quarta-feira, 10 de março de 2010

Mangá brasileiro

Ontem eu e a Shirubana desenhamos mais algumas páginas dos nossos mangás e hoje também vamos desenhar. É outra coisa desenhar sabendo que mais de duas pessoas vão ler e que vai virar uma revista de verdade!! ^^ Finalmente eu parei de ter pesadelos com meu mangá e tudo tá dando certo! Isso era um resquício de pensamento negativo que ainda tava dentro de mim.
No começo do ano eu e a Shirubana fizemos um exercício de pensar positivo, a gente tava num baixo astral terrível. No fundo a gente não dá muita sorte na vida porque não acredita de verdade que coisas boas possam acontecer conosco. Eu tava assim, mas foi só mudar o pensamento que tudo mudou. Porém, não foi fácil porque eu acostumei a pensar negativo. Eu via mais provas de que tudo podia dar errado do que provas que coisas boas podiam acontecer. Eu pensava: " Puxa! Eu sou uma brasileira querendo fazer mangá! Quem sou eu pra achar que um dia alguém vai publicar isso que eu faço? Mesmo que eu me torne boa, nenhuma editora tá publicando ninguém! Na banca só tem mangá japonês! As pessoas odeiam quem tenta fazer mangá, vão achar que eu tô sendo anti patriota e a minha família quer que eu arrume um emprego..." Todos esses pensamentos estavam me atravancando na verdade e atraindo coisas negativas. Eu mudei para: " Eu sou uma brasileira que faz mangá e um dia uma editora vai querer meu trabalho, eu me preparei, busquei melhorar na qualidade e posso fazer um mangá que atraia as pessoas. Minha família vai ter orgulho do meu trabalho! Tem espaço pra todo mundo nas bancas, não importa de que país eu sou..." Pronto! Tudo mudou, agora eu não penso mais negativo. Eu fiz uma lista de mais de 50 pensamentos negativos que eu tinha com relação ao meu mangá e transformei em pensamentos positivos. Segui a lei da atração e fiz meu caderninho de provas positivas. Logo que eu inaugurei o caderno veio a editora! Foi como mágica! Antes disso eu tinha enviado o Príncipe do Best Seller para a Panini, mas ela não quis, porém eu não fiquei chateada porque com o pensamento positivo eu aprendi que se algo não saiu do jeito que eu queria é porque algo melhor virá. Com isso consegui atrair a editora Quadrix. Não precisei fazer nada porque foi a Shirubana que achou a editora... Depois disso eu cheguei a conclusão de que a gente não dá certo por culpa nossa mesmo, meu irmãozinho fez a lei da atração e conseguiu tudo que queria, ele conseguiu entrar numa escola particular mesmo não tendo vaga de manhã, mas ele escreveu no caderninho dele que ia conseguir uma vaga de manhã. Não demorou nem um mês e ele conseguiu! Detalhe, a gente não tinha dinheiro pra pagar a escola dele! Mas o dinheiro surgiu! Parece mágica, mas é a fé que move montanhas.
Eu aprendi que a raiva e o pensamento negativo são bem mais fortes que a vontade de mudar. Se você é do tipo que odeia a violência, se concentra só nisso conseguentemente atrairá mais violência. Se você se acha um fracassado atrairá mais fracasso, só em pensar nessas palavras já é ruim. Na verdade, é o sentimento que vem junto com essas palavras que atrai mais delas. Um exemplo disso é que todo mundo pensa que no começo do ano vai chover muito e vai ter inundação, obviamente isso acontece mesmo. Com o "incentivo" mórbido dos teles jornais que mostram catástrofe o tempo todo, a população acredita mais ainda que nada vai mudar e atrai mais. Portanto, é importante policiarmos nossos sentimentos e pensamentos. Ser positivo não é ser fora da realidade, mas ter esperança de que tudo pode melhorar. Eu estou pensando positivo com relação ao mercado de quadrinho no Brasil, eu quero muito mesmo que surjam mais mangakás brasileiros e que as bancas tenham mais brasileiros ao lado dos grandes artistas japoneses. Estar na banca significa melhorar a distribuição também, afinal muita gente acredita que as revistas nunca vão chegar na sua cidade. Elas acabam nunca chegando mesmo. ^^ Que tal pensar diferente a partir de agora? ^^
Eu vejo muito na internet que as pessoas pensam que é impossível um brasileiro ser capaz de fazer um mangá por n motivos. Um deles é o fato de que não somos japoneses e por isso nunca faremos mangá. Outro é que nós devíamos nos concentrar em fazer algo novo e que mostrasse o Brasil e que brasileiro só copia. Acreditam que tudo que sai e sairá é ruim.
A palavra impossível limita o ser humano que é capaz de surpreender e a palavra cópia atrai cópia. Ou seja, você vai atrair tudo que não quer se concentrando nelas: o impossível, a cópia e obras ruins. Pra corrigir isso, é preciso pensar diferente. Pense assim: eu acredito que nós brasileiros podemos fazer um mangá melhor até que os japoneses, com características novas e brilhantes.
Não precisa quebrar a cabeça imaginando como seria esse mangá, afinal você não é o artista, pois isso é trabalho do cosmo, ele atrairá esses artistas fantásticos. Os artistas também não precisam se preocupar em criar nada brilhante, só precisam a creditar que terão uma boa idéia pra mostrar. Resumindo, pense em coisas boas sempre, com isso as coisas vão mudar.

7 comentários:

  1. Nossa coração, gostei da fè movendo montanhas... e lendo a respeito da sua irmã... fiquei ( ja profetizando) pensando que amanha ambas estarão super reconhecidas como os irmãos Bã e Moon. e o melhor de tudo é conhecer vc... tudo de bom e pensamentos positivos. sempre
    te adoro
    FRANK JOSEPH

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Está ficando cada vez melhor acompanhar seu blog! Além de você contar um pouquinho do seu trabalho e de como as coisas em relação a ele estão indo, você (e a sua irmã também porque já andei xeretando o blog dela) tem um jeito de falar das coisas que eu acho muito agradável. Estou cansada de ver gente por aí que se acha muito esperta e sente menosprezo por todas as coisas. Acho que vou encontrar isso no mangá e estou esperando ansiosamente por ele. Bisous.

    ResponderExcluir
  3. Frank!! Você por aqui no bloguinho!!! Oh!! TÔ feliz!!Deus te ouça hehehe beijosss

    Beijo pra vc tbém Estela!! E volte sempre!!^^

    ResponderExcluir
  4. Frank!! Você por aqui no bloguinho!!! Oh!! TÔ feliz!!Deus te ouça hehehe beijosss

    Beijo pra vc tbém Estela!! E volte sempre!!^^

    ResponderExcluir
  5. Eu li isso e gostei muito. Muitos falam que Brasileiro não consegue fazer e inventar nada.

    Mas eu só peço Obrigado pela força das suas palavras que só é mais uma pessoa nesse mundo que acredita no diferencial do talento.

    Porém tenho meu Mangá e vou publicá-lo sim. Pensarei na lei da atração.

    Meu sonho e publicar minha história. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo seu texto. Eu sonho em publicar meu mangá, mas penso que não sou japonês e que nada dará certo. Você me deu motivos suficientes para continuar meu caminho. Boa sorte para todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Olá Wiiko. Boa sorte pra vc! Acreditar em si mesmo é o que vai fazer dar certo! Não importa de onde somos, nem nossa raça, cor, etc, o que importa é fazer sua obra com amor e carinho. O mangá é uma arte e toda arte é universal, não tem esse lance de ser japonês e por isso só japoneses podem fazer. ganbare! beijoss

    ResponderExcluir