog do projeto shounen do Futago Estúdio.^^ O Ju-Sama vai postar tudo sobre o projeto e a trajetória dele e do Roberto F. com mangá e mostrar alguns desenhos e ilustrações.

O projeto é totalmente diferente do Vitral e do Príncipe do Best Seller, mas o processo será o mesmo. Vocês podem acompanhar a produção e nos dar feedback sobre a história e desenhos antes do mangá ser lançado. Eis a grande vantagem de ser um projeto nacional!

Fizemos isso com Vitral e OPBS, tivemos alguns feedbacks, mas infelizmente não deu tempo de ouvir todos porque publicamos logo e como não éramos conhecidas não houve tanta participação dos leitores, o que fez com que as obras saíssem como foram feitas. Só após a publicação que conseguimos ter uma noção maior do que o público brasileiro esperava de um mangá nacional.

A qualidade de impressão e diagramação foi vista também só depois de pronta. Saiu melhor que esperávamos, porém a diagramação podia ser melhor. Espero que com o mangá shounen isso não aconteça, espero que saia totalmente perfeito logo no primeiro volume e que atenda 90% da expectativa dos leitores, pelo menos. Mas pra isso acontecer, precisamos de apoio e opinião quando lerem as amostras. Porque depois não vai adiantar reclamar que tá faltando coisa...

Algumas pessoas reclamam que a gente desenhou no sentido oriental, mas fizemos uma enquete antes mesmo de desenhar. Ouvimos a maioria. Mesmo depois da publicação isso não mudou, a minoria se manifestou contra. Então, a enquete realmente refletiu a realidade, mesmo sendo em escala muito pequena. E no caso, o projeto shounen será desenhado assim também porque virou nossa marca, então não vamos desenhar no sentido ocidental. ^^ A Língua Portuguesa não foi desvalorizada, como alguns acharam, pois ainda se lê da esquerda pra direita dentro de cada balão. E também enfrentamos no nosso mangá a transição da nova ortografia e alguns insistem em dizer que tem palavra errada, mas elas estão escritas do jeito novo.

Claro, que nas amostras do novo projeto não terá a revisão do editor, então pode ter alguns errinhos. E vcs podem falar se acharem erros de gramática, ortografia e fluência.


Bom, é isso. Espero que todos nos ajudem a fazer um excelente trabalho!!! E sigam o Ju-Sama no blog, kudasai!!!!^^







10 comentários:

  1. Opa,

    Podexa que vou dar uma "cutucada" quando sair umas prévias da revista.

    Quanto ao sentido de leitura, acho que isso é relativo. Se tu lê toneladas de manga(que nem eu) tu prefere sentido oriental mesmo. Já aconteceu comigo de me pedirem uma sequencia de tres paginas de uma historia em quadrinhos, coisa de colegio, e desenhei as duas primeiras paginas normais, e sem perceber desenhei a ultima no sentido oriental. Ou de estar lendo quadrinhos no sentido ocidental e derepente, ao inves de passar para a proxima pagina, voltar para a pagina anterior(no ato de virar a pagina....)

    E pra mim essa conversa de abominar esses detalhes "importados" de produzir uma historia tem pouca importancia, já que o sentido de leitura não vai deixar uma história melhor ou pior.

    Pra mim erros de portugues nem são tão importantes assim(desculpa de quem detesta acentuar). Depois de jogar jogos online em servidores americanos os dedos não alcansam direito os botões de acento do teclado -.-
    E to com preguiça de ligar meu BrOffice pra corrigir.

    De qualquer forma, vou ficar aqui ancioso por atualizações *.*

    até

    ResponderExcluir
  2. Osewa ni narimasu!!! Conto com sua ajuda, Kaio!!

    Concordo com vc, chega uma hora que é muito natural desenhar no sentido oriental.

    Quanto ao Português, eu acho que ele deve ser tratado com amor e respeito às regras. Valorizar a Língua Portuguesa não é só pôr um título em Português e nomes de personagens em Português, mas escrever o mais correto possível dentro da linguagem da nossa coloquial.^^

    ResponderExcluir
  3. Aeee, espero logo pelos desenhos pra fazer um novo template pro futago hohohohohohohoho

    Vida longa ao shounen do Futago o/

    ResponderExcluir
  4. Tava sem coragem mas vou confessar:
    Eu nunca desenhei no sentido oriental! (belo mangaká eu sou! T_T)
    O Storyboard do mangá que eu estou fazendo eu fiz no sentido Ocidental mesmo, pois a maioria dos OEL Mangás(mangá americano) estão no sentido ocidental mesmo, então achei que não teria problema, afinal quando mais novo eu queria ser desenhista de quadrinhos Disney, e quando cresci e migrei pros mangás continuei desenhando da esquerda pra direita. Depois do que vi nesse posts aqui no Blog eu meio que me senti um merdinha! rsrs (desculpem a expressão! u.u)
    Agora tô em dúvida se quando fizer a arte-final mudo pro sentido oriental. Será minha primeira vez! XD

    ResponderExcluir
  5. Takai seika- A flor do império3 de abril de 2011 22:41

    thank you!

    ResponderExcluir
  6. Takai seika- A flor do império3 de abril de 2011 22:42

    eu fiquei um tanto estarecida com criticas a voce, soni, sobre o fato de PBS nao se aprofundar no tema de best sellers.

    Pelo menos, sei que sua inteção nunca foi mostrar o mundo dos best sellers, como são feitos e tudo mais....
    E sim contar historias sobre garotos que pretendem ser.
    e agente se interessa por ver como eles realizarao esse sonho, e nao porque um best seller pode ser bom.
    citarei um exemplo.
    Em DRslump, do akira sensei, ele nao pretende mostrar como se faz um robo com cara de garotinha ou o profundo mundo dos cientistas, e sim, fazer comedia com o fato.
    Já o mangá elfen lied, procura detalhar como seria a dominacao do mundo atraves da nova raca de seres humanos. aí sim, aprofundamento do tema. aí sim eh necessario se explicar, tanto porque é algo inventado.

    em death note ninguem se preocupa em saber porque esse caderno mata, nem porque os shinigamis existem, sendo que no mangá todo se percebe que tsugumi ohba relata o tempo todo um certo tipo de ateismo. =)
    O que mais é interessante é ver as situacoes que poderiam surgir no uso do caderno, e a batalha entre duas mentes inteligentissimas, no qual uma delas sofre imposicao de situacoes que devera escapar...e não porque o death note seria bom ou mau para o mundo.


    Acho ridiculo quem critica o PBS por essa causa.E deve com certeza parar de pensar dessa forma, pois é frustante saber que tem gente que se leva pela intuicao sobre algo, sem saber o objetivo do mesmo, e faz criticas.
    por favor, criticos brasileiros. estudem melhor o que vao criticar.

    e pra mim, todo critico poderia ser chamado de outra coisa..."chingador", pq eh geralmente o que eles fazem. e poucas delas são realmente construtivas, podem nao passar de interpretacao.

    E quando elogiam ou recomendam, é raro e com certeza tera muitas detonacoes... XD

    nao acho que as criticas sao ruins, o mangá precisa cheirar ou feder... (como vc disse_)
    mas quando se analiza pelo "bom senso" e não pelo raciocinio logico, se percebe muitas criticas lixuminosas que farao muita gente nao ler ou assistir algo de proposito.

    isso é ruim, e nao é bom nem pro critico nem pro autor.O critico, se soh analizar o obvio pode ser chamado de IDIOTA, pelas pessoas (como eu)

    bjs ^^

    A Flor do império tera 72 paginas. vou diminuir a lombada XD

    ResponderExcluir
  7. (o obvio no que digo, tem sentido de: o que todos analizam,no geral, sem tirar o real objetivo proposto pelo autor, em sua critica.)

    ResponderExcluir
  8. estou bem anciosa pelo manga do juu. eu adoro shounen, mesmo sendo garota. ainda sim, eu prefiro shounen mais porque os caras sao bem lindos, do que mesmo pelas lutas XD

    as historias tem mais movimento pode ser isso.
    se eu quizer ler um manga parado e ver homem bonito, leio yaoi (ainda nao posso mais leio , soh pulo as partes feias XD) ou leio bl...
    shoujo eu nao curto taaanto assim, pq fala mais da vida da garota. eu prefiro ver homem XD
    mas ainda sim, minhas personagens princiapis sempre sao garotas. incrivel isso, é algo q nao controlo nem percebo.

    boa sorte juu e roberto. tomara q seja sucesso.
    que editora vai ser?

    ResponderExcluir
  9. soni o traço do novo desenhista combina com o traço seu e da shiru ou não

    ResponderExcluir
  10. O traço do Roberto é completamente diferente do nosso.^^ Mas já vou adiantando que é lindo.

    ResponderExcluir