Olá, amigos. Esta é mais uma página de Garoto X, volume 1.^^ Espero que gostem!
Bom, eu fiquei pensando hoje, com meus botões, o que teria acontecido se eu tivesse desistido de fazer mangá. Motivos eu tinha de sobra: é Brasil, ninguém ganha dinheiro com isso; meu mangá ainda não era lá aquelas coisas e não tenho grana pra estudar mangá no Japão; que editora iria me publicar?; minha família queria que eu arrumasse um emprego, etc,etc...
Mas sabe o que ia acontecer? NADA. Não ia acontecer absolutamente nada se eu tivesse desistido e mudado de foco. Com certeza eu estaria trabalhando em alguma loja, ou em alguma agência de publicidade, ou estudando algo. Mas mangá, com certeza não teria nenhum. Talvez umas poucas páginas desanimadas em alguma webcomic só de passatempo. Toda a experiência que eu ganhei, todo o sonho que eu vivi - e ainda vivo - todas as conquistas, elogios e críticas, não teriam acontecido! Talvez eu até estivesse financeiramente melhor, com carro zero na garagem, roupas lindas, emprego seguro, salário bom... Mas com certeza, eu estaria frustrada comigo mesma. Ia ficar lamentando a falta de sorte com mangá o resto da vida. Isso é certeza! Afinal, pra que a gente desenha? Não é por dinheiro... Contas sempre existirão, mas obras feitas por você, não.
Esse personagem que está nesta página, é um artista, um pintor de sucesso na minha história. Mas é um sucesso porque foi pros EUA e lá conseguiu o reconhecimento. Aqui ele era pobre e sem perspectiva. Se pensarmos bem, por que acontece isso na vida real? Vamos tomar Romero Britto como exemplo. Por aqui, ele até sofre críticas pesadas sobre sua arte, mas no exterior existe um grande respeito. Suas obras são caras e reverenciadas, mas aqui, entre os artistas principalmente, existe uma espécie de desdenho. "Qualquer um faz aquilo", já ouvi muito. Será que não é essa a diferença entre nós e os americanos? Não nos damos valor e muito menos reconhecemos alguém de sucesso. Muitos o veem como o pior da arte nacional. "Temos artistas melhores!", dizem. Sim, com certeza! Mas qual a diferença entre Romero Britto e o tal "melhor que ele" que nunca é valorizado? Não é o fato de Romero ter ido pra América que conta. Afinal, milhares vão e não fazem sucesso, mesmo na terra das oportunidades. Mas o fato de ele ter tido coragem de continuar, ele também era pobre como nós. Ele foi pra França e fracassou, depois foi para os EUA e insistiu em mostrar sua arte em uma galeria. Não foi fácil, apesar de ser América. Ele teve que ter coragem para trabalhar e lutar por sua arte. Imagine você tendo que se expressar em outra Língua, longe de sua família, ralando... humm já deu preguiça, né? rsrs Pois é, os artistas brasileiros, muitas vezes, têm preguiça de continuar, principalmente se está difícil.
Enquanto muitos com talento desistem no caminho, alguns até sem tanto talento, não desistem e conquistam a fama, que era para ser do primeiro... Por isso, desistir é admitir que o NADA deve acontecer na sua vida. O NADA é o que você merece. Você vai deixar a próxima geração lutar para ter esse mercado de quadrinhos tão sonhado. E se eles conseguem? Vão jogar a culpa na época que não era tão boa, nas dificuldades e falta de tempo. Mas, eu digo, sempre é difícil, não existe época mais fácil, principalmente porque as barreiras estão dentro da nossa cabeça. Eu vejo as pessoas de hoje com muito mais recursos para "aparecer" e "fazer" que há dez anos atrás e elas estão choramingando mais que os jovens da minha época! Isso prova que é verdade, não é a época e sim o pensamento!
Não desista ainda, mangaká! Você nem tentou pra valer, admita! Fica aqui o meu pedido. Não deixe o NADA acontecer na sua vida. As coisas ruins, como levar calote de cliente, ser criticado, não receber, ser cobrado com prazo, não ser valorizado, não aparecer, fazem parte de qualquer profissão no mundo. Ou você conhece alguma que seja extremamente fácil? Nem roubar é fácil. E o amor à profissão conta muito, pois existem trabalhos que tem risco de morte, mas a pessoa faz por amor. E o mais perigoso que pode acontecer ao desenhista de mangá, é ter hemorroida ou LER. rsrs Ganbare!