Olá, colegas e leitores! A boa notícia é que os mangás volume 4 foram enviados para o editor, agora é esperar mais um pouquinho para o lançamento.^^Estamos na última etapa de revisão. Enquanto isso, eu e a Shirubana estamos artefinalizando mais um volume. Eu estou conseguindo atingir a minha meta de 10 páginas por dia. Com isso, termino o volume em apenas 6 dias.^^ Claro que não dá pra fazer isso todos os dias porque tenho coisas pra fazer e é impossível fazer isso seis dias seguidos, mas o mangá já tá artefinalizado. A Shirubana não consegue fazer 10 páginas, faz cinco porque o Vitral é mais complexo que meu mangá de comédia.^^ Depois que termino o meu dou uma força pra ela. Porém, tenho que fazer a continuação do extra ainda.
Por falar em coisas pra fazer que ocupam a nossa vida, sei que tem gente que pensa que mangaká não tem vida social, que é um bicho que fica o dia inteiro desenhando e isolado do mundo. Isso é um mito, gente! Pode até ser que no Japão se trabalhe até 16 horas diárias no mangá, mas com assistentes fazendo páginas e tudo mais, acho que em uma semana sai as 32 páginas pros tankobons. Então, logicamente existe vida! Mesmo porque, serumano nenhum aguentaria viver sem se relacionar com outros... Mas é isso, assim como os médicos trabalham em plantões, os artistas tbém. Tem dia que é trabalho o dia todo sim, principalmente em dias de fechamento de revista, mas no mais, estamos tranquilas pra viver nossas vidinhas "normais". Se vc é desenhista logicamente vai viver a vida de desenhista, ou seja, produzir um produto artístico. Nesse meio, conhecemos outros artistas e temos contato com centenas de pessoas. Nossa vida social é um pouco diferente mesmo, pois vivemos num mundo artístico, a gente conhece gente como a gente e até de outros meios como TV, rádio, jornalistas, escritores, etc. Viajamos bastante, geralmente a trabalho e nisso conhecemos mais pessoas.
Bom, claro que pra vc conseguir o feito de produzir um mangá e ainda ter vida social é preciso ter uma agenda! Aprendi lendo um livro chamado Gerencie sua Vida que o dia tem 24 horas para todos, mas apenas alguns conseguem tornar a vida produtiva e divertida. Poucos conseguem conciliar trabalho, família e laser. Sem essas três coisas balanceadas nós somos infelizes. Quem trabalha demais prejudica a família e o laser, quem tem laser demais prejudica o trabalho e a família...bom acho já deu pra entender. rsrs
Não é porque somos desenhistas que não podemos tirar dias de laser e se dedicar a amigos e família.^^ Sei que pra criar a gente precisa de privacidade, mas isso não deve interferir na vida de jeito nenhum. Acredito que muita coisa dita sobre mangakás é puro mito ou lenda. Cada um tem sua vida e pode gerenciá-la da melhor forma possível pra si mesma. Segundo a Lei da Atração a gente tem que se dedicar ao sonho pra que ele se torne realidade, mas não devemos nos sacrificar pelo sonho. Nenhuma parte da vida deve ser sacrificada em nome do sonho, mesmo porque isso acarreta no insucesso. Não se sentir bem realizando o sonho não é bom. Tem que ser gostoso, divertido e feliz. A vida artística tem alto e baixos, mas que carreira que não tem, né?^^ Tem alguns momentos que a gente repensa a carreira artística, é normal. Não é fácil ver seus amigos ou parentes conquistando coisas como carro zero, casa, indo pro exterior enquanto vc ainda tá galgando um jeito de fazer seu estúdio dar certo e gerar frutos! No Gerencie sua vida , o autor passou por isso. Ele saiu do emprego maravilhoso pra poder se dedicar ao seu sonho de ser palestrante. Ele a família dele ficaram morando de favor, com ajuda de amigos até o sonho dar certo! Os parentes achavam que era uma loucura, mas ele sabia que ia dar certo apesar do prognóstico ruim. Hoje o autor é milionário! O cara teve que testar a ideia!
Gente! Não é fácil ser desenhista de quadrinho e ainda ser mulher num meio dominado por homens! Ainda existe o machismo. Porém, se a gente ficar preocupada com isso e com medo de enfrentar a discriminação e o machismo a gente não sai do lugar, não realiza o sonho! A maioria dos editores de quadrinho são homens e raramente eles são livres de preconceito. Quantas vezes a gente não ouviu que o mangá yaoi sujava o nome de uma editora! Gente! Isso é pensamento ridículo, machista e homofóbico. Conquistar um editor, leitores, fazer uma obra que vá contra o preconceito cultural é viver!! É muita vida! Então, dizer que mangaká não tem vida é o cúmulo. rsrs Nós artistas estamos servindo as pessoas, vivendo e servindo a nossa época e quebrando velhos conceitos.
Eu me inspiro em pessoas que começaram até pior que eu, que venderam apenas 500 cópias de seus livros e obras, mas enfrentaram isso e hoje vendem milhões de cópias pelo mundo. Não to falando de obras ruins e artistas ruins, estou falando de grandes gênios e obras geniais. Mas a vida é assim, ninguém começa por cima. Viver como artista é passar por experiências que gente comum não vai passar nunca. Isso é ter vida na minha opinião.^^ Resumindo, se vc escolheu ser mangaká vai viver muita coisa, vai passar por muita coisa, vai ter momentos maravilhosos e momentos realmente ruins, mas que te deixarão mais forte.
Pensar se vai ter vida social, se vai ter dinheiro ou sucesso, são coisas tão ínfimas perto do que realmente se vai viver na carreira que chega a ser bobagem se preocupar com elas. ^^