sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novos membros no Futago Estúdio!

Gente! Tenho novidades! ^^ A família Futago aumentou, agora somos 4 pessoas!!
Sábado passado recebemos a visita do nosso novo desenhista, o Roberto Fernandes! Ele está desenhando o projeto shounen escrito por nosso roteirista e amigo Ju-Sama!! O Ju já está com a gente há mais de 10 anos, mas só agora é oficial. Isso foi feito porque a gente precisava dar certo com parcerias antes de anunciar qualquer coisa. Parceria é uma coisa muito delicada.
O Roberto é da cidade vizinha, mas trabalha como ilustrador profissional em São Paulo. Nossa amizade com ele começou depois que lançamos os volumes 1, ele enviou um e-mail com amostras de seus desenhos. Quando a gente abriu o portifólio dele caímos de costas! Era o traço que a gente tava procurando para o mangá do Ju. Mas o Roberto nos surpreendeu mais ainda com sua competência artística. Esperamos que essa parceria renda frutos.
Em janeiro tivemos a primeira reunião e sábado passado decidimos todo o projeto e vamos disponibilizar amostras no site em breve. O mangá está ficando super bacana e tem tudo pra ser sucesso nacional!!
Ah! O Roberto já tinha chamado atenção do Carlos Costa na internet e foi convidado para publicar, por isso que acabamos cruzando nossos caminhos. Mas como todo mangaka nacional, o Roberto precisava de uma equipe que trabalhasse com ele e pudesse ajudá-lo a produzir um mangá. Não que ele não pudesse ir sozinho, mas sem apoio as vezes fica complicado. Nossas ideias casaram e decidimos montar essa equipe. ^^ Esperamos no futuro colocar mais gente no estúdio, pois talentos existem aos montes! E nosso sonho de crescer com o mercado talvez dê certo.
Um dos frutos dos nossos mangás foi achar novos talentos!! Tomara que a gente consiga fazer o mangá do Ju e do Roberto ser publicado também. Pode não ser pela HQM, mas tenho certeza que vai dar certo.
O projeto do Ju tava engavetado há anos porque nunca nenhuma parceria deu certo e nós duas não podíamos desenhar o shounen. Nosso traço não dava pra deixar autêntico. Teríamos que forçar muito a barra e as pessoas iam acabar vendo que faltava alguma coisa pra ser um shounen de fato. Por experiência, se vc pedir a alguém que faz shoujo mudar o traço pra algo mais shounen, acaba perdendo o que a pessoa tem de melhor no traço shoujo. É como tentar vender o peixe sendo que a carne de churrasco é melhor no seu negócio.
O Roberto é muito jovem, a família dele também não apóia muito sua decisão de ser artista, mas ele não se deixa abalar! É um grande profissional! Eu e a Shirubana estamos com uma certa inveja do Roberto porque ele faz um rascunho parecendo obra acabada!!!! Que raiva!!! KKKKK
O Ju...bom, o Ju é o Ju. rsrsrs Achei uma gracinha ele vir com as páginas do mangá esquematizadas com micrinhos (o Ju não desenha nada!), mas ele entende muito de quadrinização! É a primeira vez que vamos trabalhar dessa forma, como uma verdadeira equipe de mangakas, cada um com sua função, porém trocando ideias e experiências novas! O Roberto também está trabalhando em sua própria obra. Estamos curiosas para ler, porque o desenho a gente sabe que arrasa. O clima no Futago Estúdio está muito legal e animado. É bom trabalhar com mais gente e mais projetos.
Uma das coisas difíceis em fazer uma parceria é que poucos entendem que o Futago está começando e que não podemos prometer sucesso e rios de dinheiro. Somos uma equipe galgando algo. Ou seja, o começo do sonho de viver disso.
O que mais nos impressiona no caso do Roberto foi sua vontade! Mesmo trabalhando ele consegue produzir o mangá, criar personagens e cenários. Ele agrega suas ideias sem medo e está disposto a arriscar e passar pelo crivo dos otakus.

Falar nisso, lembrei da Takai! Obrigada pela sua força e gostaria de dizer que seu mangá me lembra muito o da minha ídola maior Kouga Yun, que fez cavalos em sua obra Genji. Eles eram super fofos e falavam!!! ^^
Uma coisa que eu aprendi na vida é que não existe crítica construtiva, todas são porque a pessoa não gostou de algo ou de tudo. Quem tira algo de útil delas somos nós, pra que tenha um sentido além da mágoa que fica. Mas quando a crítica vem com palavras como o autor é burro, aí já é deboche, não dá pra tirar nada disso. E existem as fases da crítica, primeiro a gente fica furioso com o crítico, depois apela pra xingação, depois defesa ( se faz de coitado) e em seguida acontece um fenômeno, ou a pessoa segue em frente ou destrói a própria obra! Eu já vi isso acontecer depois que eu critiquei alguém. ^^ O problema está justamente aí, na desistência do projeto! Para que isso não aconteça, é bom retrucar a crítica. Falar com amigos e colegas sobre os tópicos da crítica e ver se alguns pontos realmente são verdades, até que ponto o crítico demonstrou que tem conhecimento do que fala e até onde é simplesmente inveja ou frustração. Pois o feedback é normal e excelente para o artista. Se vc lançar algo e ninguém falar nada, é o pior sinal que tem. Sua obra não fedeu nem cheirou.^^Cem por cento de crítica também é um péssimo sinal. É hora de voltar pra prancheta e refazer tudo. Uma coisa que atrai crítica fervorosas é a arrogância de um artista. Todo mundo quer abaixar a crista do cara que fala que é melhor desenhista do mundo. Chorar as mágoas também não surte um bom efeito, as pessoas ficam chateadas se vc for bom e ficar choramingando demais.
Também tem pessoas que detestam elogios, acham que é falsidade. Por exemplo, o Alan Moore, ele odeia que o chamem de gênio... Ele acha que o trabalho dele é bom, mas ficar babando nele não faz sentido nenhum. Esse cara nunca foi fã de ninguém...rsrs
Eu aceito muito bem a crítica, mas não espere que eu seja passiva.^^Estilo Paulo Lebre: eu quebro seu braço...kakakaka
Bom, é isso. Vamos dar boas vindas aos novos membros do Futago Estúdio!!! Eles não sabem ainda que vão ter que lavar louça, cortar grama e pôr entulho na caçamba!! Como é bom ter homem em casa!!!



25 comentários:

  1. uahuhuah
    LINDOOO! <3

    Bem vindos sejam os novos, gambare a todos ai!! O//

    sério, to mto emocionada que o Estudio ta crescendo i_i

    E meninas, já sabem, to na área de animes e mangás da Fantástica, então me manterei atualizada, me mandem notícias tb, que a gente monta uma divulgação superlegal pro mangá qdo ele sair ok??
    já to superansiosa!!!
    *0*


    bjos lindoos!!!
    tudo de bom pra vcs!

    obs: só uma coisa foi dita a eu não concordo: acredito que existe sim crítica construtiva. É raro, mas existe. Ou vcs acreditam que até as pessoas mais queridas diriam algo não muito positivo só pra te verem pra baixo? nananina. Eu mesma já fiz várias criticas construtivas sobre desenhos e livros de parentes, amigos e conhecidos. E juro, nunca desejei o mal de ninguém, ou invejei o trabalho, mas sim sempre quis mostrar que o crescimento está através da percepção dos erros, da aceitação e reflexão sobre uma opinião externa contrária.
    Pensem nisso^~

    ResponderExcluir
  2. Acho que quem gasta seu tempo fazendo comentário sobre o trabalho de outro, sem ganhar nada com isso, não pode ser por inveja. E mesmo que você pense que seja por isso, tente avaliar se a crítica realmente não é justificada.

    ResponderExcluir
  3. pergunta off do assunto...

    Lareine = Versailles?

    Pq tava vendo um clipe de Lareine cantando uma das musicas que mais amo (um cover) e lah embaixo falava em Kamijo... por acaso eh?

    ResponderExcluir
  4. Ai que inveja! deve ser tããão legal participar do Futago! :3

    Sensei, vc estará online no msn domingo?

    ResponderExcluir
  5. olha eu aquiiiiiiiiii..^^
    opa ja nos anunciaram? hehe
    pois bem gente é isso..^^
    sou eu o Ju-Sama..novo roteirista do Futago Estudio..
    Fico super feliz de estar oficialmente na familia.. e posso falar pelo Roberto que ele tbm está..^^
    bom.. tenho q voltar ao trabalho:
    *dando chicotadas no Roberto para fazer as páginas..
    *enquanto levo chicotadas dele para continuar o roteiro..

    ResponderExcluir
  6. p.s: aii falou dos meus micrinhoss que vergonhaaa.. kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Onde eu encontro desenhos do Roberto? Ele tem blog?

    ResponderExcluir
  8. oi meninas o roberto tem algum blog ou orkut ou qualquer coisa para ver seus desenhos

    ResponderExcluir
  9. "Eu aceito muito bem a crítica, mas não espere que eu seja passiva.^^Estilo Paulo Lebre: eu quebro seu braço...kakakaka"

    R= eu ri pacas!!!!!!!
    amei ^^

    é bem assim mesmo. voce precisa saber ser criticado. eu tinha ficado triste, mas é claro q nada me faria jamais desistir... eu tenho essa coisa, q eh ser cabeca dura e muito, muito teimosa!! kkk...
    adorei saber que os menbros do futago aumentaram! boa sorte ^^

    E Oh! me assustei muito quando voce disse que eu lembro kouga yun...
    SE um dia eu tiver 1 porcento do talento dela eu vou ficar de joelhos e chorar kkkk!

    Tomara q o manga do ju seja um super sucessao! ;)

    ResponderExcluir
  10. minhas mestras são:

    kouga yun, miki-sempai...(todo o clamp)

    Shiori teshirogi e futago.

    Sobre a shiori, eu acho q ela é minha maior influencia JUSTAMENTE PORQUE O MANGÁ DELA NAO EH PERFEITO!

    eu gosto tanto de saber que o mangá dela é 100% bom, tao vendido, mas ainda sim ela nao é perfeita. ela erra as vezes, a anatomia dela é o maximo, só que da pra achar erros.
    um mangá movimentado me encanta tanto...

    tem tambem as mestras kozue amano (de aria) e essa é perfeccionista.
    e finalmente, yuu moegi que faz o yaoi,katekyo.é meu mangá yaoi favorito, os personagens são lindos e o traco é MUUUITO perfeccionista. quando eu li katekyo, finalmente achei meu traço para a flor do império.O nariz era o que eu sempre queria. e os olhos também! lindos, naturais e faceis de fazer. eu gostei tanto disso que reprogramei o traco dela para o meu.
    quando li loveless, comecei a fazer o corpo dos personagens masculinos um pouco mais "compridinhos", deixando os mais gostosos XD

    e finalmente, a uns meses atras quando li fervorosamente xxx holic, aprendi que os bracos podem ser mais compridos também.antigamente eu fazia mais curtos, como obata takeshi fazia em Death Note.
    Eu gostava tambem de um seinem chamado MPD psycho. esse influenciou bastante na minha serie seinen "defenders of black portal", cujo nunca terminei nem jamais farei.

    E sobre o futago.... APRENDI TANTA COISA ATE HJ QUE NEM DA PRA CONTAR COM OS DEDOS!


    e é assim, agente pode se inspirar em series que gosta para fazer nossos mangás.

    estou anciosa pra saber como é o manga do joo! e parabens roberto, que sortudo mew...!

    ResponderExcluir
  11. anonimo:

    tanto eu como o Roberto não temos nada na internet principalmente pq agora somos oficialmente do Futago.!
    Em breve terão nossas amostras no site já da nossa estória.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada PeqMari!! É verdade, sei que vc nunca diria nada pra ofender ninguém e sim pra ajudar. Mesmo assim o efeito de uma crítica pode ser arrasador. Mas só critique se pedirem pra vc fazer isso. Dar palpites e dicas é uma coisa, criticar é outra. A crítica não é necessariamente negativa. As vezes um crítico faz uma boa crítica e alavanca a venda de determinado produto. O crítico as vezes cria um prestígio tão grande que as pessoas chegam a ir ao cinema por causa da crítica feita por ele, a ler livros por causa da crítica. Não é obrigatório ressaltar os defeitos. Porém existem críticos que sofrem até ameaça de morte. Pois eles só servem pra falar mal das coisas de uma forma tão ofenciva que não tem como os artistas aceitarem a opinião dele. A pior crítica que ouvi foi aquela de que brasileiros não deviam tentar fazer mangá que era ridículo. Bom, não tem nada de construtivo aí né gente?^^

    O mangá do Ju e do Roberto logo vão estar no site pra vcs lerem a amostra. O Roberto ainda não tem blog por falta de tempo pra gerenciar. Mas ele tem deviant, só não sei o endereço de cabeça.


    Obrigada a todos!!
    Ah!A nova capa da Takai ficou ótima, aliás tem uma lombada bem grossa! Quantas páginas vai ter?

    ResponderExcluir
  13. Ah! Jamilih, Lareine foi uma das bandas que o kamijo fez. Ela fez muito sucesso. Depois criou Versailles! O Lareine era bem diferente do Versailles, o Kamijo até cantava diferente. Alguns fãs do Lareine não gostam do Versailles também.^^

    ResponderExcluir
  14. "Acho que quem gasta seu tempo fazendo comentário sobre o trabalho de outro, sem ganhar nada com isso, não pode ser por inveja. E mesmo que você pense que seja por isso, tente avaliar se a crítica realmente não é justificada."

    Eu tenho 36 anos e vivi o suficiente pra saber que existe a crítica invejosa.^^ Uma vez me convidaram para fazer uns desenhos com a finalidade de me ajudar a entrar numa escola de estilismo. Eu fiz vários desenhos e um tempo depois o cara me disse que não fui aceita porque disseram que haviam muitos defeitos de anatomia, etc... Mas anos depois, descobri que essa pessoa usou os meus desenhos pra entrar na escola. Ganhou a vaga fingindo que os meus desenhos eram dela... Ou seja, essa crítica que eu recebi não foi nada verdadeira e nunca existiram.E eu desisti da carreira de estilista achando que não dava pra coisa. Hoje ele é famoso no Brasil todo e sei que ele usa as pessoas ainda. Só que como eu não posso provar, eu não posso nem dizer quem é.
    A Shirubana também teve um lance assim, tinha uma amiga que sempre a elogiou, o caso era o contrário, ela dava força. Porém depois que saiu Vitral a menina desceu o verbo falando mal do mangá. Como se não fosse amiga da Shirubana. Antes de publicar era o máximo, depois virou lixo...nesse caso foi inveja sim.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. gente o meu blog como roteirista:
    http://ju-roteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. soni linda desde ja parabenizar vcs por mais um membro no futago e um duvida minha vcs pensam em publicar seinen como por exemplo emma e clannad (meus favoritos ^^)
    bjs amo o trab de vcs

    ResponderExcluir
  18. Bom, não temos nada seinen por enquanto. ^^

    ResponderExcluir
  19. Acho que seinen eh um genero misturado.
    atualmente eu ja nao curto mais tanto assim, pois a maioria sao bem confusos para uma cabeca de uam adolecente como eu....
    quando eu li mpd psycho, me interessei pq diziam que parecia death note e eu estava muito triste de ter terminado de der a serie e ficar sem anda do genero rpa ler XD

    eu gostei bastante do comeco (ja bem confuso) onde kazuhiko amamiya (gatao gosotoso) era um detetive que tinha varias personalidades como shinji nishizono, um assasino, dentro dele.

    pra uma fa de jogos mortais como eu, foi o maximo XD

    tinha coisas bem explicitas.o traco era muito bom a ponto de eu querer tentar fazer igual no comeco. os olhos dos personagens eram frios, e isso fica muito sezy em um homem XD

    mas era seinen, e falava coisas como politica japonesa, coisa que jamais entederei XD

    depois que o roteiro mudou cpompletamente (do nada) o principal MORREU! isso mesmo, foi a primeira serie que já vi onde o principal morre. em seu lugar ficou um carinha chamado "nishizono tetora", uma crianca, parente de shinji...

    o lado da historia mudou de investigacao para o assunto de doacao de olhos e cadastramento no banco de olhos de assasinos (ficcao cientifica), um cara(ou seria mulher?) que se chama lucy monostone e tinha morrido, e todos tentavam resucita-lo...

    OU SEJA, NAO DAVA PRA ENTENDER MAIS NECAS xD

    muito menos eu, burra do jeito que sou...


    e entao chegando no vol 14, nao sairam amis capitulos. parece que a serie esta em pausa ou foi cancelada, mas nem quero saber, nao quero mais ler este manga.
    tao legal no comeco , pra depois no fim ficar tao confuso...

    estou mais nos yaoi e shonen agora ^^

    fico imaginando comos eria um seinen do futago...

    mas acho q a vocacao de voces, como disseram nesse post, é de outras pontas ^^

    ResponderExcluir
  20. Engraçado, é que eu tenho visto muito shounen com conteúdo explicito mais forte que muitos seinens! rsrsrs
    Death Note e Claymore são dois dos vários shounens que parecem seinen.
    Por isso que tanto faz eu considerar meu mangá seinen, ou shounen. Não tem antologias no Brasil mesmo. (tirando a Ação Magazine)

    E eu gostaria de ver um shounen feito por soni e shirubana, pois todo mangá masculino criado por mulher que eu vi, eu gostei! rsrs
    pelo menos as japonesas, porque aquele Mitsar do Studio Seasons não parece shounen não... tá mais pra kodomo. lol :/ tbm, num posso dizer pois so tenho 1 capitulo e ele tem 3 pags apenas. Mas um shounen de soni-sensei e shirubana-sensei eu acredito que ficaria bom, mas se não é o estilo delas...

    ResponderExcluir
  21. Aaaah, agora eu entendi... Ficou eu e meu namorado tentando entender x.x

    Alias, q falta d educação a minha! >_<

    Bienvenidos, Ju-sama e Roberto *--*

    Espero poder ver seus trabalhos logo (alias, eu ia tentar ir no futago no sabado retrasado... mas como eu tava na semana q soh meus chars d ragnarok tavam com sorte (! xD) decidi nao ir... jah tive a capacidade d me perder em tremembé, e da mais medo q se perder em sao jo´se xD

    ResponderExcluir
  22. Eu gostaria muito de esclarecer que seinen não quer dizer conteúdo adulto, e sim cotidiano do homem adulto. Ou seja, tudo que diz respeito a família, trabalho, relacionamento,sexo, política, religião, etc. E costumam até tornar-se J-doramas, como P.S. Genki Desu. Não tem poderes, nem magia. Os "seines" que mostram poderes são shounens para homens jovens na verdade.
    Uma vez li um mangá seinen de um velho pescador que é avô!! E tem um que se chama O Presidente, onde o cara vai vivendo sua vida até chegar na velhice e depois passar a empresa para o filho e assim vai... São sagas de famílias. O mesmo para o josei, são histórias de mulheres que estão entrando na vida adulta. É bem do cotidiano, bem novela.
    Logicamante, esse tipo de mangá é totalmente japonês, dificilmente vamos entender a política e algumas atitudes deles. Por isso, esse tipo de mangá não saem pelo mundo. Os que chegam aqui são os mais populares e globalizados. Ou seja, não são realmente o puro seinen, se é que podemos dizer isso.^^ O Gantz é popular, mas é um seinen pra rapazes. Resumindo, Death Note e Claymore são shounens para maiores de 18. Outra coisa que identifica o mangá pra pessoas mais jovens é o fato de ter furiganas nos kanjis. São hiraganas e katakanas que ficam em cima dos kanji pra gente poder ler. Os mangás da Kouga não tem furigana, ou seja, não é pra menores. Até eu acho difícil de ler por causa disso e por ter muita gíria e kanjis avançados. A leitura também indica a idade dos mangás.
    Talvez a gente consiga fazer um seinen a lá Gantz, mas o seinen de verdade pode não ter público porque todo mundo tem 15 anos...até eu que tenho 36 que equivale a 16...KKKK

    E realmente Antonio, eu também fiquei surpresa com os mangás novos do Seasons. São bem inocentes, até a investigação no Zucker ficou parecendo brincadeira que a gente fazia quando era criança. O Mitzar eu não li ainda. Acredito que Helena seja mais josei ou seinen por ser adaptação de Machado de Assis. Porém, Zucker ainda é um shoujo, porque kodomo são diferentes e a maioria é educativa. Já vi o Doraemon ensinar a amarrar o cadarço e li historinhas tipo tirinhas ensinando sobre dinossauros. Dentro das tirinhas a gente acaba aprendendo coisas, não diretamente como uma aula de livro didático.

    Eu acho que nós brasileiros não devemos nos prender a gêneros, já que é muito difícil entender o que realmente isso significa na cultura deles. Melhor fazermos histórias que nos toquem, que a gente acha legal. Mas, por outro lado, fazer um esforço de aprender nihongo, ler no original pra saber mais é importante. Principalmente pra quem deseja ser mangaka.
    Não adianta querer fazer seinen se não se sabe bem o que é isso.

    Algumas pessoas acham que o PBS podia se aprofundar no tema Bestseller e até ensinar a fazer um. Entretanto, não foi concebido pra ser assim, não constitui um erro.

    ResponderExcluir
  23. "Talvez a gente consiga fazer um seinen a lá Gantz, mas o seinen de verdade pode não ter público porque todo mundo tem 15 anos...até eu que tenho 36 que equivale a 16...KKKK"

    Pelo menos nas comunidades da JBC, e da Panini no Orkut, a grande maioria estão acima dos 20 anos, eu sou um dos poucos menores de lá! rsrs

    ResponderExcluir
  24. eu fiquei um tanto estarecida com criticas a voce, soni, sobre o fato de PBS nao se aprofundar no tema de best sellers.

    Pelo menos, sei que sua inteção nunca foi mostrar o mundo dos best sellers, como são feitos e tudo mais....
    E sim contar historias sobre garotos que pretendem ser.
    e agente se interessa por ver como eles realizarao esse sonho, e nao porque um best seller pode ser bom.
    citarei um exemplo.
    Em DRslump, do akira sensei, ele nao pretende mostrar como se faz um robo com cara de garotinha ou o profundo mundo dos cientistas, e sim, fazer comedia com o fato.
    Já o mangá elfen lied, procura detalhar como seria a dominacao do mundo atraves da nova raca de seres humanos. aí sim, aprofundamento do tema. aí sim eh necessario se explicar, tanto porque é algo inventado.

    em death note ninguem se preocupa em saber porque esse caderno mata, nem porque os shinigamis existem, sendo que no mangá todo se percebe que tsugumi ohba relata o tempo todo um certo tipo de ateismo. =)
    O que mais é interessante é ver as situacoes que poderiam surgir no uso do caderno, e a batalha entre duas mentes inteligentissimas, no qual uma delas sofre imposicao de situacoes que devera escapar...e não porque o death note seria bom ou mau para o mundo.


    Acho ridiculo quem critica o PBS por essa causa.E deve com certeza parar de pensar dessa forma, pois é frustante saber que tem gente que se leva pela intuicao sobre algo, sem saber o objetivo do mesmo, e faz criticas.
    por favor, criticos brasileiros. estudem melhor o que vao criticar.

    e pra mim, todo critico poderia ser chamado de outra coisa..."chingador", pq eh geralmente o que eles fazem. e poucas delas são realmente construtivas, podem nao passar de interpretacao.

    E quando elogiam ou recomendam, é raro e com certeza tera muitas detonacoes... XD

    nao acho que as criticas sao ruins, o mangá precisa cheirar ou feder... (como vc disse_)
    mas quando se analiza pelo "bom senso" e não pelo raciocinio logico, se percebe muitas criticas lixuminosas que farao muita gente nao ler ou assistir algo de proposito.

    isso é ruim, e nao é bom nem pro critico nem pro autor.O critico, se soh analizar o obvio pode ser chamado de IDIOTA, pelas pessoas (como eu)

    bjs ^^

    A Flor do império tera 72 paginas. vou diminuir a lombada XD

    ResponderExcluir
  25. (o obvio no que digo, tem sentido de: o que todos analizam,no geral, sem tirar o real objetivo proposto pelo autor em sua critica.)

    ResponderExcluir