quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto shounen!! Promo vídeo!

Oi gente!! Agora vocês vão poder saber mais sobre o projeto shounen no blog do Ju. Ele fez uma promo animada. ^^ Vocês vão conhecer os personagens e do que se trata o roteiro. Já vou avisando que é um shounen diferente de tudo que imaginaram. ^_-

Ah! Eu estive ocupada ontem escolhendo as vozes dos outros personagens para O Príncipe do Best Seller e por isso não respondi os comentes. Mas vou responder alguns aqui no post.
Quem quiser acompanhar os testes dos talentosos dubladores é só entrar no fórum da dublanet.^^

Agradeço os elogios sobre cenários, Dayla.^^ Não é meu ponto forte, acho que a Shirubana sempre levou mais jeito com cenários. Mas eu e ela usamos como base cenários de verdade. Para fazer a ilustração dos meninos na escada eu copiei uma foto que tinha na revista Casa Cláudia, que eu assino e usei o Photoshop para pintar e colocar as texturas. Eu gosto de criar cenários também, mas usando fotos, elas ficam muito melhores. O CLAMP usa bastante essa técnica. Faço isso com roupas, sapatos, bolsas e eletrônicos em geral. Os carros que eu desenho são baseados em carros de verdade, apenas tento não mostrar uma marca que existe pra não fazer propaganda. Até cabelos, às vezes eu pego de fotos. Meus preferidos são os cortes dos japoneses. Mas é claro que nem sempre copiar foto ajuda porque o cenário pode ser perfeito, porém não está no ângulo adequado, aí entra a técnica de perspectiva. ^^

Ah! Eu fiquei muito feliz com o comente da Sil Mizel, que é mãe e incentiva suas filhas no desenho. Que legal!! Vc é uma mãe rara! Parabéns! Com isso elas com certeza farão sucesso! Volte sempre aqui no meu blog!^^

Bom, vou voltar a desenhar! Espero que gostem dos desenhos do Roberto e da história do Ju.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia Mundial do Desenhista!

Hoje é o Dia Mundial do Desenhista! O JoO que me lembrou! Parabéns a todos que trabalham com desenhos. ^^
Mas meus parabéns hoje é direcionado a todos que se dedicam ao mangá. Gente! Parabéns! Sei que todos se esforçam, estudam por conta própria, desenham porque gostam de mangás realmente e não desistem mesmo sabendo que o mercado de mangá nacional praticamente não existe. E a todos que mesmo sem apoio dos familiares conseguem desenhar suas histórias com amor. E parabéns aos que sonham e lutam para publicar neste país, que acreditam em suas obras e sabem que têm algo pra mostrar aos conterrâneos. A todos que querem vencer o preconceito em cima dos mangás nacionais, fazer parte do mercado e realizar o grande sonho de ter seu mangá nas bancas de todo Brasil. Não importa o gênero que fazem, o importante é mostrar ao maior número de pessoas possível suas ideias, seus personagens... A todos que estudam, trabalham, mas jamais deixam de pegar uma folha e desenhar! Parabéns mesmo! Afinal, estamos num país onde a arte não é valorizada como em outros países e os quadrinhos são menos valorizados ainda, por isso, ter garra e persistência são as chaves que abrem as portas! Publicar é apenas o começo de uma grande jornada para um desenhista e como em toda profissão, temos os autos e baixos e não podemos esmorecer! Vou aproveitar o post para agradecer o apoio de todos ao Futago Estúdio, sem isso seria mais difícil manter o sonho vivo! O caminho não é fácil, mas quem quiser seguir a carreira de mangaka fique certo que tem nosso apoio também. Essa é a vida do mangaká nacional! Precisamos nos apoiar sempre! Mas eu garanto que ser desenhista é muito mais divertido do que parece! Vale a pena se dedicar, trabalhar e mostrar as ideias!

Parabéns!! E ganbare!!


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Projeto shounen!!

Oi Gente!! Tem mais "petiscos" no blog do Ju-sama!! Visitem!!^^

Essa semana fiquei desenhando e revendo o segundo volume, já que o editor desapareceu. Pensei em refazer algumas páginas já que vai demorar mesmo pra sair. Acho que estou ficando cada vez mais exigente com os desenhos.

Bom, gente!! É isso. Vou voltar a desenhar.^^

sábado, 9 de abril de 2011

Site no ar e presentes!!

Olá amigos!! Hoje eu coloquei finalmente o site do futago no ar. O site do Príncipe do Best Seller ainda não está completo porque ainda não terminei as páginas dos novos príncipes e também não fechei todas as vozes.
Mas agora vcs podem ouvir a voz do Theodore, do Pedro, do Max e do Paulo Lebre. Me digam o que acharam, ok?^^

Ah! Estes são os presentes que o Ricardo me mandou lá do Japão! Obrigada, querido!!
São dois mangás, o Dearboys e Hikaru no Go!
O Ricardo mora há mais de 10 anos no Japão, mas não entende muito de mangás, porém me enviou mangás com furiganas pra ajudar na leitura.^^ E tbém me deu um dicionário fantástico que vai ajudar muito mesmo agora que eu e a Shiru voltamos a estudar firme. Mas não foi só isso, ele me deu um livro que ensina tudo sobre o Japão. Adorei o calendário e o jornal International Press que é feito para os brasileiros que moram lá. Tem um conto ilustrado para adultos em português, muito legal chamado A Ninfa de Tóquio. Valeu mesmo Ricardo! Vamos retribuir os presentes!! Aguarde o carteiro aí em Shizuoka!
Bom, vou desenhar mais e depois vou ler os mangás.^^


terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia de compra, Kaya no Brasil e estúdio assombrado...


Hoje eu não desenhei porque é dia de compra, nem deu pra dar um jeito no site que está parcialmente no ar. E depois que pus no ar vi que a data do mangá Vitral 2 está errada! Af! Tenho que arrumar isso também.

Bom, a demora dos volumes dois tem um motivo que é da parte do editor, algo pessoal que só descobri hoje. Mas ele me garantiu que os volumes 2 vão sair. Mas até tudo ficar melhor, pode demorar. Vou desejar tudo de bom pro Carlos, ele merece!

Mas eu fiquei sabendo hoje também que o Kaya virá ao Brasil no Anime Friends 2011!! Claro que eu e a Shirubana vamos! E o Ju-Sama também. Mas desta vez vamos ficar num hotel, nada de rodoviária congelante!!!

Sei que quem curte j-rock não curte muito a ideia do artista vir no AF, gostariam que fosse um show exclusivo, como foi para Versailles. Porém, vejo pelo lado bom, a entrada será bem mais barata. Com certeza não haverá meeting, mas não importa, o que importa é que Kaya virá! Eu não sou fã dele como sou do Versailles, mas vou prestigiar o show porque deve ser bom pelo que vi no DVD dele. Kaya tem uma voz muito bonita, vale a pena ouvir ao vivo. Dizem por aí que Kaya passou dicas de canto para Kamijo. ^^ Pode ser verdade porque o jeito do Kamijo cantar mudou muito do Lareine pro Versailles. Confesso que gosto bem mais da voz do Kamijo no Versailles. Que saudade do show do Versailles!!! Ah! Fiquei sem tempo de postar no fansite que fiz pra banda. Vou fazer a parte do show no Brasil contando como foi pra mim. Quero caprichar e fazer com muita calma e carinho. Também quero deixar registrado pra sempre como foi , ou até o blogspot existir. Taí a desvantagem de servidores gratuitos, eles somem do nada...

Ah! O Roberto ficou com muito medo de pôr entulho na caçamba aqui no Futago, mas o Ju já fez isso de boa. hehehe Eu queria muito reformar o estúdio, tá parecendo uma casa assombrada! A grama tá com 2 metros de altura e tem um formigueiro de formiga ruivas nômades na entrada, que se vc der bobeira elas te devoram sem pena. Eu ponho veneno nelas e no outro dia o formigueiro está do outro lado... Também faltam cadeiras aqui. A reunião só pode ser com quatro pessoas. Pelo menos o estúdio existe fisicamente, já é um avanço.^^

domingo, 3 de abril de 2011

Projeto Shounen do Futago Estúdio!

Este é o blog do projeto shounen do Futago Estúdio.^^ O Ju-Sama vai postar tudo sobre o projeto e a trajetória dele e do Roberto F. com mangá e mostrar alguns desenhos e ilustrações.

O projeto é totalmente diferente do Vitral e do Príncipe do Best Seller, mas o processo será o mesmo. Vocês podem acompanhar a produção e nos dar feedback sobre a história e desenhos antes do mangá ser lançado. Eis a grande vantagem de ser um projeto nacional!

Fizemos isso com Vitral e OPBS, tivemos alguns feedbacks, mas infelizmente não deu tempo de ouvir todos porque publicamos logo e como não éramos conhecidas não houve tanta participação dos leitores, o que fez com que as obras saíssem como foram feitas. Só após a publicação que conseguimos ter uma noção maior do que o público brasileiro esperava de um mangá nacional.

A qualidade de impressão e diagramação foi vista também só depois de pronta. Saiu melhor que esperávamos, porém a diagramação podia ser melhor. Espero que com o mangá shounen isso não aconteça, espero que saia totalmente perfeito logo no primeiro volume e que atenda 90% da expectativa dos leitores, pelo menos. Mas pra isso acontecer, precisamos de apoio e opinião quando lerem as amostras. Porque depois não vai adiantar reclamar que tá faltando coisa...

Algumas pessoas reclamam que a gente desenhou no sentido oriental, mas fizemos uma enquete antes mesmo de desenhar. Ouvimos a maioria. Mesmo depois da publicação isso não mudou, a minoria se manifestou contra. Então, a enquete realmente refletiu a realidade, mesmo sendo em escala muito pequena. E no caso, o projeto shounen será desenhado assim também porque virou nossa marca, então não vamos desenhar no sentido ocidental. ^^ A Língua Portuguesa não foi desvalorizada, como alguns acharam, pois ainda se lê da esquerda pra direita dentro de cada balão. E também enfrentamos no nosso mangá a transição da nova ortografia e alguns insistem em dizer que tem palavra errada, mas elas estão escritas do jeito novo.

Claro, que nas amostras do novo projeto não terá a revisão do editor, então pode ter alguns errinhos. E vcs podem falar se acharem erros de gramática, ortografia e fluência.


Bom, é isso. Espero que todos nos ajudem a fazer um excelente trabalho!!! E sigam o Ju-Sama no blog, kudasai!!!!^^







sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novos membros no Futago Estúdio!

Gente! Tenho novidades! ^^ A família Futago aumentou, agora somos 4 pessoas!!
Sábado passado recebemos a visita do nosso novo desenhista, o Roberto Fernandes! Ele está desenhando o projeto shounen escrito por nosso roteirista e amigo Ju-Sama!! O Ju já está com a gente há mais de 10 anos, mas só agora é oficial. Isso foi feito porque a gente precisava dar certo com parcerias antes de anunciar qualquer coisa. Parceria é uma coisa muito delicada.
O Roberto é da cidade vizinha, mas trabalha como ilustrador profissional em São Paulo. Nossa amizade com ele começou depois que lançamos os volumes 1, ele enviou um e-mail com amostras de seus desenhos. Quando a gente abriu o portifólio dele caímos de costas! Era o traço que a gente tava procurando para o mangá do Ju. Mas o Roberto nos surpreendeu mais ainda com sua competência artística. Esperamos que essa parceria renda frutos.
Em janeiro tivemos a primeira reunião e sábado passado decidimos todo o projeto e vamos disponibilizar amostras no site em breve. O mangá está ficando super bacana e tem tudo pra ser sucesso nacional!!
Ah! O Roberto já tinha chamado atenção do Carlos Costa na internet e foi convidado para publicar, por isso que acabamos cruzando nossos caminhos. Mas como todo mangaka nacional, o Roberto precisava de uma equipe que trabalhasse com ele e pudesse ajudá-lo a produzir um mangá. Não que ele não pudesse ir sozinho, mas sem apoio as vezes fica complicado. Nossas ideias casaram e decidimos montar essa equipe. ^^ Esperamos no futuro colocar mais gente no estúdio, pois talentos existem aos montes! E nosso sonho de crescer com o mercado talvez dê certo.
Um dos frutos dos nossos mangás foi achar novos talentos!! Tomara que a gente consiga fazer o mangá do Ju e do Roberto ser publicado também. Pode não ser pela HQM, mas tenho certeza que vai dar certo.
O projeto do Ju tava engavetado há anos porque nunca nenhuma parceria deu certo e nós duas não podíamos desenhar o shounen. Nosso traço não dava pra deixar autêntico. Teríamos que forçar muito a barra e as pessoas iam acabar vendo que faltava alguma coisa pra ser um shounen de fato. Por experiência, se vc pedir a alguém que faz shoujo mudar o traço pra algo mais shounen, acaba perdendo o que a pessoa tem de melhor no traço shoujo. É como tentar vender o peixe sendo que a carne de churrasco é melhor no seu negócio.
O Roberto é muito jovem, a família dele também não apóia muito sua decisão de ser artista, mas ele não se deixa abalar! É um grande profissional! Eu e a Shirubana estamos com uma certa inveja do Roberto porque ele faz um rascunho parecendo obra acabada!!!! Que raiva!!! KKKKK
O Ju...bom, o Ju é o Ju. rsrsrs Achei uma gracinha ele vir com as páginas do mangá esquematizadas com micrinhos (o Ju não desenha nada!), mas ele entende muito de quadrinização! É a primeira vez que vamos trabalhar dessa forma, como uma verdadeira equipe de mangakas, cada um com sua função, porém trocando ideias e experiências novas! O Roberto também está trabalhando em sua própria obra. Estamos curiosas para ler, porque o desenho a gente sabe que arrasa. O clima no Futago Estúdio está muito legal e animado. É bom trabalhar com mais gente e mais projetos.
Uma das coisas difíceis em fazer uma parceria é que poucos entendem que o Futago está começando e que não podemos prometer sucesso e rios de dinheiro. Somos uma equipe galgando algo. Ou seja, o começo do sonho de viver disso.
O que mais nos impressiona no caso do Roberto foi sua vontade! Mesmo trabalhando ele consegue produzir o mangá, criar personagens e cenários. Ele agrega suas ideias sem medo e está disposto a arriscar e passar pelo crivo dos otakus.

Falar nisso, lembrei da Takai! Obrigada pela sua força e gostaria de dizer que seu mangá me lembra muito o da minha ídola maior Kouga Yun, que fez cavalos em sua obra Genji. Eles eram super fofos e falavam!!! ^^
Uma coisa que eu aprendi na vida é que não existe crítica construtiva, todas são porque a pessoa não gostou de algo ou de tudo. Quem tira algo de útil delas somos nós, pra que tenha um sentido além da mágoa que fica. Mas quando a crítica vem com palavras como o autor é burro, aí já é deboche, não dá pra tirar nada disso. E existem as fases da crítica, primeiro a gente fica furioso com o crítico, depois apela pra xingação, depois defesa ( se faz de coitado) e em seguida acontece um fenômeno, ou a pessoa segue em frente ou destrói a própria obra! Eu já vi isso acontecer depois que eu critiquei alguém. ^^ O problema está justamente aí, na desistência do projeto! Para que isso não aconteça, é bom retrucar a crítica. Falar com amigos e colegas sobre os tópicos da crítica e ver se alguns pontos realmente são verdades, até que ponto o crítico demonstrou que tem conhecimento do que fala e até onde é simplesmente inveja ou frustração. Pois o feedback é normal e excelente para o artista. Se vc lançar algo e ninguém falar nada, é o pior sinal que tem. Sua obra não fedeu nem cheirou.^^Cem por cento de crítica também é um péssimo sinal. É hora de voltar pra prancheta e refazer tudo. Uma coisa que atrai crítica fervorosas é a arrogância de um artista. Todo mundo quer abaixar a crista do cara que fala que é melhor desenhista do mundo. Chorar as mágoas também não surte um bom efeito, as pessoas ficam chateadas se vc for bom e ficar choramingando demais.
Também tem pessoas que detestam elogios, acham que é falsidade. Por exemplo, o Alan Moore, ele odeia que o chamem de gênio... Ele acha que o trabalho dele é bom, mas ficar babando nele não faz sentido nenhum. Esse cara nunca foi fã de ninguém...rsrs
Eu aceito muito bem a crítica, mas não espere que eu seja passiva.^^Estilo Paulo Lebre: eu quebro seu braço...kakakaka
Bom, é isso. Vamos dar boas vindas aos novos membros do Futago Estúdio!!! Eles não sabem ainda que vão ter que lavar louça, cortar grama e pôr entulho na caçamba!! Como é bom ter homem em casa!!!