segunda-feira, 14 de maio de 2012

Livros japoneses que ensinam como fazer mangá.

Olá colegas mangakás! Genki?^^ Quando o meu amigo Ricardo voltou do Japão ele trouxe dois livros com técnicas para mangá e ilustrações junto com as Penas G. São livros muito bons! Vou colocá-los a venda na loja do Futago em breve. ^^ Mas acho que vou fazer e-books deles também porque só tenho esses dois e eles são caros. O que vcs acham? Os e-books serão bem baratos. Preço simbólico. O importante é passar os ensinamentos desse livro pra todos que querem aprender com os japones.^^
Apesar de estarem em japonês dá pra entender muito bem, pois são totalmente ilustrados com simpáticos personagens que lembram a Sakura e o Kero. Esses livros são novos, são edições de 2011, ainda não têm versão em inglês. Eles têm mais de 100 páginas cada um. Fiz umas fotos hoje de algumas páginas.^^
Um dos livros mostra como usar a Pena G e os nanquins e ainda mostra como fica a impressão dependendo do nanquim usado.
Além das aulas de anatomia, caimento de tecido, temos as aulas de artefinal. Essas páginas da foto mostram como fazer o brilho dos cabelos de forma impecável.^^

Também tem várias páginas ensinando a fazer as linhas de ação (speedy lines) de forma perfeita. Mesmo com a possibilidade de usar o PC para colocar as linhas de ação, os japoneses prezam muito a arte feita a mão. Então, é bom aprender, né?^^ Esse livro ensina todos os tipos de linha de ação e onde usá-las.
As aulas de quadrinização e diagramação são muito importantes e estão bem explicadas  nos livros. Ensinam até a fazer a margem para páginas duplas, margem de corte dos quadrinhos, etc. Num dos livros é ensinado como montar a sua revista.


Nos dois livros são ensinadas as técincas de colocação de retículas, com amostras dos efeitos que cada retícula dá ao desenho. Mostra como fica um cenário de dia e de noite, mudança de clima, etc.^^

Achei legal que é ensinado até digitalizar as páginas e as ilustrações.

As aulas de perspectiva e cenário são muito boas, com bastante passo a passo. Ensinam também como colocar o personagem nas cenas. É bem legal.
Gostei muito das aulas de pintura no PC que também são passo a passo. No final do livro 2 é ensinado como fazer seu próprio doujinshi e também como enviar para editoras de lá. Entre outras coisas, que são muitas.^^ Adorei os livros, são bonitos e têm qualidade de impressão do Japão, né? Nem preciso dizer mais alguma coisa! hehehe
Por mim, nem vendia, mas tenho que pagá-los ainda!! Bom, mas tenho certeza que quem comprar vai ficar muito satisfeito e vai enriquecer seu trabalho, porque é difícil conseguir aprender as técnicas do mangá sem esses livros. Até pra quem dá aula é bom ter um livro assim pra seguir. Ainda mais um livro que é novo e ensina até técnicas de PC. Afinal, a gente precisa unir o manual com o digital. Não há mais como fugir disso.
Bom, é isso. Beijosss.

21 comentários:

  1. "E na compra de dois ou mais kits você ganha inteiramente de graça um japones de brinde para ler a revista para você."

    Hahaha, não consegui aguentar sem fazer a piada, sorry. -.-

    O que eu gosto dos manuais japoneses de desenho é que as imagens ja explicam tudo(quase) e assim da pra usar mesmo sem entender nada de japa.

    Se der eu compro a versão ebook.

    flww aeee

    até

    ResponderExcluir
  2. Eu não aconselharia os e-books porque isto é pirataria.

    Sim, todo mundo faz, mas não se esqueçam agora que vocêsd são pessoas "publicas" digamos assim. Se alguém piratear suas obras, como vão poder reclamar?

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei nesse negócio da pirataria sim. Por isso perguntei. Mas por outro lado, são pouquíssimas pessoas que vão conseguir comprar livros importados custando acima de 100 reias pra importar, aliás não tem como comprar sem cartão internacional ou encomendando de amigos, parentes ou nas livrarias de importados. É foda, ou eu guardo pra mim e esqueço dos colegas e deixo que cada um se vire tentando achar seus livros ou dou uma forcinha meio escusa... Vcs que sabem.^^
    Não quero que vendam meus mangás assim, claro, principalmente porque tem pra comprar aqui, mas não tenho como vigiar os extrangeiros que escanearem, né?( se é que vão se interessar por mangá brasuca...) Mas é uma questão delicada mesmo. Eu mesma assisto animes e depois compro mangás das autoras pra não me sentir "roubando". Infelizmente os japoneses não pensam nos estrangeiros quando fazem livros didáticos, a gente tem que correr atrás de aprender nihongo e gastar horrores pra conseguir aprender a arte do mangá. Mas se a mairoia achar errado porque sou famosa e é pirataria, beleza, não faço.

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO! Mas é uma questão bastante difícil mesmo. É difícil também alguém postar ou disponibilizar, neste caso um livro que ensine mesmo como desenhar mangás e do JAPÃO! :O

    ResponderExcluir
  5. Eu tbém senti essa falta, Matsa. Tem scan de tudo quanto é mangá, mas livro didático não tem. Muito menos e-book. E pagar caro num negócio que tá todo em japonês fica complicado pra gente que não tem grana! Por isso mesmo vou tentar traduzir algumas coisas no e-book se quiserem. A minha ideia é ajudar os mangakás a terem qualidade pra concorrer nos award japoneses da vida! Tentar a Jump, essas coisas ou simplesmente publicar aqui. Afinal, como vamos entrar no mercado sendo meros experimentalistas para sempre?! A gente nunca sabe de nada, não tem aula de mangá com professores que realmente estudaram no Japão, né? Estamos muito longe de termos qualidade desse jeito.

    Mas pra não parecer pirataria, quem quiser o e-book me manda um e-mail pedindo, ok?

    contato@futagoestudio.com.br

    Vamos fazer uma masonaria de mangakás então.^^ hehehe

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA! Sim e eu mesmo não gosto muito daqueles APRENDA A DESENHAR MANGÁ. Acho que eles explicam a anatomia, mas o traço não é interessante, não acho mangá, sei lá só vi um, mas digamos que não é um material de qualidade...

    ResponderExcluir
  7. Meus desenhos não são lindos pra eu poder dizer isso, rs

    ResponderExcluir
  8. Mas você sabe mais ou menos o preço?

    ResponderExcluir
  9. Soni, a Shirubana tá fazendo que Vitral, mesmo?(Fiz perguntas demais...)

    ResponderExcluir
  10. Olha, concordo com vc! rsrs Os livros daqui não são interessantes...^^ Desenho tosco desanima a gente, né? Uma coisa eu garanto, esses aprenda a desenhar não chegam nem perto dos livros do Japão.
    Bom, ainda não sei o preço que farei nesse e-book. Mas não será muito, preço de e-book.^^ Não vai ter correio,mas a entrega será imediata por e-mail.

    Vou calcular ainda, os livros originais sairão acima de 80 reais + correio.

    Ah! Shirubana está desenhando o Vitral 5 nesse exato momento. hehehe Já tá na página 37.^^ E já fez o especial lemon do Vitral.^^ Esse tá mais legal ainda!!

    ResponderExcluir
  11. Babando eternamente com esses livros!!!!!!! *¬*

    Eu quero!!!!!!!!!!!!
    Vou entupir a caixa de mensagem desse e-mail pra receber o meu e-book!! U.U (-NNNNS)

    Achei legal essa ideia de "Maçonaria Mangaká" hehe! (Inclusive, sou neto de maçom. .-.)

    E mata uma curiosidade minha, sensei? A Shirubana-sensei comentou no blog dela que ia rolar "sekiçú" em Vitral, e agora vi vc falar nesse especial lemon, então quer dizer que vai vir com um +18 na capa do volume 3? o.o
    (<pessoa que vive desenhando mangá +18 hehe!)

    ResponderExcluir
  12. ^^ rsrs Bom, vai rolar sim. O editor deve tá adoraaaando porque enviamos o volume 3 sábado pra ele começar a revisão. hehehe

    Agora se vai ter um + de 18 na capa a gente não sabe ainda, só o Carlos pra dizer. Mas o especial vai ter.

    Não acredito que vc é neto de maçom!!! hehehe
    Muito legal isso! Vamos começar a trocar segredos do mangá na nossa maçonaria... hauhauhau Incluindo mangá para maiores!!!!OHHH

    ResponderExcluir
  13. Olá !!!! tudo bem Sonia?

    Esses livros devem ser incríveis. Só pelo seus comentários de cada foto ja me interessei em ter um material desse tipo.
    Com certeza vai ser de grande ajuda aos que tanto sonham em ser Mangaká.

    Então, agora tudo vai depender do preço dos e-book (kkk)

    Mas desde ja agradeço por estar nos disponibilizando esse material.

    obrigado e fica com Deus.
    abraços.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, tenho varios manuais de desenho nacionais mas parecem tão basicos quando você poe as mãos em algo japa.

    Deixei uma mensagem offline lá no msn com um link interessante Soni. Não sei se seria interessante colocar aqui ou não então achei melhor você verificar antes.

    até

    ResponderExcluir
  15. Tem um site nacional (acho) maravilhoso com uma enxurrada de books japoneses como esses. Já baixei alguns e achei muito interessante. Acho que a galera deveria dar uma olhadinha. Não acho que seja pirataria. Muitos animes (cópias) são distribuídos (vendidos) em eventos aqui no brasil e ninguém é preso por isso. Até onde entendo, só é crime se, no caso, ele fosse traduzido e lançado por aqui, o que é até utopico. Eu apoio e quero uma cópia, please!

    Muito legal você apoiar e incentivar a galera Soni-Chan. Ah o site é esteaqui. Abraços querida!

    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  16. Ouu, é esse blog que o Takamura passou que eu tinha mandado Soni. Ele realmente tem de tudo lá. só não postei o link antes por que não sabia se tinha algum desses livros da Soni e não tive tempo de olhar tudo lá.

    O ruim desse blog é que dá vontade de baixar tudo...... é muita coisa! x_x

    flww aeee

    até

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Kaio!! Eu entrei no link pelo msn e amei. Tem coisa lá que realmente me interessou, mas tem bastante coisa antiga, né?Que naõ tem mais pra comprar.

    Ah! Sim takamura, não vou pôr o scan na loja do futago pra vender, seria muito errado. Mas é aquela coisa né? Conhecimento que vai nos ajudar.
    Caso o livro que vc baixou nesse blog realmente lhe for útil e ainda tiver pra comprar, compre!! Importe pra dar um apoio. Mas tem muito livro lá que não tem mais para comprar em lugar nenhum, então, a gente não tem outra alternativa a não ser baixar mesmo e ficar grato. Eu estou tentando traduzir algumas coisinhas do livro que tenho e praticando algumas as aulas.^^ Mas semana que vem já colocarei os livros na loja e terei os scans pra amigos por e-mail. To super cansada, ontem trabalhei 12 horas colocando retículas no PDBS.

    beijosss

    ResponderExcluir
  18. achei uma boa ideia em pdf... pq vc tá certa, dificilmente vamos conseguir de outra forma TT.TT

    quando tiver disponível pdf me avisa! abraços!

    ResponderExcluir
  19. eu to querendo entrar em contato com vc...
    tem msn?

    ResponderExcluir
  20. Tenho sim: sony-futago@hotmail.com

    beijos

    ResponderExcluir