domingo, 18 de setembro de 2011

Oficina de mangá em Salvador com Futago.^^

Oi gente! Em outubro, eu e a Shirubana estaremos fazendo uma oficina de mangá no 1º Festival Anual de Quadrinhos ( FAQ), realizado em Salvador BA. Convido a todos que querem passar algumas horas desenhando mangá com a gente, trocando ideias e muito mais! Estou ansiosa pra ver os talentos da região! Sei que o nível dos mangakas do nordeste é alto, tem galera lá que faz até anime. O Francis disse que vai passar no evento pra gente se conhecer pessoalmente! Vai ser demais! 
Esta oportunidade foi convite da RV Cultura e Arte, que a gente não conhecia ainda. O evento não é apenas de mangá, terá todo tipo de quadrinho e nós estaremos representando o mangá nacional. OMG! ^^' É muita pressão, porém, uma honra. 
Eu sei que quando a gente viaja a trabalho não é bom ficar fazendo turismo, mas espero que dê pra ver um pouquinho da cidade...rsrs A Shiru tá muito feliz porque ela tem um mangá que começa em Salvador e não existe nada mais bacana que poder ir pessoalmente num lugar pra fazer a pesquisa. É uma história antiga que ela está colocando uma nova roupagem pra ver se dá pra lançar um dia. 

Por falar em lançar... do jeito que a coisa vai, os volumes 2 de Vitral e OPBS vão sair em 2021, como disse  nosso troll de estimação.^^ ^^ Vou ver se resolvo isso amanhã. Ai como eu queria que tudo fosse fácil como disse a sensei sobre Bakuman, no blog dela. Aqui nós somos os Bakaman! Não adianta nem ser genial ou não, a questão é que não conseguimos o apoio das nossas editoras. No Bakuman, o personagem diz que ser genial é ter uma história que garanta seu sustento, mais ou menos isso. Mas aqui, nem isso! Publicar aqui não significa nada, nem dinheiro, nem genialidade, nem realização artística, muito menos contribuição artística para a humanidade. Eu vejo muita discussão sobre mangakás aqui querendo criar algo novo, genial, uma arte nova...só que o problema não é esse! O buraco é mais embaixo. As vezes eu chego a concordar com a Takai, mas a gente não pode ficar se lamentando, é preciso resolver o problema! Só que pra isso, temos que entender o problema e aí que a coisa fica feia...eu não consigo entender. 
Bom, amanhã eu resolvo...






14 comentários:

  1. O_O
    Vocês vão vir pra Bahia???? Puts, pena eu morar no interior e como eu trabalho não poderei ir! T_T PQP!

    Opa! Alí no post tá "Salvador BH" não seria "Salvador BA"? rsrs

    Queria tanto poder ir pra esse evento e conhecer as senseis pessoalmente, mas não poderei, fiquei triste agora. :'(

    Mas, quem sabe um dia né? ^^

    ResponderExcluir
  2. Bahia é loooonge... -.-
    Não é como se eu pudesse ir se fosse perto de qualquer forma. T.T

    Putz, essa triste história de publicar no Brasil é realmente... triste.

    Eu já pensei sobre o motivo de ser dificil se segurar no Brasil e acho que o principal ainda é Propaganda. Imagina só a quantidade de bugiganga que fazem lá no japão com o nome de uma série, desde anime, mochilas, cadernos,etc.
    Não deve ser muito diferente o Japão e o Brasil quando diz respeito a se segurar só com vendas de revistas. O diferencial ta no resto. E quando uma historia se da bem, segura as demais na revista.

    Como a industria nacinal vai superar esse problema não faço a mínima ideia.

    ResponderExcluir
  3. Já arrumei, Antônio.Furada básica...^^ Que pena! Não vamos nos ver ainda!! Mas o mundo é pequeno...

    Kaio, vc acabou de me dar uma luz. Cheguei a conclusão de que enquanto as editoras tratarem os quadrinhos em geral como robby, nós nunca vamos pra frente. Vc pode ver que o que vem de fora é tratado como produto de mercado, mas os trabalhos nacionais não tem chance nem de "pegar", não sai nem o 2 de uma publicação, mesmo vendendo bem o primeiro...
    Aqui no Brasil nem contrato é levado a sério. Afinal, a justiça tbém não é séria e eles não têm medo de serem processados. Tudo acaba em pizza!

    ResponderExcluir
  4. Poxa,falar em editoras e mercado de Hq no Brasil é sempre frustante.
    A única solução que eu acredito no momento é...Lance um site com seu Mangá.Certifique-se de obter no mínimo 5 mil downloads por volume.
    Pronto,quando a Editora quiser ganhar dinheiro em cima do seu trabalho arduo...simplesmente mete a faca nela,o resto...foda-se!!

    ResponderExcluir
  5. É como a Soni disse, nosso país nao leva nada a sério, tratam os HQs como Hobby e só valorizam o que vem de fora.
    Reparei também que o problema nao é só esse, muitas pessoas ainda tem preconceito com os quadrinhos nacionais, mas mal eles sabem que fazendo isso poem em xeque o talento de muita gente...
    QUE RAIVA!

    ResponderExcluir
  6. Talento= nada mais é que uma pessoa q ta lenta T_T
    kkkkkkkk (brincadeira ;)
    Precisamos de profissionais.
    A Soni e a Shirubana são profissionais,só o tema q elas desenham q não é o predileto do povão.

    ResponderExcluir
  7. Amador = aquele ama a dor!! Af! Piada infame!!!

    ResponderExcluir
  8. Ops 00
    Me desculpem qualquer coisa...
    Até ^_^

    ResponderExcluir
  9. imagina querido. rsrsrs foi engraçado.^^

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAH soni que saudadeeeeeeeeeeee!!!

    takai-hyuugalanna-chan ta com muita saudade, porque virou escrava do deviantart....

    mas eu vou tentar equilibrar novamente. minha vida estava virando uma loucura, eu estava ficando ate doente por nao dormir a noite. eu acordava as 3 da tarde e ia dormir as 9 da manha (que vida é essa?????)

    AAAAHAA

    AMEI O POST!!! QUE LEGAAAAAAAAAAAL...
    nossa, acho q nunca vou poder ir pra bahia =/

    BOM, você sta´totalmente certa!
    agente tem que parar de reclamar e comecar a mudar a realidade. é complicado, e nao vai ser de um dia para o outro.

    o brasileiro é egoista. quando quer algo, quer tudo para ele. por isso é dificil existir um mercado por aqui. tambem porque um otimo mangá não é feito por uma pessoa só! no japão existem assistentes, e todos eles estão contentes por serem apenas assistentes, depois eles almejam ter uma propria serie. mas aqui o caso seria diferente, todo mundo quer a gloria só para si.

    eu mesmo assumo, sou um pouco egoista (porque sou brasileira) eu tentei fazer um collab com uma menina do da, mas não ta dando muito certo(nem comecamos ainda kkkk!é que eu queria que fosse alguem com um pouco mais de experiencia... so que esses nçao aceitam collabs)
    meu namorado queria fazer um manga junto comigo, mas ele não entende nada de mangá.

    Na minha sincera opniao todos os que realmente entendem de mangá deveriam se juntar e montar uma coisa só, algo muito muito grande. Um estudio do qual tivesse várias series saindo ao mesmo tempo, de varios estilos.E todos os artistas participando energéticamente, contribuindo para que saissem.Assim, as editoras iriam reconhecer que algo realmente grande aconteceu e iriam apostar mais. afinal é mais confiável muitas pessoas do que apenas algumas trabalhando em algo...

    O renome e a fama iria para todos os que tivessem trabalhando na serie X.


    Massss... por outro lado, nos brasileiros somos bem medrosos também... temos fama de nao desistir nunca, mas na verdade isso se refere a teimosia, porque pra desistir das coisas promissoras, agente faz isso a todo o tempo.
    Todos nos temos força de vontade, mas pouca atitude, e não somos sucetíveis a mudanças muito grandes no nosso cotidiano.... alias, acho que no mundo inteirinho é assim, mas pelo menos onde os mercados de mangá estão GIGANTES, enquanto aqui agente tem profissionais qualificados ESCONDIDOS (T...T)....
    Há o trabalho em equipe! algo que eu ouvi falar que o brasileiro não consegue fazer!

    mas não é só o brasil, há muitos outros países assim.o problema é o monopolio do quadrinho braileiro, principalmente da parte de mauricio de sousa. temos que ser gratos por esse fundar esse mercado de quadrinhos, mas ao mesmo tempo o monopolizou e fechou as portas para outros artistas.

    É dificil viver com desenho por aqui.è muito dificil e sofrido, a falta de reconhecimento é mais que imensa!

    porem, eu acredito que tem muita gente que merece uma chance de provar que pode chegar lá, no topo!
    Voces foram as que mais foram longe no brasil com mangá até hoje, as pioneiras e que todos tem respeito e admiração...

    E eu concordo sempre com tudo o que dizes, soni-sempai!

    eu só espero um dia poder fazer parte dos que contribuiram pra formar algo irreverente (ou seria relevante?) no mercado de mangá do brasil.

    ResponderExcluir
  11. SONI!!!! GOSTARIA DE LHE CONVIDAR PARA ALGO MUITO IMPORTANTE!!!

    é um projeto secreto do deviantart. è algo que será enviado á california direto nas mãos dos fundadores e equipe do Deviantart!

    Gandes artistas estão participando, eu também estou,e vou fazer o meu "pedaço" hoje mesmo, porque faltam apenas 3 dias e tem apenas 3 slots, o 91, o 94 e o 104. è um projeto realmente grande, porém é algo bem simples, o fundador do projeto ira mandar lhes um "pedaço" para que vocês assinem com seus nomes e se quizerem coloquem algum desenho pequeno, tudo isso para agradecer o staff do DA.
    http://dl.dropbox.com/u/3666815/Preview.PNG

    O cartaz será impresso, com todas as assinaturas, mensagens e desenhos dos grandes artistas e será mandado diretament a HQ Na california, los angeles.

    estão convidadas, afinal é bem simples ^^
    mandarei uma nota atraves do deviantart =3

    ResponderExcluir
  12. Só uma observação.

    Discordo dessa parte.

    "Voces foram as que mais foram longe no brasil com mangá até hoje, as pioneiras e que todos tem respeito e admiração..."

    Nunca se esqueça de Holy Avenger, que foi publicada por mais de 4 anos.

    até

    ResponderExcluir
  13. oi kaio
    mas uma vez fica lendo meus comentarios e procurando erros para invocar comigo,
    ja disse que nunca fiz nada para ti
    e tenho direito de considerar quem eu quiser como pioneiro/a
    e não considero holy avenger

    se fosse assim teria que considerar também zucker, os que foram pro exterior, o cara que faz desenhos para o mac donalds e etc.

    me deixe em paz

    ResponderExcluir
  14. Credo, foi só uma observação. Me sinto no direito de discordar de algo que leio nas comunidades que geralmente frequento. Não foi algo dito para pegar no teu pé, mas se você entende por esse lado, paciência -.-

    Incrivel como a juventude adora interpretar mal as dicas e observações. Isso por um lado me entristece já que tudo o que eu espero é o sucesso de vocês, mas com essa receptividade............

    ResponderExcluir