domingo, 5 de agosto de 2012

Chamada para Projeto ADVENTURE Light Novel

Olá colegas mangakás! Hoje fiquei sabendo do projeto novo do Sérgio Peixoto juntamente com Franco de Rosa. Trata-se de uma revista de Light Novels ( contos ilustrados ) que será publicada em breve com o nome de ADVENTURE Light Novel.  Quem quiser participar é só enviar seu conto ou desenho para o e-mail que está nas regras abaixo:

PARA OS ESCRITORES
1 – A estória deve ter entre 10.000 e 15.000 letras+espaços, SEM ERROS GRAMATICAIS OU DE DIGITAÇÃO.
2 – Qualquer tema é válido: fantasia, FC, terror, aventura, mistério, romance, etc. Histórias com excessivo conteúdo erótico ou de violência explícita serão recusadas, e também paródias de séries conhecidas ou fanfics.
3 – O ESTILO a ser seguido nas histórias é o mesmo das Light Novel japonesas – textos com uma narrativa clara e ações bem descritas. Essencialmente, textos para adolescentes lerem com facilidade e prazer. Em dúvida de como escrever, recomendamos a leitura de “A Melancolia de Suzumiya Haruhi” que está disponível na seção “arquivos” da Homepage da Animax. Outra leitura que ajudará é o verbete “Light Novel” na Wikipédia.
4 – Em caso de estórias mais longas que 15.000 letras+espaços, favor partilhar em episódios para encerrarem de maneira mais ou menos “fechada” – ou seja, quem ler a partir de um segundo capítulo, por exemplo, não fica totalmente dependente da continuação.
5 – Qualquer pessoa de qualquer idade ou sexo pode participar da seleção, com quantas estórias desejar enviar.
6 – Qualquer forma de PLÁGIO de alguma série conhecida acarreta na eliminação IMEDIATA e PERMANENTE do responsável em qualquer projeto futuro realizado pelo Estúdio PPA.
7 – As estórias para avaliação devem ser enviadas EM FORMATO .DOC do WORD para meu e-mail pessoal: peixoto999@gmail.com

PARA OS ILUSTRADORES
1 – Devem ser enviados pelo menos CINCO ilustrações RECENTES (criados a menos de 4 meses) para avaliação. Pelo menos UMA das ilustrações deverá ser colorida para avaliação da capacidade do desenhista para pintura.
2 – TODAS as ilustrações devem ser no estilo mangá/anime. Qualquer outro tipo de desenho (comics, banda desenhada, etc.) será recusado.
3 – Ilustrações no estilo mangá podem ser em qualquer traço: shoujo, shounen, moe, etc.
4 – Caberá ao Estúdio PPA escolher entre os ilustradores selecionados, qual fará a arte de capa ou a ilustração para cada estória. Pretendemos “casar” o estilo de texto/história com o estilo de ilustração mais coerente.
5 – Aqueles que tiverem álbum de Ilustração no Facebook, ORKUT, Deviant Art ou qualquer outro site de arquivamento de imagens, podem enviar apenas o link. Mas se houverem apenas ilustrações com mais de QUATRO meses de postagem nestes sites, o desenhista será desconsiderado. Se vamos utilizar seus desenhos, precisamos saber como você desenha HOJE, e não há cinco meses.
6 – Qualquer forma de CÓPIA de algum desenho/ilustração já existente acarreta na eliminação IMEDIATA e PERMANENTE do responsável em qualquer projeto futuro realizado pelo Estúdio PPA.
7 – Os desenhos/links para avaliação devem ser enviados para meu e-mail pessoal: peixoto999@gmail.com – mas ATENÇÃO: no caso de envio de imagens, cada uma não deve passar de 300kb de tamanho em formato .jpg


Falei com o Peixoto e ele me explicou que histórias com desenhos prontos podem ser enviadas ( no caso de quem escreve e desenha), porém serão avaliadas separadamente. Disse também que as histórias podem ter continuação, mas capítulos devem ser fechados. Ou seja, cada capítulo deverá ter um final, pois segundo ele, os leitores podem comprar a partir do volume 2 e por isso é melhor fazer série fechada por capítulo.
Não tem data de lançamento, mas eles estão com pressa, por isso faça já a sua história!^^ Qualquer um pode participar desde que respeite as regras e seja responsável.

Acho interessante esse projeto porque em 2007 eu tinha enviado o meu conto ilustrado para o Franco de Rosa explicando o que era uma light novel. Só que na época nem se falava esse termo no Brasil. Ele até apresentou a ideia pros sócios da editora, mas infelizmente não deu certo. Mas o Peixoto conseguiu convencê-lo de fazer algo com mais gente só agora.  Nesse caso não é concurso, é uma seleção, portanto espero que não levem meses para lançá-la como vem acontecendo ultimamente com certos concursos de editoras...rsrs
Bom, é uma ótima oportunidade pra todos que gostam de escrever e desenhar ilustrações. Boa sorte a todos!

21 comentários:

  1. Boa tarde soni ^^
    Qual é o melhor formato para as imagens do mangá? .PNG, .TIFF, ou outro formato?

    Obrigado por ler ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Ri_ick, querem jpeg, 300 kbps no máximo. Mas vc pode enviar o link do seu deviant ou portifólio.

    ResponderExcluir
  3. Soni-sama, eu até pensei em enviar uma novel, mas tenho uma dúvida: Você (Se importa se eu chamá-la de você?) acha melhor eu registrar os personagens antes de mandar ou é um cuidado desnecessário? E registrar os personagens é muito caro?

    ResponderExcluir
  4. Então posto todas as páginas do meu mangá pro Deviant?
    Algumas editora aceitam se eu mandar por .rar?

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que postarei o mangá no www.kawek.com.br, as editoras aceitam mesmo assim?

    ResponderExcluir
  6. oi Soni-san,tenho desenhado bastante,essas folhas A3 de inicio parecem grandes demais mas depois quando tu olha pra folha A4 ai q parece dificil de desenha ^^,tenho q compra tinta nanquim a minha ta na rapa ja,melhorei da gripe mas agora estou com um mega ataque de tosse --',n consigo para de tussi,parece q rogaram uma praga em min --',bom vo indo.Itekimasu!!!!

    ResponderExcluir
  7. KKK. Eu tava assim Naruto U.U. Muito triste essa gripe hahahaha. Bebe mel e passa vick na garganta, melhora bastante a tosse ou vai no médico e pedi algum remédio. Nunca comprei A3, mas vou tentar, ter mais espaço sempre melhor porque dá pra fazer mais detalhes, acho que o detalhe que deixa seu trabalho mais bonito.^^ Acho que não vou participar, ainda preciso de nível maior tanto no roteiro quanto na arte, tenho que evoluir bastante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Yami! Se vc quiser registrar é só registrar o conto todo, não precisa registrar personagem por personagem porque vc vai gastar a toa.^^ Dá entrada lá na biblioteca nacional, pague o valor cobrado e já pode enviar seu conto enquanto espera a carta com o registro chegar. Melhor já fazer isso porque o Peixoto tá com muita pressa.

    Ah sim Ri_ick, vc pode enviar os links como eu disse ou enviar no e-mail zipado. O importante é enviar boas ilustrações. No caso dessa revista só serão aceitos ilustradores e escritores, mangás não.

    Oi Naruto! Eu tbém acostumei com o A3 rapidinho.
    Putz! Com tosse nem dá pra desenhar, ne? Se cuida aí!^^ Sua imunidade deve estar bem baixa.

    Oi Matsa! Eu tbém não sei se vou participar, afinal to bem ocupada com o meu mangá. Quero terminar logo!^^

    ResponderExcluir
  9. Arigato, Soni-sama ^^
    Mas, na sua opinião, vale a pena registrar o conto ou é só uma precaução a toa?

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado Soni, foi só umas dúvidas sobre as editoras, desculpe fazer a pergunta no post errado ^^
    Bom trabalho e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. soni-sensei,acho que vou participal com estórias(porque no desenho ainda preciso evoluir muito ^^)!
    mas soni-chan,até quando podemos enviar o trabalho?

    ResponderExcluir
  12. Fui no médico e ele me receito um xarope,e me deu atestado pra eu n ir a aula pq tinha prova,mas ele n me deu pra amanha ele disse q n ia precisa mas puxa acho uma falta de consideração,to com muita tosse msm e tem tipo uma bolotinha perto do meu pescoço fui ver isso hj de manha caraca fiquei apavorado O_O,mas acho q é enchasso da tosse pq fica 3 dias sem fica tussindo por 1 minuto se quer acontece isso,e com essa tosse vem o cansaço e como a Soni-san disse é ruim desenha assim --',bom vo indo estuda pra prova itekimasu!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Leidiane! Não sei o prazo, mas estão com muita pressa. Quanto antes vc enviar seu conto melhor.

    Bom, Yami, talvez não seja necessário vc registrar. Vc pode registrar depois que for publicado como obra publicada. Mas se vc não tiver muito dinheiro e tempo faz o seguinte: imprima seu conto, assina com data e registra em cartório, depois coloca num envelope e envia pra vc mesma. Não abra, só em caso de roubo da obra. Isso pode ser aberto diante do Juiz caso tenha que provar que é seu.
    Foi um amigo meu que deu essa dica. Não tem como burlar o carimbo do correio e cartório em carta lacrada.^^ Eu acho...rsrs O importante é ter como provar que é seu e a data que foi feito.

    Puxa, Naruto, tomara que vc sare logo dessa tosse maldita! os médicos acham que gripe não é doença e tratam a gente super mal... é foda!!
    Mas toma umas vitaminas pra aumentar sua imunidade.^^

    ResponderExcluir
  14. Quando é que sai o mangá, Soni?

    ResponderExcluir
  15. Não sei Matsa, hoje eu vou perguntar ao editor se deu certo.^^

    ResponderExcluir
  16. Oi soni, posso te fazer um pedido?
    Nos fale um pouco de como você coloca as onomatopeias no seu mangá ^^

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu aprendi a usar as onomatopeias lendo o livro do Akira Toriyama. Nos mangás as onomatopeias fazem parte da arte, elas não podem ficar exageradas, mas devem ficar visualmente legais. Vc pode tanto criar sons como escrever uma palavra que expresse a situação. Exemplo : algo cai - PAF! ou POF!
    Tem autor que gosta de usar a onomatopeia como uma trilha sonora. Exemplo: Tam tam tam taaam ou TOUM! Para dar sensação de emoção.
    Acho que é importante que elas sejam legíveis. Nem tudo precisa de onomatopeias. Nem sempre vc vai precisar pôr som de passos para seu personagem quando ele anda. ^^ Tem gente que exagera e coloca sons demais na cena sem ser importante. Nem sempre é preciso colocar som de buzina, carro, pássaros etc de forma gigantesca sendo que a cena já diz que é cidade grande e a gente já tem ideia do barulho.
    O tamanho da onomatopeia indica a intensidade do som, portanto cuidado com letras grossas demais, finas demais... O fino é agudo e o grosso é grave e grande é alto.
    Letras tremidas dão a impressão de som oscilando ou algo quebrando. Letras riscadas dão a impressão de velocidade e por aí vai.^^
    Com o tempo a gente acaba se familiarizando com o uso delas e sabe onde tá faltando ou onde tá exagerado. Mas depois eu faço um tutorial sobre isso.

    Espero ter ajudado.^^

    ResponderExcluir
  18. Adorei ^^
    obrigado soni, me ajudou bastante. Como eu ainda não usei muita onomatopeias eu fiquei meio confuso como seriam e como colocá-las, agradeço suas dicas e aos mangás japoneses traduzidos também que me ajudaram bastantes e também os HQs.
    Valeu pela ajuda. Até mais ^^

    ResponderExcluir
  19. Soni, quanto custa mais ou menos as folhas A3 e de qual marca vc usa?

    ResponderExcluir
  20. De nada Ri_ick!
    Matsa, custa cerca de 40 reais 500 folhas de A3, mas já vi na internet por uns 28 reais + frete barato. Eu uso a Chamex ou Report.
    http://www.gimba.com.br/Produto/Papel+Sulfite+A3+90gr+297X420+pct+c500+Branco+Super+CHAMEX?PID=4510
    Nessa loja vc encontra Chamex A3 90gr por apenas 28 reais.^^ Tá barato. Aproveita! Elas duram o ano todo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Soni-chan... U__U... Eu só vi agora. Sou desenhista/ ilustrador, será que ainda dá tempo?

    ResponderExcluir