Quando esse mangá foi lançado, ano passado, muitos se perguntaram "que raio de mangá é esse?!". Principalmente quando souberam que era um mangá gospel. Aqui no Vale tem um mangá gospel também, chamado Sabida, para crianças. Porém, no Japão, este tipo de mangá não existe. O que existe são mangás que retratam as histórias da Bíblia, como este abaixo, que ganhei de um amigo que veio do Japão:
Chama-se Messiah, onde Jesus se parece com um Cavaleiro do Zodiáco.rsrs Mas achei muito interessante ler passagens famosas da Bíblia em japonês.^^ Ele é todo colorido!
Mas voltemos a Salvation! Salvation é um mangá feito inteiramente no PC, totalmente digital. E tem leitura ocidental. A princípio vc pode pensar, por que otakus leriam isso? Quem curte mangá não é chegado em coisas que têm a ver com religião e que na cara dura se diz gospel. E o público gospel não lê mangás, que vem de um povo, em sua maioria, xintoísta e budista. Então, existe preconceito dos dois lados. Mas se pensarmos que a fórmula é a mesma de Cavaleiros, soldados lutando por uma deusa e deuses em guerra, Salvation é um mangá shounen normal. Os personagens são cristãos e o autor se preocupou em colocar uma discussão sobre religião versos ciência. São dois personagens antagônicos com pensamentos que existem de fato. O mundo de Salvation é um mundo futurista, onde uma organização domina o mundo e seus inimigos são os cristãos... Ambas as partes têm poderes. Os poderes das trevas e o poder de Deus. O mangá começa no futuro, onde o mundo já está dominado, em seguida voltamos ao passado, quando tudo começou.
O faxineiro de uma igrejinha, chamado Enequeias, ex-drogado e "liberto", tenta convencer o pastor Lukas de que o Anjo do Senhor havia falado com ele. A mensagem do Anjo é assustadora para os cristãos. Anuncia que a perseguição aos cristãos, anunciado na Bíblia, está próxima! Mas o anjo diz que em Efésios 6, está o poder de Deus. Lukas tem que ler para receber a Armadura de Deus, literalmente. Realmente, em Efésios é falado da tal armadura. Então, Lukas, mesmo sendo velho, recebe a armadura, que tem designe humano, mais para mecha japonesa.^^ Isso mostra que Deus é otaku! kkkk
Enquanto isso, a organização do mal, chamada de Brilhantes, prepara seu plano maléfico. A ideia é matar o professor e cientista, Mateus. O professor não crê em Deus e é autor de livros que "provam" que Deus não existe. A ideia é culpar os próprios cristãos pela morte dos ateus. Mesmo Mateus não sendo cristão, ele será sacrificado em nome do mal. O pastor Lukas e o professor Mateus acabam tendo que participar de um debate na TV, ao vivo, e nisso, a organização dos Brilhantes surge pela primeira vez, disfarçados de cristãos fanáticos! Em como todo shounen, há a batalha. Muitas descobertas são feitas e o Enequeias descobre que a fé pode tudo. Existem outros personagens, Magda, uma garota de programa que frequenta a Igreja e guarda algum segredo. E tem o Marc, parente do pastor e a senhora Lúcia. Marc pode falar com animais.
É isso, agora vou dizer o que eu achei como leitora. Achei muito divertida a discussão sobre religião e ciência na palestra do professor Mateus. Mas achei que ficou bastante inocente a discussão. Para um cientista, a linguagem dele ficou simples demais. Achei que o André poderia ter feito Mateus com teorias melhores e que no livro dele tivesse mesmo uma prova de que um dos milagres de Jesus não foi um milagre, segundo seus experimentos. Também dá ideia comum de que todos os cientistas são ateus e são contra os cristãos, o que não é verdade! Vamos debater aqui o primeiro milagre de Jesus, aquele do vinho. Para alguém leigo em ciência, transformar água em vinho é algo extraordinário, mas na época de Jesus, existia um xarope de vinho, que facilmente poderia ser diluído em água. Isso poderia ser usado pelo professor pra mostrar que Jesus, se existisse, fosse um tremendo charlatão, ou espertinho. rsrs Esse é só um exemplo de como teorias baseadas em fatos, podem contrariar a Bíblia. Existem teorias muito fortes e interessantes que não são divulgadas entre leigos. Elas conseguem nos convencer de que tudo da Bíblia pode ser conversa, então só a fé mesmo pra vc voltar a ser cristão. André usou muito a teoria do BigBang para debater Gêneses, mas debater teoria com teoria é foda! Fora que a teoria darwinista, ficou bastante rasa também. Os religiosos são criacionistas e são contra a teoria de Darwin. Mas são discussões bastante populares, mas como eles são cientistas e religiosos, podiam ter uma discussão mais alto nível. Para um iniciante no tema, até é interessante. Porém, podia ser melhor.
A parte que Enequeias fala que o Anjo do Senhor falou com ele ficou interessante da primeira vez porque não há provas de que isso é verdade e o Pastor Lukas teve que acreditar. Mas acho que depois o Anjo poderia ter sido exposto para o leitor. Claro que o autor pode ter escondido o Anjo por algum motivo que não entendemos ainda. Mas podia ter ficado legal se o Pastor Lukas não conseguisse invocar a armadura logo de cara e só funcionasse na batalha. Só uma ideia.
A Magda é uma personagem misteriosa e dá uma curiosidade pra saber se ela é a a versão de Madalena da Bíblia. Já o Marc eu não consegui pensar em quem ele seria da Bíblia. Mesmo porque nenhum personagem na Bíblia fala com bichos e não saquei o propósito desse personagem carequinha que lembra um budista.
Achei interessante as personagens de Salvation serem referência aos personagens da Bíblia.
Como você deve bem saber, os símbolos dos quatro evangelistas são o anjo (para São Mateus); o leão (para representar São Marcos); o Touro (simbolizando São Lucas); e, finalmente, a águia (símbolo de São João). Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Cfr. Ezeq. I, 10).
O profeta via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um Touro, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos. Essas profecias...sempre exageradas e super misteriosas... Também se dá por causa do tipo de texto de cada evangelista.
Entretanto...em Salvation o autor parece não estar seguindo os símbolos, pois o Professor Mateus veste a armadura com designe do Leão, mas esse símbolo seria de Marcos. Mateus vestiria a armadura do Anjo. E o pastor Lukas veste a armadura de designe Humano e não a de Touro. Mas acho que será explicado nos próximos volumes.
Ao meu ver, Salvation seria mais interessante se a linguagem fosse menos a palavra de Deus e mais simbologia. Ficou muito mais pra evangelizar do que pra aventura. Também achei que seria mais bacana se Mateus, mesmo diante dos milagres ainda ficasse cético, sem acreditar que fosse Deus. Renegando que ele mesmo pediu ajuda para Deus.
O interessante dessa obra é que, na verdade, o tema não é religião versos ciência, nem ateus versos cristãos. Mesmo porque a organização é apenas anticristã, ela tem o poder das trevas e é contra Deus, só isso. O tema é o bem contra o mal e isso é bem batido no mundo Shounen.
Quanto à arte, posso dizer que pode melhorar, principalmente na anatomia dos personagens. No primeiro quadro da entrada tem um destaque para um pé de um cara fugindo, mas o pé tá estranho. Não dá pra saber onde os personagens estão logo de cara, tem que olhar bem pra sacar que é um porto. Na página que aparece o cenário finalmente, vemos um prédio e uma parte da rua. Tem uma placa com um "P" que não sei o que é. Será que é "P" de parking? Mas acho que a história se passa no Brasil, ou será que não?
A capa deixou a desejar, os personagens ficaram muito sem destaque, sobrou um espaço azul grande e a logo tem duas cruzes, uma brilhante no meio e outra no final entre três barras que não entendi o que é. Enequeias não está na capa! Mas ele merecia, já que ele é o agente da mudança e o salvador da pátria no combate. Acho que a arte na capa podia seguir a linha dos quadros antigos bizantinos. Com símbolos dos animais, sei lá.
As armaduras ficaram muito simples ao meu ver. Mas as batalhas ficaram boas. As armas dos vilões e outros detalhes, como microfone, carro, etc podiam ter sido desenhados com mais cuidado para ficarem melhores.
O mangá tem uma pegada de comédia presente em muitos shounes, mas achei demais o padre Q.Dedo que é meio retardado na entrevista.
E outra coisa que cansa é a leitura da passagem de Efésios 6. A leitura é grande e ao repeti-la toda vez que a armadura precisa ser evocada fica cansativa.
Concluindo, acho que o mangá Salvation tem potencial, precisa melhorar a arte ( Jogue a primeira pedra quem não precisa...) e se o autor seguir em frente usando bem os mistérios da Bíblia vai ser uma história ótima.
Os personagens são simpáticos, mas senti a falta de um vilão mais presente. Os caras que aparecem são apenas soldados sem importância até agora. Acho que nisso podia ficar melhor também, afinal, nos CVDZ por exemplo, cada batalha tem um adversário a ser exposto e isso que torna tudo mais bacana. Um adversário legal para a primeira luta contra Lukas seria fenomenal, pois os leitores também se identificam com os bandidos. Quem não ficava chateado quando um cavaleiro legal morria nas mãos de Seiya e seus amigos? Pense nisso, André.^^ Os vilões também precisam de motivação e história pessoal pra existirem.
Na parte de roteiro, André mostra que sabe das coisas, não vi nenhum furo na parte de conhecimento bíblico e nem científico apesar dessa parte ter ficado bem simples e popularesca. Dá pra entender tudo através dos diálogos e isso compensa o desenho ainda inseguro.
Ah! Quase esqueci de uma coisa. Em Salvation tive a impressão de que o mundo todo é cristão e a organização Brilhante precisa acabar com eles para seus planos de novo governo mundial darem certo. Mas o mundo não é todo cristão, apenas 32% são e estão espalhados pelo mundo. Existem oito religiões no mundo que têm menos seguidores, mas são consideradas as maiores incluindo o cristianismo que está no top delas. Mas um novo governo teria que lutar não só contra os cristãos, mas contra todas as outras religiões que dominam o mundo. Acho que seria legal no mangá explicar porque acabar só com os cristãos. 1,3% da população do país é espírita, é a maior comunidade de espíritas do mundo. Como eles veriam o novo governo dos Brilhantes? Afinal, nenhuma religião ficaria satisfeita com o total domínio de outra sem poder exercer seu culto e credo. Como os Brilhantes fariam os outros religiosos aceitarem a marca e viverem do jeito que eles querem, no mundo materialista deles? E convenhamos, nem os próprios cristãos aceitam o outro.Existem muitas vertentes no Cristianismo, Católicos, Luteranos etc... Mas é aquele caso, né? Os cristãos geralmente menosprezam a religião dos outros e em Salvation as outras religiões nem foram mencionadas.E outra coisa que gostaria de acrescentar é sobre os ateus, os que conheço pessoalmente, são pessoas que prezam mais a vida que nós cristãos. Pra eles, a morte é realmente o fim de tudo. Mas não significa que não possuam caridade. Então, nem é necessário que se convertam para ajudar a humanidade. E na história de Salvation, será que eles seriam a favor de mais um domínio? Liberdade é liberdade, mesmo que seja para não crer em nada. Então, o personagem Mateus é um tipo de ateu chato, que eu nunca conheci.^^ E pelo que meu irmão que é físico e religioso, a ciência tem um lado muito bom, que é voltar a trás quando se descobre a verdade de algo. Ao contrário da religião, que dificilmente muda de opinião diante de fatos. Ela chega a ser cabeça dura!
Bom, é isso. Espero que tenham gostado do review e queiram dar uma chance para Salvation. Acho que vcs podem gostar e dar opiniões para ajudar o André. Eu sei que parece enfadonho ler coisas "engajadas". Como se nós fizéssemos um BL mas com o intuito de fazer o leitor descobrir o que é um gay e sua realidade. Mas estamos falando de fantasia e entretenimento e esse mangá pode entreter tbém, apesar de ser engajado, ao contrário do nosso trabalho que não ergue bandeira. E pra quem ficou indignado com a ousadia da publicação, fica uma frase do mangá: Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Beijos a todos.^^
Agradecemos a dedicatória de André! Arigatou!
Soni, muito bom o review, parabéns! Você abordou pontos interessantes. Vou trocar uma ideia com o André, pois também acho que o material tem bastante potencial e pode realmente melhorar. Beijos pras duas.
ResponderExcluirOi Carlos! Obrigada! Também acho que Salvation tem uma grande história para nos mostrar e pode fazer os leitores pensarem em questões muito atuais, e se divertirem também!^^ Beijosss
ExcluirOi Carlos, Oi Soni,
ExcluirMuito obrigado pela resenha, eu gostei muito. Obrigado pelos pontos falados, pelas dicas e pelas críticas. Vou melhorar bastante na segunda edição!
Abraços a todos!