quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eto...

Olá colegas! Como vão? Espero que estejam desenhando seus mangás também.^^ Ontem ajudei a artefinalizar o especial de Vitral. Agora a Shirubana está pintando os cabelos do Tsumi e depois vamos escaniar as páginas. Passei a semana toda fazendo a reticulagem do meu mangá no meu PC que teima em desligar na minha cara... Mas não vou desanimar por causa disso, o imporatnte é avançar!^^  Cansei de brigar com a tecnologia. Já trabalhei em PCs bem piores que esse. Quando digo pior, é pior mesmo! HD de 4 Gigas apenas e memória ram de 64 MB... Eu fazia mangá num pendrive!!Levei 3 dias para reticular uma única página para enviar para a TokyoPop! Eram seis páginas... Pensando bem, meu notebook é fantástico perto disso. Pelo menos dá pra ouvir música enquanto trabalho. Mas está tudo indo bem, estamos produzindo como nunca. Hoje eu e a Shirubana respondemos a entrevista para a revista NeoTokyo. Foi divertido lembrar o passado e como os projetos foram concebidos.^^ E também falar das novidades do nosso estúdio. Finalmente vou poder retribuir o trabalho dos dubladores falando deles e do áudio drama na revista. Não deu pra falar o nome de todos, mas eles poderão ser ouvidos em breve. Tbém espero poder fazer isso com os criadores dos príncipes com o lançamento dos volumes 2 e 3 em julho. Espero que todos gostem do que fiz com eles. O lançamento sempre me deixa muito ansiosa, então eu procuro não ficar pensando muito nisso. Vou trabalhando normalmente. E estou pensando no show do Kaya, espero poder assistir. Ano passado eu perdi porque só tinha dinheiro pro show do Versailles e como sou fã de Versailles, resolvi deixar Kaya para depois. O Ju foi ano passado e disse que foi muito bom. Por falar em shows fiquei sabendo que L'ar~en~Ciel vem para o Brasil!!!  Nossa! Vai ser muito bom! Esse eu não posso perder de jeito nenhum. ^^ Tomara que o ingresso seja comprável mesmo sendo uma das banda de rock mais importante do Japão.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tutorial - como fazer balões usando o Photoshop CS3

Outro dia me perguntaram como faço os balões no meu mangá. Bom, eu faço como os japoneses, desenho à mão. Porém, criei um jeito de fazê-los usando o Photoshop pra ajudar quem artefinaliza direto no PC. Vamos lá:

1 - Abra sua página no Photoshop, crie uma nova camada sobre o backgroud DESENHO e selecione a Ferramenta Letreiro Elíptico na barra esquerda como mostra a figura abaixo:

2 - Usando a ferramente Letreiro Elíptico faça seu balão na camada 1 como abaixo;
3 - Em seguida pinte de branco o balão usando o baldinho, depois clique 2 vezes sobre a camada 1 para abrir a janela Estilo de Camada (ou clique em FX abaixo das Camada), selecione Traçado, mude a cor do traçado para preto e escolha um tamanho de traçado que seja adequado para seu balão:
 4 - Agora, usando a ferramenta Laço Poligonal faça o "bico" do balão na direção que quiser e pinte de branco usando o pincel. Note que o traçado acompanhará sua pintura formando o bico do balão:


 5 - Vá em Camada na barra de ferramentas superior e selecione Objetos inteligentes- Convert to Smart Object, depois volte para Objetos inteligentes - Rasterize para transformar a camada 1 em figura e poder mexer no balão;

6 - Caso queria cortar o balão, vá em camadas e selecione Multiplicação/Multiply para saber onde cortar e também poder ver o contorno do quadrinho:

7 - Apague usando o Del ou a borracha e pronto, está feito seu balão!


Se quiser deixá-lo em outro formato ou tamanho use Control+T ou vá em editar/transformação e use os recursos que precisar como Distorcer, Perpectiva ou Deformar. ^^ Mas lembre-se, toda vez que mexer na figura ela vai perdendo a nitidez, por isso faça os balões já do tamanho mais adequado.
Abaixo uma amostra de como ficaram os balões que fiz no meu mangá O Príncipe do Best Seller volume 3:

DICAS EXTRAS: Antes de fazer os balões no PC lembre-se de dar um espaço a eles no quadrinho. Planeje onde ficarão para não cometer o erro de cobrir cenário, rosto, ou algo importante. Os balões não podem cobrir tudo e muito menos ficarem exprimidos. Escreva o texto à lápis no NAME ( rascunho/layout) pra não ter problema de falta de espaço para o texto. Outra dica importante; escreva pouco nos balões, jamais sobrecarregue o balão com o texto. Ele fica ruim de ler e fica feio. Por fim, toda vez que mudar de assunto procure usar outro balão para o leitor não se perder no assunto. Afinal, não adianta o roteiro ser bom e ter bons diálogos se ele não é bem distribuído nos quadrinhos. Use sempre fonte profissional pra quadrinho que é a A.C.M.E secret agent ( pode ser baixado em qualquer site de fontes grátis.)e cuidado com o espaçamento também, se juntar muito as letras e frases elas se confundem, use os recursos da caixa de texto no Photoshop para ajustar tamanho, espaçamento etc.
É isso.^^

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Livros japoneses que ensinam como fazer mangá.

Olá colegas mangakás! Genki?^^ Quando o meu amigo Ricardo voltou do Japão ele trouxe dois livros com técnicas para mangá e ilustrações junto com as Penas G. São livros muito bons! Vou colocá-los a venda na loja do Futago em breve. ^^ Mas acho que vou fazer e-books deles também porque só tenho esses dois e eles são caros. O que vcs acham? Os e-books serão bem baratos. Preço simbólico. O importante é passar os ensinamentos desse livro pra todos que querem aprender com os japones.^^
Apesar de estarem em japonês dá pra entender muito bem, pois são totalmente ilustrados com simpáticos personagens que lembram a Sakura e o Kero. Esses livros são novos, são edições de 2011, ainda não têm versão em inglês. Eles têm mais de 100 páginas cada um. Fiz umas fotos hoje de algumas páginas.^^
Um dos livros mostra como usar a Pena G e os nanquins e ainda mostra como fica a impressão dependendo do nanquim usado.
Além das aulas de anatomia, caimento de tecido, temos as aulas de artefinal. Essas páginas da foto mostram como fazer o brilho dos cabelos de forma impecável.^^

Também tem várias páginas ensinando a fazer as linhas de ação (speedy lines) de forma perfeita. Mesmo com a possibilidade de usar o PC para colocar as linhas de ação, os japoneses prezam muito a arte feita a mão. Então, é bom aprender, né?^^ Esse livro ensina todos os tipos de linha de ação e onde usá-las.
As aulas de quadrinização e diagramação são muito importantes e estão bem explicadas  nos livros. Ensinam até a fazer a margem para páginas duplas, margem de corte dos quadrinhos, etc. Num dos livros é ensinado como montar a sua revista.


Nos dois livros são ensinadas as técincas de colocação de retículas, com amostras dos efeitos que cada retícula dá ao desenho. Mostra como fica um cenário de dia e de noite, mudança de clima, etc.^^

Achei legal que é ensinado até digitalizar as páginas e as ilustrações.

As aulas de perspectiva e cenário são muito boas, com bastante passo a passo. Ensinam também como colocar o personagem nas cenas. É bem legal.
Gostei muito das aulas de pintura no PC que também são passo a passo. No final do livro 2 é ensinado como fazer seu próprio doujinshi e também como enviar para editoras de lá. Entre outras coisas, que são muitas.^^ Adorei os livros, são bonitos e têm qualidade de impressão do Japão, né? Nem preciso dizer mais alguma coisa! hehehe
Por mim, nem vendia, mas tenho que pagá-los ainda!! Bom, mas tenho certeza que quem comprar vai ficar muito satisfeito e vai enriquecer seu trabalho, porque é difícil conseguir aprender as técnicas do mangá sem esses livros. Até pra quem dá aula é bom ter um livro assim pra seguir. Ainda mais um livro que é novo e ensina até técnicas de PC. Afinal, a gente precisa unir o manual com o digital. Não há mais como fugir disso.
Bom, é isso. Beijosss.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Revista Digital Nanquim.^^

Olá colegas mangakás!!  Não sei se vcs conhecem a Revista Digital Nanquim, mas eu acabei lendo porque o Kaio me disse que tá desenhando nela. Então, fui conferir. Parabéns Kaio pelo trabalho, que aliás ilustra a capa do volume 2.


Vou falar rapidamente da revista. Achei bem bacana a iniciativa e os artistas que estão nela têm potencial. Não é nada fácil juntar uma galera pra fazer um projeto assim, mas eles estão conseguindo.  Porém, tenho uma ressalva importante a fazer! No editorial foram colocados desenhos de profissionais, mas acho que a Revista ficaria melhor se colocasse desenhos da galera da revista para ilustrar daqui pra frente. Acho que se a proposta é mostrar artistas nacionais que estão começando o ideial é mostrar orgulho dos artistas que compõem o cast. Caso não tenha nada pra ilustrar o editorial, acho legal não pôr nada. Melhor do que não cumprir com um dos valores da revista:  criatividade, honestidade e dedicação.  Mesmo sendo um projeto digital, acho importante começar a pensar como um projeto realmente profissional, exigir que todos usem a mesma fonte nos balões por exemplo e com um tamanho padrão tbém que fique agradável de ler. ^^ Sei que não é mole exigir isso, mas seria legal dar um padrão de qualidade maior.
Quanto as histórias, gostei de algumas ideias lá. A maioria é shounen de comédia. Mas posso dizer que os roteiristas podem sintetizar mais as frases dentro dos balões e não jogar muita conversa fora que não importam nas tramas. Os personagens chegam a falar demais dentro de um único balão. Isso dificulta a leitura e cansa o leitor. Tem muita conversa que podia ser cortada tranquilamente. Não é problema só de uma história, todas estão assim. Principalmente o EgoMan. No mais, os desenhos estão muito bons e com certeza tendem a melhorar em cada edição. Tem uma história que está com leitura oriental, achei muito interessante que não dispensaram o artista por causa disso e deram uma chance.  
A capa ficou legal, achei muito louco ter um código ISBN num e-book gratuito... Mas isso mostra que existe uma vontande oculta de ser impresso e ir pras bancas. rsrs Mas não seria necessário.  O ISBN pode ser adquirido por pessoa física ou jurídica no site da Biblioteca Nacional, a inscrição custa 180 reais e cada volume tem que pedir um código de barra novo pelo custo que varia de 19 a 40 reais... Esse código serve para revistas e segundo o site, almanaque nem precisa de ISBN. Nesse código fica registrado: preço de capa, editora, autor, quantidade de página, etc. Mas como é e-book gratuito não existe necessidade de se colocar um código de barra. Mas o fato é que o código de barra nesse caso tá substituindo um vazio que poderia ser preenchido com o número 2 maior. Outra coisa, aquela barra preta abaixo do título não tem sentido de existir. Acho que o logo pode ser melhor pensado nesse caso. Eu não curto muito essa fonte chinesa por ser óbvia demais, tipo, tudo que é inspirado no Japão tem a bendita banzai.^^

Desejo sucesso e espero que o desenhista que ficou com problemas pessoais se recupere... Porém, acho legal a revista sair mesmo faltando alguém, isso mostra comprometimento da revista com o leitor e o artista tem que correr atrás. No Japão é assim, atrasou é substituído! Não adianta levar atestado médico.^^  O artista tem que usar essa revista pra ver se pode mesmo ser um mangaká, se aguenta pressão, feedback, se chamaria atenção no meio de outros e se pode mesmo desenhar! A experiência conta muito no futuro.
Só fiquei com uma pulguinha atrás da orelha com o título do mangá do Kaio. "Meu Personal Assassin Bodyguard". Como a personagem é menina, não seria Minha Personal Assassin...? ^^ Ou então My Personal... Bom, deve ter um motivo.^^ Beijos!!

Leiam aqui : Digital Nanquim.




quinta-feira, 3 de maio de 2012

Data de lançamento dos volumes 2 e 3 de Vitral e O Príncipe do Best Seller!

Olá queridos colegas e leitores! Finalmente tenho boas notícias para dar. Aliás são ótimas. Os volumes 2 sairão no Anime Friends de 2012, porém teremos também o lançamento dos volumes 3 simultaneamente. Foi uma proposta feita pelo Carlos e nós aceitamos. 
  
Os mangás estarão a venda na estande da COMIX e nós vamos comparecer ao AF este ano. Convido a todos para ir também. Talvez o preço dos mangás suba um pouco, mas espero que todos que gostaram nos deem apoio agora. Será fundamental, principalmente pra gente poder ter os restantes das séries publicadas também sem demora desta vez. 

Depois disso, os mangás sairão assim, dois volumes de cada de uma vez. Ou seja, os volumes 4 e 5  e em seguida o último volume do PBS juntamente com o volume 6 de Vitral. Com isso, estarei livre pra ajudar a Shirubana a terminar os outros 6 volumes de Vitral fazendo a reticulagem e balonagem. Estamos desenhando a toque de caixa e já estou terminando o meu mangá. Este ano termino finalmente a minha série!^^ Uhu!!! Agora não há mais motivo pro Carlos ficar preocupado com a continuação dos mangás, aliás, nem havia porque disso. Não parei de desenhar mesmo quando ficamos sem notícias da HQM. Afinal, eu tenho um compromisso comigo mesma de finalizar sempre os projetos. Eu estava indo tranquilamente, mas resolvi apertar o passo desta vez, quero terminar o mais rápido possível. 

Hoje também fizemos uma reunião e decidimos coisas sobre os outros projetos do Futago para este ano ainda. Um deles é o projeto shounen Strippers do Ju-Sama. Ju deu ideias muito boas que acatamos.^^ 
Bom, eu to super feliz agora e satisfeita com a proposta do nosso editor. Acho que finalmente acertamos os passos.