Nemo, HQM, Draco, NewPop, Devir e para independentes temos a All Print e a HQX. As únicas que não possuem páginas de submissão são Devir e HQM. Envie proposta nos e-mails de contato delas. Leia atentamente o que cada editora pede em sua página de submissão. Faça exatamente o que elas pedem. Procure não ficar enviando perguntas que já estão muito claras na regra. Regra é regra. Se pedem seis páginas de amostra artefinalizadas, é isso que vc vai enviar. É burrice perguntar se pode enviar a lápis... Boa sorte a quem for tentar!
Por falar em editoras, ontem os mangás do Futago foram enviados para a gráfica.^^ Se tudo correr bem, até dia 10 de agosto estarão prontos. Mas infelizmente não sei o preço dos volumes 3, mas acho que os volumes 2 continuarão 6,90 porque o código de barra ficou o mesmo. Os outros têm código mas não têm preço. Não iremos para as bancas, por isso as vendas serão via internet e em eventos por enquanto ( aceitamos convites para eventos^^), pois a tiragem é menor para a internet. Espero poder contar com o apoio de todos para ajudar na divulgação e compra. Se vc tem blog, site, coloque um link para nossa loja ou as lojas da internet que vão fornecer os mangás. Depois coloco os links aqui para quem quiser dar uma força pra nós.
O apoio dos leitores agora será imprescindível! Não foi nada fácil conseguir a publicação da continuação, quem acompanha o blog sabe disso. O mangá nacional tá numa fase crítica, ainda mais depois do que aconteceu com outras revistas por aí. Até a HQM estava de olho na trajetória de um certo almanaque que infelizmente causou mal estar no mercado. Lamento muito que por causa de uns as editoras perdem a vontade de investir. Aliás, é uma mania estranha das empresas só se mexerem se a concorrência se mexer primeiro. Isso acontece por medo de prejuízo. Nisso, perde-se grandes oportunidades de ser o pioneiro em algo. É bom ver o que acontece com os outros, mas por outro lado é ruim se manter escondido ou parado. Digo isso porque muita gente fica esperando o que vai acontecer com o Futago pra só depois enviar seus mangás para as editoras, isso por medo. E se a gente afundar?! Tem gente que vai desistir de tentar o mercado! Muita gente já me disse isso. Bobagem, gente! Se fosse assim, eu e a Shirubana já teríamos desistido de lançar simplesmente porque disseram que BL não seria publicado no Brasil nunca! Até a Shirubana tinha receio de enviar Vitral pras editoras. Mas enviei mesmo assim. Outra coisa que deixa as editoras com pé atrás com brasileiros é a crença de que nós não temos capacidade de continuar a obra, esse medo caiu até sobre nosso editor por causa de boatos e exemplos ruins de alguns. Foi uma luta fazer o Carlos entender que a gente tava esperando ele lançar primeiro pra gente enviar a continuação e não que estávamos paradas e íamos continuar paradas.
Sim, tem gente que arrisca e se dá mal e até leva os outros junto, mas é preferível que ficar no limbo deixando a vida passar.^^ Só acho que quando a gente bolar um projeto arriscado é preciso levar umas coisas em consideração e um pouco de pé no chão.
Bom, eu espero não me arrepender de ter arriscado novamente. Eu levei em conta tudo que o Carlos falou sobre o problema de distribuidora e cautela no mercado. Me coloquei no lugar do cara...Mas eu tenho fé no meu trabalho e que vai dar um bom retorno pra ambas as partes. ^^
Boa sorte a todos que enviarem submissões para as editoras acima. Sigam o coração e a vontade que vcs têm de darem certo! Ah! E uma dica, quando o editor perguntar pra vc qual é seu público alvo, procure não dizer que é a massa. Diga apenas que é o público que curte seu tipo de mangá. Depois eu explico porque dizer que vai pegar a massa não é legal...
beijosss