sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quanto ganha um mangaká no Japão. ^^

Olá, caros colegas mangakás!! Os Kits de Pena G + Cabo acabaram em 3 dias, mas eu já encomendei mais Penas G com o meu tomodachi do Japão. Tbém pedi os nanquins, réguas e outras coisas que os mangakás usam por lá. Espero que ele consiga achar tudo. ^^ Claro que um potinho de nanquim vai ser meu! hehehe Também quero experimentar.

Ah! Estava pesquisando sobre a vida e trabalho de mangakás no Japão e descobri quanto ganha um mangaká iniciante. 
Pra ser um mangaká é preciso se formar na escola normal primeiro. Educação é tudo!
A seleção é feita primeiro por um editor, depois  a obra do futuro mangaká é publicada ( uma história de amostra) e o público dá o feedback escolhendo qual chama mais atenção. Não se trata de uma votação, mas uma resposta espontânea do público. Se chamar a atenção, o futuro mangaká passa a ser liderado por editor responsável que o "treina" pra ver se ele dá pra profissão. Isso tem até no Bakuman, todos devem ter visto. Os editores ficam todos em Tóquio, então, o futuro mangaká é obrigado a morar perto de Tóquio. Mesmo com o avanço da internet, é preferível estar ao redor das editoras ainda. Tudo é negociado pessoalmente. As editoras preferem os artistas que já trabalhem em dojinshis ou tenham sido assistentes de alguém. Mas quanto ganham? Isso não tem no Bakuman, pois soube que os artistas são proibidos de revelar quanto ganham, porém, um deles revelou e eu li num blog japonês!

Segundo o que li, um mangaká ganha cerca de 8 mil reais por 40 páginas feitas, que dá 200 reais por página. Porém, ele vai ter custos com assistentes ( 200 reais por dia, esses assistentes  não trabalham todos os dias.), material, aluguel do Taku ( apartamento ), que custam uns 150 reais mensais ( acreditem!! Deve ser um buraco de rato...), água, luz, alimentação e internet. Sem falar que eles dormem num saco de dormir que custam cerca de 500 reais. Também existe uma taxa de armazenamento dos manuscritos, pois eles não têm onde guardá-los no taku. Não ficou claro se isso fica na editora. Quando o mangá é compilado, ganha-se mais. Quando o mangá vira anime, o artista ganha mais e também fatura com os produtos licenciados. Cerca de 10% dessas coisas. Os mangakás de sucesso ganham milhões e podem morar onde quiserem. Mas é legal saber que dependendo do sucesso, o ganho aumenta. A meritocracia é usada no Japão.

Supondo que um mangaká faça as 40 páginas por mês, ele tem uma renda anual de cerca de 90 mil reais. Pelo que pesquisei, um mangaká ganha o equivalente a um artista iniciante na Pixar, que ganha 60 mil reis anuais, mas a diferença é que um artista na Pixar trabalha "menos", tem mais liberdade, apesar de ter que cumprir uma meta mensal. E pra ganhar mais na Pixar é preciso subir de cargo e fazer parte da equipe criativa. O mangaká, por sua vez, trabalha com obra própria e o sucesso depende unicamente dele e de sua criatividade. hum... não sei porque fiz essa comparação com o povo da Pixar... eles não fazem quadrinho, mas é desenho também...acho que foi a renda anual...rsrsrs

No Brasil, infelizmente, não é toda editora que paga por página, geralmente se ganha por porcentagem de venda. Por isso, não compensa para um mangaká nacional fazer mais de 60 páginas por edição, caso contrário, o trabalho sai de graça se não vender acima de mil cópias. Como não existe uma editora com uma revista como a Jump (que vende por si só), nós dependemos mais ainda de nós mesmos. Afinal, não dá pra "encostar" no mangaká de sucesso do momento! rsrs Mas isso não seria bonito de fazer, né? rsrs Temos que ter orgulho próprio sempre!
Claro que existem editoras que pagam melhor que no Japão, que é o caso da Abril que paga 500 reais por página de quadrinho dentro da revista Recreio, por exemplo. Pena que não publiquem mangá nacional ainda.

Depois dessa ligeira pesquisa, vi que ser mangaká é igual em qualquer parte do mundo, o trabalho é o mesmo e ganha-se pouco até no Japão ( em termos de custo de vida ). E lá é pior, porque é preciso ter qualidade alta e chamar atenção, a concorrência é grande demais. A diferença é que no Japão há espaço pra todos e é comum tentar. Faz pouco tempo que surgiram as faculdades de mangá, que ajudam a diminuir o tempo de aprendizado da arte, entretanto, não é garantido que o diploma faça o artista ser alguém de sucesso... como em todas as profissões, né?

Estou pesquisando ainda, mas no Bakuman, o personagem diz que mesmo sendo um mangaká de sucesso, a profissão não é reconhecida pelo governo. Ou seja, eles são considerados desempregados e sem profissão definida. Ao passo que aqui no Brasil, a profissão é reconhecida. Dá pra tirar a carteira profissional e se aposentar como artista quadrinista. Existe até visto especial pra artista viajar ao exterior. No Japão não sei como é.

Concluindo, é bom não achar que a grama do vizinho é tão mais verde assim ( apesar de ser mais verde), lá tem que desenhar tanto quanto em qualquer lugar do mundo pra ser alguém e tomar cuidado com as editoras, andei lendo que existem muitos processos por roubo de manuscritos e direitos autorais. Falta de pagamento, etc. Coisas que rolam em todos os lugares. Temos que nos inspirar nas histórias de sucesso dos grandes mangakás, mas saber que não foi fácil pra eles, como não é pra nós aqui. Temos, obviamente, desafios a mais, porém, Deus dá o frio conforme o cobertor. Aqui é preciso mais vontade e coragem de desbravar.

sábado, 14 de janeiro de 2012

PENA G importada do Japão!

Olá, colegas mangakás!! Já estão disponíveis na loja do Futago Estúdio as PENAs G com o cabo, importadas do Japão. Ou seja, as originais usadas pelos grandes mangakás japoneses!
Olha o kit aí!!^^

São apenas 5 kits, cada Kit contém 3 penas G + o cabo da NIKKO. Não sei se vai dar pra conseguir mais no futuro. Quem estiver interessado, basta comprar pelo pague seguro, por boleto ou cartão, em até 9 vezes!! Muito bom isso.^^ Clique aqui.

Pra quem deseja ser profissional, vale a pena adquirir algo usado no Japão pelos profissionais, né? Fizemos o kit já com o cabo para facilitar a vida!! Não sabemos se os cabos daqui dão pra encaixar as penas G corretamente, então resolvemos não arriscar vendendo as penas sem os cabos.
Desde o ano passado, quando soube da pena G pelo mangá Bakuman, que estamos atrás dessa pena bendita. Nós vasculhamos as lojas da internet e só achamos a pena G Ingland, que é baratinha, mas não era do mesmo material, e vende uma só com correio absurdo, que a torna com preço de importada, isso sem o cabo... As lojas dos EUA, não enviam pra cá e a falta de cartão internacional limita a gente de conseguir comprar. Sempre compro CDs na Cdjapan, que faz via IPMO, não precisa de cartão. Mas as papelarias japonesas não vendem para overseas, pelo menos não achei. Bom, pra conseguir essas penas eu tive que incomodar meu amigo e fazer dele meu shopservice!! OMG! Gomen!! Mas foi por uma boa causa!! Doumo, doumo, doumo!!

Qualquer dúvida, estou aqui pra tentar responder. Ainda não fiz o tutorial de como usá-las, mas em breve estará aqui no blog como um tutorial fixo.
Também recebi 3 penas TS-5, vou experimentar.^^ 

Estou usando a minha Pena G e estou gostando muito do resultado, apesar de alguns pequenos acidentes com o pote de nanquim...^^ Agora coloco o potinho dentro de outro pote, pra caso ele vire, não caia na mesa. Eu e a Shiru somos muito afobadas e desastradas. Nós temos uma coleção de copos e xícaras sem par depois que assumimos a cozinha. Não tem nenhum prato que não seja lascado nas bordas. Ou seja, como donas de casa somos excelentes mangakás!
Ganhei uma xícara no concurso da TVAnimax e tomo o maior cuidado com ela, espero que a Shirubana não quebre a minha xícara...rsrs Ah! Foi graças a Animax do Japão que descobrimos o Kuroshitsuji.^^ Por falar em anime, ontem baixei 2 capítulos da quarta temporada de Natsume Yuujinshou e o anime todo do Shinrei Tantei Yakumo. Tbém andei assistindo mais doramas sem legenda ( sempre acho meus doramas sem legenda ou legenda em chinês!). Os seriados de investigação são bem complicados de entender, infelizmente. Mas é divertido.^^

Bom, é isso, gente! Logo terei mais novidades para os leitores dos nossos mangás! ^^

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dia Nacional do Yaoi! Vamos comemorar!!

O blog do Blyme está comemorando o Dia Nacional do Yaoi.^^ Dia 8 de janeiro.

Pra comemorar, a Shirubana colocou em seu blog a capa do volume 3 de Vitral e uma amostra de página. Visitem aqui.

Infelizmente eu não terminei a capa do meu yaoi que vou lançar em breve.^^ E nem pude fazer o desenho do yaoi do Ju-Sama. Gomen Ju!! Mas essa semana eu faço. Vamos criar a semana do yaoi...rsrs
Deem uma passada no Blyme e tbém no blog da Shirubana.

Eu e a Shirubana desenhamos yaoi desde os treze anos de idade ( já contei isso aqui no blog^^), isso foi a long time ago, quando nem se falava em mangá no Brasil, nem se tinha ideia do que era isso. Nem nós! Apenas desenhávamos algo baseado nos animes que passavam, as pessoas chamavam de desenhinho japonês. Fazer yaoi foi algo muito natural pra gente. Eu juntei um personagem com outro e isso ficou muito louco e divertido. Mais tarde descobrimos que esse gênero existia no Japão pra nossa alegria e por coincidência macabra do destino, nosso primeiro mangá original que ganhamos foi um yaoi!
Uma surpresa agradável foi descobrir que dentro do gênero yaoi/BL, existem vários tipos de histórias, desde de as que fazem a gente se emocionar, até as que fazem a gente chorar de rir! Muitas autoras nem são conhecidas aqui, mas existem obras que se tornaram mundiais, como Junjou romantica, Gakuen Heaven, Yami no matsuei, Loveless, etc. Uma das características de yaois mundiais é que eles geralmente não são explícitos sexualmente, são até românticos.
Em 2006, comprei um tankobon chamado Cobalt, que tinha uns contos ilustrados ( light novels de yaoi) e achei muito legal. Grandes mangakas ilustram esses contos. Então, criei o meu conto e a Shirubana também, que hoje é o mangá Vitral. Em breve vou lançar meu yaoi que também era conto. Espero que gostem.^^

Feliz Dia Nacional do Yaoi pra todos!!




quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Coisa de fã...^^ Meu encontro com Kamijo...

Hoje eu fui assistir o DVD novo do Versailles e me vi nele!!^^ Esse é o print que dei na imagem de mim mesma babando no Kamijo... Foi no meeting de 2010. É o momento que ele assinou o meu encarte do JUBELEE. Quase morri!!! Eu não sabia que tinha feito essa cara tão idiota na frente do kamijo... que vergonha. Me vi em slowmotion...af!! Mas adorei porque não podia filmar nem fotografar, então essa é a lembrança mais bacana do dia que encontrei kamijo pela primeira vez. Burajiro desu!!! Thank you desu, Versailles!! O Ju-sama aparece tbém, mas lá no fundinho.^^ A Shirubana deu graças a Deus de não aparecer no DVD porque estava usando um gorro velho porque tava muito frio e ela esqueceu de tirar na hora do meeting. KKKK Bom, como fã de kamijo e Cia, aparecer num DVD é uma honra... coisas de fã.


E este desenho fofo aí é da Shiro-chan, fã do PDBS! A Shiro fez esse fanart e me enviou. Obrigada!! Adorei!! Aliás, o traço da Shiro é muito legal e ela tem muito potencial. Ela diz que está começando, mas está ótimo, né? O Dark Pedro, com esse olhar safadinho, é uma graça! A Shiro tem deviant : wallube.deviantart.com
Tem o desenho dela do Vitral também, que ficou muito legal!! Daiji e Tsumi juntos...uhuhuhu A Shirubana vai postar em breve.^^

Eu estive desenhando muito esses dias, até fiquei com dor na mão. Estou usando a Pena G e espero que gostem do resultado. Tbém deu tempo de dar uma mudada no site, vai ter tradução em inglês e japonês. Só não vai ter espanhol porque não sei essa língua ainda... nada mesmo! E vai ter a parte do áudio drama, claro.^^ Se o Lucas não me enviar as falas novas do Paulo Lebre, o áudio vai ficar do jeito que tava... rs Pretendo fechar esse projeto ainda esse mês. Mas eu sei que o Lucas tá de férias, não vou encher o saco dele. ^^ O Roger, que faz a voz do Pedro e o Xon, que faz o Theodore, se encontraram no aeroporto de Salvador! Recebi a foto!! Que fofos!!! Se eu soubesse que eles eram da Bahia, teria me encontrado com eles ano passado. Mas ainda vamos nos ver pessoalmente! ^^
No mais, tô super feliz. O ano já começou legal pra mim com essa surpresa do DVD, fanarts e muitas outras coisas.^^