terça-feira, 19 de março de 2013

Tutorial - como criar uma logo para seu mangá.^^

Olá colegas e leitores! Primeiramente quero parabenizar a amiga e colega Lucy pelo níver! Tanjoubi Omedetou!!A Shirubana mandou um beijo tbém!^^

A Lucy me deu a ideia do tuto sobre logo de mangá.  Como criar uma logo legal? Achar um nome pra sua história já é difícil, depois que achamos vem o árduo trabalho de criar a logomarca. Existem umas regras básicas pra isso. Vamos lá:

A logo é a identidade visual de seu produto/obra. O leitor tem que identificar seu produto apenas "batendo o olho" na logo. 

Quando a gente bate o olho, mas não consegue ler ou entender o que é aquilo, a logo está errada. Tem que ser legível. 

No caso do mangá, a logo representa a ideia central da sua história. Se o mangá é ficção futurista não cai bem uma fonte rococó ou infantil, por exemplo. Tbém não se deve ser óbvio demais, por exemplo, o seu mangá é no fundo do mar e a logo é uma letra com água ou onda do mar... 

A logo não pode ser muito pequena e nem muito grande na capa, ela tem que ter uma harmonia. No Japão, por exemplo, as logos são feitas também para caberem nas capas. Pois eles têm a dificuldade da escrita de caracteres.  Em Card Captor Sakura, do CLAMP, a logo tem 3 sílabas para o nome Sakura ( さくら) em hiragana, depois do Card Captor escrito em katakana. Mas Sakura se escreve tbém com um único Kanji ( 桜). Aí vc pergunta por que não usaram o kanji? Por dois motivos: tinha que caber na capa e o mangá é pra criança, a leitura do hiragana é mais fácil para elas. Outro motivo é a folhinha de Sakura em cima da letra ら, que ficou uma graça.^^ O fato de usar palavras em inglês tbém tem motivo, talvez não exista o equivalente na língua japonesa para Card Captor, como aconteceu com o meu mangá, não tem equivalente para Best Seller, a forma em Português é diferenciada apenas por um hífen ( Best-seller). Como o hífen na fonte que eu queria não ficou legal, eu deixei em inglês. O Príncipe da Melhor Seleção ia ficar muito ridículo, pois as pessoas usam a palavra Best Seller no mundo todo e tem todo um contexto por trás. Concluindo, na hora de usar palavras em inglês/japonês, não pense só no fato de estar desvalorizando a nossa língua, mas sim se é necessário mesmo em termos estéticos ou de significado pra obra. Antes de jogar pedra nos brasileiros que usam palavras estrangeiras em suas obras, pense nos V for Vendettas da vida aí...

Eu li nos blogs japoneses que a grande preocupação na criação de logos é essa, usar kanji ou não. Mas voltando ao Brasil, a melhor opção é ser simples antes de mais nada. 

Logos com desenhos redondos geralmente causam uma problemática na hora de situá-los na capa. Imagine o nome de sua história dentro de um lindo escudo. Bom, mas onde colocá-lo na capa pra que não fique pequeno demais ou com as laterias vazias? Talvez colocar o nome saindo do escudo possa ficar melhor e mais legível. 

Logos "pernaiúdos" tem problema de colocação na página, como o logo de Vitral que tem uma asa de borboleta saindo da letra. Ele acaba tendo que ficar mais no centro da capa, não serve pra ficar em cima. A asa de borboleta na logo Vitral tem a ver com a história, por isso, não abandonamos a ideia. A Shirubana não queria fazer uma logo que lembrasse muito um vitral, seria óbvio demais. Como se trata de um vitral, acho que a letra vazada caiu bem e ainda ajudou a não esconder o desenho.  Mas o importante é funcionar e ficar esteticamente bacana.^^ 

A logo tbém pode ter uma identidade feminina e masculina. Dependendo do público alvo, a logo precisa dessa divisão de gênero. Cores, desenhos e fontes muito femininas não caem bem numa história shounen, por exemplo. 

Acho que dá pra evitar o uso de letras de quadrinho só porque é quadrinho, ou fontes que lembram Japão só porque o trabalho é mangá. Isso pode empobrecer a sua logo. 

Logos que levam o nome do personagem principal devem ter a ver com o personagem e obra tbém, não se pode jogar qualquer fonte e desenho. ^^

Resumindo tudo isso, a logo é o grafismo da obra e tem história que o título em si é a logo, não precisa de desenho ou símbolo para gente identificar a obra.


Se você quiser criar suas próprias fontes pra evitar usar fontes com direitos autoriais, existe um programa para criá-las. Baixe aqui.

É isso. ^^ 


12 comentários:

  1. Valeu Soni! A fonte que quero usar é uma aquelas cursivas bem elegantes sabe...? Eu ia fazer à mão, mas já que têm fontes do tipo, acho que é melhor. Eu pensava que todos os títulos eram desenhados à mão e que não se podia usar fontes prontas, rs...
    AH! Me ajudou bastante! Eu ia cometer muitos erros dos aí citados... e.e

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, vc pode usar desenhos, mas não precisa ser todo o logo desenhado. Antigamente se desenhava porque não haviam fontes legais prontas pra usar. Os símbolos podem ser desenhados e vetorizados para vc usar sempre e em todo lugar.^^ O mesmo vale pras letras. Se vc desenhar seu logo todo e por ventura perder o desenho, vai ter que sambar pra fazer outro, mas usando as fontes vc não corre tanto esse risco, mas anote o nome da fonte que usou e guarde a fonte numa pastinha.^^
    Que bom que foi útil.^^ beijosss

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas como sempre Soni. ^^ Posso sugerir só uma dica também? É bom tomar cuidado porque tem fontes que estão na internet mas não tão gratuitas, acho que é legal só dar uma olhada também no tipo de licença da fonte pra não ter o risco de ter problema com os direitos autorais.

    ResponderExcluir
  4. Aah, era isso que a Vanessa falou que eu estava pensando! Pensei que por direitos autorais cada um desenhava a própria fonte. Vocês criaram seus logos com fontes grátis também?
    Ah, e sobre não sair matando o português... Eu deveria não usar a palavra love no meu título?? o.O Acho uma palavra tão "universal"...

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tuto muito bom complementou aquela da capa

    ResponderExcluir
  6. Ah sim, bem lembrado, Vanessa! Tem fonte que tem que comprar, mas nos sites que tem fontes gratuitas tem fontes que não cobram direitos e qualquer um pode criar sua própria fonte, existe um programa pra isso. Vc pode criar fontes e até disponibiliza-las pra download.
    http://www.baixaki.com.br/download/fontcreator.htm

    Tá aí o programinha! Divirtam-se!! Vou colocar no tuto.^^

    ResponderExcluir
  7. rsrs É, eu coloquei depois! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do tuto sobre logo. Soni será que tem como você da uma olhada na capa do meu mangá, por que acho que da forma como coloquei já está caindo como logo e queria saber se deixo assim ou não.

    ResponderExcluir
  9. Olho sim. Me envia por e-mail contato@futagoestudio.com.br

    beijoss

    ResponderExcluir
  10. Novamente muito obrigada pela atenção.... Beijos
    Meu nome é Alessandra apesar de ir como AnimeArt....prazer em conhecer.....

    ResponderExcluir
  11. Soni já lhe enviei será que foi? As vezes mando algo e não vai, por isso perguntando...Obrigada pela atenção....

    ResponderExcluir