quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mangaká sem vida?

Olá, colegas e leitores! A boa notícia é que os mangás volume 4 foram enviados para o editor, agora é esperar mais um pouquinho para o lançamento.^^Estamos na última etapa de revisão. Enquanto isso, eu e a Shirubana estamos artefinalizando mais um volume. Eu estou conseguindo atingir a minha meta de 10 páginas por dia. Com isso, termino o volume em apenas 6 dias.^^ Claro que não dá pra fazer isso todos os dias porque tenho coisas pra fazer e é impossível fazer isso seis dias seguidos, mas o mangá já tá artefinalizado. A Shirubana não consegue fazer 10 páginas, faz cinco porque o Vitral é mais complexo que meu mangá de comédia.^^ Depois que termino o meu dou uma força pra ela. Porém, tenho que fazer a continuação do extra ainda.
Por falar em coisas pra fazer que ocupam a nossa vida, sei que tem gente que pensa que mangaká não tem vida social, que é um bicho que fica o dia inteiro desenhando e isolado do mundo. Isso é um mito, gente! Pode até ser que no Japão se trabalhe até 16 horas diárias no mangá, mas com assistentes fazendo páginas e tudo mais, acho que em uma semana sai as 32 páginas pros tankobons. Então, logicamente existe vida! Mesmo porque, serumano nenhum aguentaria viver sem se relacionar com outros... Mas é isso, assim como os médicos trabalham em plantões, os artistas tbém. Tem dia que é trabalho o dia todo sim, principalmente em dias de fechamento de revista, mas no mais, estamos tranquilas pra viver nossas vidinhas "normais". Se vc é desenhista logicamente vai viver a vida de desenhista, ou seja, produzir um produto artístico. Nesse meio, conhecemos outros artistas e temos contato com centenas de pessoas. Nossa vida social é um pouco diferente mesmo, pois vivemos num mundo artístico, a gente conhece gente como a gente e até de outros meios como TV, rádio, jornalistas, escritores, etc. Viajamos bastante, geralmente a trabalho e nisso conhecemos mais pessoas. 
Bom, claro que pra vc conseguir o feito de produzir um mangá e ainda ter vida social é preciso ter uma agenda! Aprendi lendo um livro chamado Gerencie sua Vida que o dia tem 24 horas para todos, mas apenas alguns conseguem tornar a vida produtiva e divertida. Poucos conseguem conciliar trabalho, família e laser. Sem essas três coisas balanceadas nós somos infelizes. Quem trabalha demais prejudica a família e o laser, quem tem laser demais prejudica o trabalho e a família...bom acho já deu pra entender. rsrs
Não é porque somos desenhistas que não podemos tirar dias de laser e se dedicar a amigos e família.^^ Sei que pra criar a gente precisa de privacidade, mas isso não deve interferir na vida de jeito nenhum. Acredito que muita coisa dita sobre mangakás é puro mito ou lenda. Cada um tem sua vida e pode gerenciá-la da melhor forma possível pra si mesma. Segundo a Lei da Atração a gente tem que se dedicar ao sonho pra que ele se torne realidade, mas não devemos nos sacrificar pelo sonho. Nenhuma parte da vida deve ser sacrificada em nome do sonho, mesmo porque isso acarreta no insucesso. Não se sentir bem realizando o sonho não é bom. Tem que ser gostoso, divertido e feliz. A vida artística tem alto e baixos, mas que carreira que não tem, né?^^  Tem alguns momentos que a gente repensa a carreira artística, é normal. Não é fácil ver seus amigos ou parentes conquistando coisas como carro zero, casa, indo pro exterior enquanto vc ainda tá galgando um jeito de fazer seu estúdio dar certo e gerar frutos! No Gerencie sua vida , o autor passou por isso. Ele saiu do emprego maravilhoso pra poder se dedicar ao seu sonho de ser palestrante. Ele a família dele ficaram morando de favor, com ajuda de amigos até o sonho dar certo! Os parentes achavam que era uma loucura, mas ele sabia que ia dar certo apesar do prognóstico ruim. Hoje o autor é milionário! O cara teve que testar a ideia! 
Gente! Não é fácil ser desenhista de quadrinho e ainda ser mulher num meio dominado por homens! Ainda existe o machismo. Porém, se a gente ficar preocupada com isso e com medo de enfrentar a discriminação e o machismo a gente não sai do lugar, não realiza o sonho! A maioria dos editores de quadrinho são homens e raramente eles são livres de preconceito. Quantas vezes a gente não ouviu que o mangá yaoi sujava o nome de uma editora! Gente! Isso é pensamento ridículo, machista e homofóbico. Conquistar um editor, leitores, fazer uma obra que vá contra o preconceito cultural é viver!! É muita vida! Então, dizer que mangaká não tem vida é o cúmulo. rsrs Nós artistas estamos servindo as pessoas, vivendo e servindo a nossa época e quebrando velhos conceitos. 
Eu me inspiro em pessoas que começaram até pior que eu, que venderam apenas 500 cópias de seus livros e obras, mas enfrentaram isso e hoje vendem milhões de cópias pelo mundo. Não to falando de obras ruins e artistas ruins, estou falando de grandes gênios e obras geniais. Mas a vida é assim, ninguém começa por cima. Viver como artista é passar por experiências que gente comum não vai passar nunca. Isso é ter vida na minha opinião.^^ Resumindo, se vc escolheu ser mangaká vai viver muita coisa, vai passar por muita coisa, vai ter momentos maravilhosos e momentos realmente ruins, mas que te deixarão mais forte. 
Pensar se vai ter vida social, se vai ter dinheiro ou sucesso, são coisas tão ínfimas perto do que realmente se vai viver na carreira que chega a ser bobagem se preocupar com elas. ^^


11 comentários:

  1. Oi Soni-san,é como você disse a gente se preocupa com isso de vida social e tal mas a vida da gente fica tão emocionante e legal q na hora de fazer o mangá a gente nem preta atenção nisso e alem do mais conhece bem mais gente^^,outra coisa,liguei pro lugar onde comprei a multifuncional eles me fizeram fazer uma porrada de testes e concluiram q n tem conserto e vão me mandar uma nova,domara q essa de certo ^^.Itekimasu!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falei que tava com defeito!! rsrs Não é normal aquela margem escura.^^

    ResponderExcluir
  3. Uau Sensei, 10 páginas por dia ^^ Outro dia finalizei uma e fiquei muito feliz!hahaha Um dia chego a esse rítimo. A verdade é que estou tendo de ficar com o meu irmão menor a tarde, o que me toma muito tempo, sem falar no trabalho. Quisera eu poder me dedicar inteiramente ao que eu amo.

    No anime de Sekai Ichi dá pra ver bem isso. No fechamento de edição, mal dá pra pensar em coisas básicas, como higiene e comida - dá medo. Lá eles realmente ralam muito!

    Beijão Sensei!^^♥
    Takamura do blog: <a href='http://tatsuestu

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as pessoas que dizem que mangakas não tem vida são, no geral, pessoas que não desenham ou fazem qualquer coisa relacionada a arte. Talvez não compreendam o que significa a arte para um artista, achando que estão deixando de veiver para fazer a arte. Mas é justamente o contrário.
    Acho que ninguém seria tão empenhado em algo que não lhe fizesse bem, não é? Logo se artistas se dedicam a arte é porque isso faz bem, e desenvolver a criatividade é viver! Nossa, Soni, disse tudo nesse post!

    Passei um tempo ausente, pois estive sem tempo de fazer qualquer coisa. Pelo menos agora eu to de férias^^

    Eu vi as novidades sobre o lançamento dos mangás e fiquei muito feliz! Vocês devem estar muito satisfeitas de ver as obras chegando no quarto volume né (na verdade vocês já estão vendo as obras no quinto volume ou mais, afinal vocês que as criam kkk. Mas acho que deu pra entender o que quis dizer^^).
    E as capas ficaram deslumbrantes, de ambos os mangás. Adorei a escolha das cores e a pintura de vocês que está cada vez mais linda.

    ResponderExcluir
  5. 10 páginas por dia... -q Em pensar que outro dia eu tava comemorando por ter conseguido fazer 2 em um dia. ahueahueaheua xD

    ResponderExcluir
  6. Pois é, gente! Não sei o que aconteceu comigo que de repente comecei a artefinalizar mais rápido. Antes eu levava mais de uma hora e 40 em cada página, agora levo uns 20 minutos... To até com medo de mim! rsrsrs Seá que foi a pílula pra super mangaká que inventei ou foi as orações pra Tezuka!! rsrs

    Takamura, coloca seu irmão pra desenhar tbém.^^ Já pensou, dois mangakás na família? rsrs

    Washizuke, vc que disse tudo agora. Quem acha que não temos vida social é porque não sabe muito bem como é a nossa profissão. Normal. Mas é pura impressão que a gente tem sobre os mangakás do Japão. Ser dedicado é bom, mas se sacrificar a ponto de perder bons momentos da vida é furada!^^
    Eu to muito contente em estar terminando a série.^^ Aliás eu já terminei, falta só colocar retículas, pintar as as capas e pronto, só publicar! ^^ heeeeee

    Alan! Duas páginas por dia é ótimo já! Nossa, legal! Não vai demorar pra vc conseguir me alcançar heim! ganbare!! A gente começou fazendo uma por dia...

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o seu 'enrapidamento' se chama prática! Sério, eu não consigo desenhar depressa,mas no que se refere a escrever ou digitar, também me espanto com a agilidade que desenvolvi, quase consigo escrever sem olhar pro papel! XD


    Agora quanto ao 'mangaka não ter vida', eu consideraria 'sem vida' alguém desacordado num leito de hospital respirando com a ajuda de aparelhos! Eu fico ensandecida quando a gentinha dita 'normal' vem pra cima de mim com esse papinho de 'vai viver, vc só fica enfurnada em casa, blablabla', querdizer...eu tenho que viver do jeito que eles querem, porque qualquer coisa que eu venha a desenvolver no recinto secreto do meu lar não é considerado vida pela elite dominante! Wahahahaha... eu não vou a baladas, não passo as tardes em pracinhas, não viajo, não passeio... mas é porque não quero, não acho essas atividades fundamentais para minha vida.
    A única coisa que eu gostaria de mudar é meu relógio biológico: porque não tem jeito, por mais que eu tente, acabo ficando acordada e produzindo a noite e dormindo durante o dia, o que me rende a nojenta fama de folgada (óh, olha, olha, ela só dorme!!), pelo menos agora eu tenho um diploma pra enfiar no nariz de quem me julga (fiz um curso gratúito online, e farei muitos mais, enquanto essa gente dorme!).
    As pessoas tem interesses diferentes, mas geralmente quem está por fora da área artística parece que gosta/faz questão de não entender isso. E tem também as fases das coisas, tem hora que a gente vai estar plantando, depois vai estar colhendo, enfim, a vida é uma bicicleta de marchas!! Desculpa o post grande!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito bom!!é a primeira vez que entro no seu blog,tava procurando sobre mangakas desconhecidos e acabei achando vc!!(valeu google)sou desenhista também,larguei do meu emprego para poder desenhar,mesmo agora sentido os efeitos colaterais que continuar.desculpa entrar no seu blog e não conhecer sua obra!!^^10 paginas(eu faço 5-quase morrendo kkk)^^

    ResponderExcluir
  9. Bem vindo ao meu blog, Rafael.^^ Cinco páginas é um número muito bom. Geralmente, os brasileiros fazem uma por dia e olha lá.
    Boa sorte no seu caminho! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Olá Soni! Estou escrevendo sobre isso mensalmente em meu blog, sobre algumas formas que encontramos para trabalhar, viver, desenhar e escrever sem ficar maluco. É muito bom saber que existem companheiros no mercado que não estão pensando somente em desenhar feito loucos sem ter uma base para manter suas familias, amigos, hobbies e procurando conhecimentos fora do ambito da arte para dar sustentação a isso. Um abraço, Gusta - kairasensui.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gusta! Concordo, acho que tudo é questão de saber conciliar o lado pessoal, financeiro e profissional. Fazer tudo de forma harmônica para não acabar deixando algum lado desfalcado.^^ beijosss

    ResponderExcluir