sábado, 28 de julho de 2012

Como conseguir uma editora pro seu mangá parte dois e novidades!!

Hoje eu soube que a editora Quadrix Comics não existe mais, o site não está mais no ar. Uma pena , né? Mas aí eu busquei outros endereços de editoras que aceitam submissão de obras originais. Seguem links:

NemoHQM, DracoNewPopDevir e para independentes temos a All Print e a HQX. As únicas que não possuem páginas de submissão são Devir e HQM. Envie proposta nos e-mails de contato delas. Leia atentamente o que cada editora pede em sua página de submissão. Faça exatamente o que elas pedem. Procure não ficar enviando perguntas que já estão muito claras na regra. Regra é regra. Se pedem seis páginas de amostra artefinalizadas, é isso que vc vai enviar. É burrice perguntar se pode enviar a lápis... Boa sorte a quem for tentar!

Por falar em editoras, ontem os mangás do Futago foram enviados para a gráfica.^^ Se tudo correr bem, até dia 10 de agosto estarão prontos. Mas infelizmente não sei o preço dos volumes 3, mas acho que os volumes 2 continuarão 6,90 porque o código de barra ficou o mesmo. Os outros têm código mas não têm preço. Não iremos para as bancas, por isso as vendas serão via internet e em eventos por enquanto ( aceitamos convites para eventos^^), pois a tiragem é menor para a internet. Espero poder contar com o apoio de todos para ajudar na divulgação e compra. Se vc tem blog, site, coloque um link para nossa loja ou as lojas da internet que vão fornecer os mangás. Depois coloco os links aqui para quem quiser dar uma força pra nós. 
O apoio dos leitores agora será imprescindível! Não foi nada fácil conseguir a publicação da continuação, quem acompanha o blog sabe disso. O mangá nacional tá numa fase crítica, ainda mais depois do que aconteceu com outras revistas por aí. Até a HQM estava de olho na trajetória de um certo almanaque que infelizmente causou mal estar no mercado. Lamento muito que por causa de uns as editoras perdem a vontade de investir. Aliás, é uma mania estranha das empresas só se mexerem se a concorrência se mexer primeiro. Isso acontece por medo de prejuízo. Nisso, perde-se grandes oportunidades de ser o pioneiro em algo. É bom ver o que acontece com os outros, mas por outro lado é ruim se manter escondido ou parado. Digo isso porque muita gente fica esperando o que vai acontecer com o Futago pra só depois enviar seus mangás para as editoras, isso por medo. E se a gente afundar?! Tem gente que vai desistir de tentar o mercado! Muita gente já me disse isso. Bobagem, gente! Se fosse assim, eu e a Shirubana já teríamos desistido de lançar simplesmente porque disseram que BL não seria publicado no Brasil nunca! Até a Shirubana tinha receio de enviar Vitral pras editoras. Mas enviei mesmo assim. Outra coisa que deixa as editoras com pé atrás com brasileiros é a crença de que nós não temos capacidade de continuar a obra, esse medo caiu até sobre nosso editor por causa de boatos e exemplos ruins de alguns. Foi uma luta fazer o Carlos entender que a gente tava esperando ele lançar primeiro pra gente enviar a continuação e não que estávamos paradas e íamos continuar paradas.
Sim, tem gente que arrisca e se dá mal e até leva os outros junto, mas é preferível que ficar no limbo deixando a vida passar.^^ Só acho que quando a gente bolar um projeto arriscado é preciso levar umas coisas em consideração e um pouco de pé no chão. 
Bom, eu espero não me arrepender de ter arriscado novamente. Eu levei em conta tudo que o Carlos falou sobre o problema de distribuidora e cautela no mercado. Me coloquei no lugar do cara...Mas eu tenho fé no meu trabalho e que vai dar um bom retorno pra ambas as partes. ^^

Boa sorte a todos que enviarem submissões para as editoras acima. Sigam o coração e a vontade que vcs têm de darem certo! Ah! E uma dica, quando o editor perguntar pra vc qual é seu público alvo, procure não dizer que é a massa. Diga apenas que é o público que curte seu tipo de mangá. Depois eu explico porque dizer que vai pegar a massa não é legal...

beijosss

28 comentários:

  1. Grandes dicas Soni-san vo faze um mangá e manda pra uma dessas editoras*-*,Ja posso sentir o meu sonho ^^,bom vo indo ta muito frio aqui e ainda to com aquela gripe .Itekimasu!!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua postagem, eu também penso como você, nós temos que dar exemplo que nem todo mundo é irresponsável e que devemos arriscar pra variar, pois só tentando que saberemos se vai ou não dar certo. Quantos artistas não mostraram seus quadros, que hoje valem fortunas após suas mortes? Como Van Gogh e Edvard Munch. Não só pintores mas atores, lutam e passam por muitas dificuldade para chegarem onde estão hoje. Por isso eu te digo Soni, nunca desista a perseverança é a amiga do sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post, achei ele bem sério.
    Seguirei seu exemplo e desenhar bastante o meu mangá, mas não vou deixar pensamentos negativo me fazerem desistir, só estou pronto caso nada dê certo já que o meu mangá é yaoi. Mas não vou desistir jamais!
    Obrigado pelas editoras, já estava pensando em procurar por elas no google.

    Estamos na Luta! Bjs ^^

    ResponderExcluir
  4. As editoras em que eu já tinha selecionado para tentar publicar eram a Newpop ou a Nemo! ^^
    A Nemo eu acho que é uma boa pois ela só distribui em livrarias e lojas especializadas, que pelo menos, acho que é mais "seguro". Mas eu adoraria publicar pela Newpop, afinal eu coleciono alguns mangás dela, entre eles K-ON que é traduzido do japonês pela Karen Kazumi Hayashida, uma das melhores tradutoras das "grandes" Panini e JBC. xD Inclusive, a dois meses quando a Newpop anunciou 16 mangás novos(com destaque para os 4 do CLAMP), se não me engano 3 desses mangás eram nacionais. E o responsável pelo material nacional da NP é o Fabio Sakuda, que até tava divulgando isso no grupo da Ação. rsrs
    E eu adorei esse post, não conhecia a All Print, e eu adorei a proposta dela! Já a Devir, eu já vi ela publicar material nacional, mas como eu não tinha visto link pra envio de material, eu não sabia que ela aceitava trabalhos de novatos... bom saber! ^^

    Ah! Sensei, você conhece a editora Jambô? Ela publica o mangá nacional "Ledd", que na verdade é uma Webcomic em que os capítulos são lançados mensalmente pra leitura gratuita na internet, e a editora compila os capítulos e lança os encadernados. Quem estiver interessado em publicar através dela, aqui está o link com as orientações: (http://www.jamboeditora.com.br/contato/fale_conosco.htm)
    Eu mandei um e-mail pra Editora L&PM pra saber se eles aceitam, afinal no final do ano passado eles criaram um selo de mangás, e olhando o catálogo deles, pude notar que já publicaram quadrinhos nacionais. Agora é só aguardar a resposta! ^^
    E como eu disse nos coments do post anterior, a Abril pretende voltar a investir em material nacional, mas sobre isso ainda vou me informar melhor! ^^

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito feliz por saber que já foi enviado para as gráficas, Soni ^^! Com certeza irei divulgar. Tenho um dúvida, Soni! Quando você vende na sua loja virtual você autografa os exemplares, né? Mas onde? É na primeira folha ou na parte de dentro da capa?

    ResponderExcluir
  6. Bom, Alan. Zé Carioca é um personagem criado pela Disney pra puxar nosso saco em 1940 pra ter o Brasil como aliado na Segunda Guerra. Não é nacional, só foi adotado. Mas eu fico triste por não estarem lançando obras novas e inéditas feitas por brasileiros. Tem muito pouco trabalho nacional pela quantidade de importados.
    As editoras que lançam mangá nacional são pequenas e demoram demais!
    Não se engane, lançar em livrarias é seguro pras editoras e não pros artistas. Isso é um jeito de não gastar muito com distribuição. Falta dinheiro e um pouco de ousadia de correr risco das editoras.
    O que eu não gosto é dessa demora pra mudar políticas. Já não sou tão jovem assim pra esperar mais 15 anos.^^ Mas vamos ser positivos,né? Vou continuar enviando trabalho mesmo sem as grandes pedirem. Temos que ser chatos com eles porque é a nossa carreira que tá em jogo. Os colegas japoneses têm centenas de editoras pra tentar.^^ Inveja*
    Mas fico feliz de vc estar sempre antenado e procurando informações! Mesmo sendo iniciante é bom estar por dentro de tudo. É isso aí!^^

    Ah! Matsa. Geralmente a gente autografa na contra capa, mas quem quer diferente pode pedir por e-mail.^^ Agradeço seu apoio!

    Naruto, vai no médico!! Gripe só dura 10 dias no máximo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Caramba, Soni, nunca pensei que pintar no Photoshop fosse tão difícil. Passei quase uma semana pra aprender pouca coisa kkk. Mas tô aprendendo. A apostila é em japonês e tem umas pinturas que são chatas de fazer e o resultado fica feio, passei um tempão tentando, mas agora tá andando direitinho! :D

    ResponderExcluir
  8. Soni-san quanto ta a folha de 90 de gramatura?acho q A4 né?

    ResponderExcluir
  9. Oi Matsa! Vc tá usando a canetinha?

    Naruto, tem A4 e A3 com 90 de gramatura.^^ Ah! Já encomendei as folhas pra mangá do Japão.^^

    ResponderExcluir
  10. Ah! Tô sim kkk.Mas eu também dedico pouco tempo por dia!^^

    ResponderExcluir
  11. Muito útil (mesmo) esse seu artigo! Vou ler o parte um assim que tiver livre aqui no trabalho.

    Eu particularmente acredito que um trabalho bom é a melhor propaganda. Acho que tem muito autor de fanzine pensando que tá no Japão, e que só porque fez 5 páginas à lápis e em dois meses já é um mangaká e que deve ser reconhecido como tal.

    Mas atitudes como a sua mostram que é preciso ter uma postura profissional, tentar fazer uma série, cumprir prazos e alcançar uma qualidade de história e desenho aceitáveis para o mercado.

    Dá pra inovar e lançar estilos, mas é melhor se concentrar em fazer algo profissional.

    Soni, muito bom o seu blog! Você vai direto ao ponto. Virei mais vezes!

    Sucesso nos seus projetos!

    Até logo!

    ResponderExcluir
  12. Soni-san as onomatopéias vc acha q fica melhor no pc ou a mão?se tive um lugar onde eu possa baxa a fonte me indica ai!!

    ResponderExcluir
  13. a e eu perguntei ali e acho q se num entendeu Soni-san eu queria sabe o preço da folha A4 e a A3 com 90 de gramatura!!

    ResponderExcluir
  14. Valeu as dicas, é sempre bom saber um pouco mais sobre o ramo editorial brasileiro... to me inteirando das coisas, acho q de início vou lançar um livro e depois me esforçar p fazer ao menos uma one-shot... quem sabe.... abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Cristiano! Obrigada pelos elogios ao meu bloguinho.^^' Volte sempre!

    Naruto, baixe as fontes no www.fontesgratis.com.br
    Lá tem as fontes de quadrinhos e onomatopéias. Tanto faz fazê-las a mão quanto no pc. No PC dá pra brincar mais com as letras e coloca-las em qualquer lugar. Transforme a letra em layer usando rasterize e depois brinca no warp.
    Vá no www.frutosdearte.com.br que tem tudo lá. Já achei 500 folhas por 28 reais na internet. Fica bem mais barato que nas papelarias.

    Boa sorte em seu livro Dayla! Quando sair me avisa que ajudo a divulgar!^^
    beijos a todos

    ResponderExcluir
  16. meu pai se adiantou e compro 500 folhas A3,mas acho q ele compro de 75 de gramatura,onde eu vejo isso? é no g/m?se for ai ele compro de 75 T.T

    ResponderExcluir
  17. Dá pra usar se for marca boa. Tá escrito no pacote. É 75 mg.

    ResponderExcluir
  18. acho q a marca é chamex multi e di 75g/m e um dois em cima do m ^^.até ja fiz um fanart do naruto^^!!Itekimasu(ve se a marca é boa pq eu n sei --')

    ResponderExcluir
  19. (Respondendo alguns dias atrasado... -q)

    Bem, sei que o Zé Carioca é um personagem gringo, mas só falei porque a Abril vai voltar a produzir histórias nacionais dele. xD
    Mas só falei isso por falar, o mais importante mesmo é o prêmio Abril, que pelo o que eu soube tava premiando artistas novatos, que inscreveram seus quadrinhos originais, e que não tem nada a ver com a Disney, ou seja, da própria autoria deles, 100% nacional. ^^

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o blog, o conteúdo é legal. Mas Soni, qual editora dessas acima vc me indicaria para enviar o meu mangá?

    ResponderExcluir
  21. soni! tmbm quero tentar mandar um mangá pra uma editora..parece que o detalhe da idade conta,
    msm assim queria tentar.. o meu estilo é mangás realísticos: ação, aventura e principalmente lutas,
    o que vc acha??

    ResponderExcluir
  22. Oi Danillo, boa sorte! Se vc for menor de idade, não tem problema, apenas terá que pedir para seus pais assinarem o contrato.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como posso entrar em contato com uma editora, queria marcar uma reunião ou algo assim, mas como sou novo no ramo não sei como posso fazer isso, pode me ajudar?

      Excluir
  23. obrigado! tenho 15 anos! acho que vou mandar para editora QHX. Vc disse que era burrice perguntar se for a lápis! se for possível vc poderia me indicar alguns materiais ...eu conheço alguns , mas prefiro seguir o que vc poderá me falar já que vc trabalha e sabe! ^_^ .

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Danilo.^^ Artefinalize com caneta nanquim recarregável ou descartável e tire uma boa cópia para enviar pra editora. Essa cópia é na verdade o desenho escaneado para enviar por e-mail pras editoras.
    Vc também pode usar penas e ou artefinalizar em programas como o PAINT TOOL SAI com a ajuda da mesa digitalizadora.
    Boa sorte.^^

    ResponderExcluir
  26. obg pelas suas dicas! vou fazer o possível pra fazer um bom trabalho e torcer pra ser publicado e talvez um dia conhecer vcs pessoalmente.

    obrigado ^_^ !

    ResponderExcluir