quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Visita no Futago.^^

Oi gente! Como estão?^^ Desculpem a demora para postar. Essa semana, eu e Shirubana estivemos bastante ocupadas desenhando, artefinalizando e escrevendo. Eu estou escrevendo uma nova história... me empolguei e acabei com dor na mão de tanto digitar.^^ Entre a produção d'O Príncipe do Best Seller, eu tento me dedicar a outros projetos também. 
Ontem, tivemos a visita da Jamilih aqui no estúdio!!  Ficamos horas conversando sobre mangá, dublagem e outras coisas. Adoramos te conhecer!! Agora que vai trabalhar pra cá, a gente com certeza vai se ver mais. Adorei saber mais sobre os projetos da Jamilih, que pretende publicar também. Boa sorte, amiga!!! ^^ O Ju-sama estava aqui também e o Simon. Nossa! O Futago estava uma bagunça só rsrs. Vergonha*   Espero que a Jamilih goste do mangá do Vitral que a Shirubana autografou. Muita gente não encontrou Vitral nas bancas, só O Príncipe, então o jeito é comprar  com a gente na nossa loja do site ou pessoalmente mesmo. Os volumes dois ainda não foram lançados, mas logo serão.^^ Aguardem só mais um pouco. Talvez os volumes 3 saiam juntos com o dois, ainda não decidimos isso com o editor.
Estou também dando um trato no site do estúdio, vamos ter novidades lá!Desenhos novos dos nossos mangás e muito mais surpresas! 

Ah! Obrigada pela visita Jamilih!!Espero que seu dog se recupere logo. Sei como é, semana passada nosso gato ficou uma semana internado na clínica veterinária depois de ter ingerido um rato envenenado... A gente fica até sem conseguir dormir. Mas hoje, o meu gato já voltou às suas atividades normais de gato, ou seja, comer, dormir e perseguir insetos. Na hora da refeição às vezes acontece uma briga entre ele a gata, chamamos de Faixa de Gaza. Na maior parte do tempo eles se dão bem. Minha ídola, Kouga Yun não teve a mesma sorte, o gatinho dela morreu semana passada, teve até cremação. Li isso no twitter dela que estou seguindo.^^ Descobri que ela tem um filho de 10 anos que ficou triste com a morte do bichano. Aliás, Kouga tem muitos gatos, um mais lindo que o outro. Um deles costuma dormir sobre o aquecedor de seu estúdio. Nada bobo esse bichano. ^^






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tutorial - como passar o roteiro de mangá para o papel

Passar o roteiro para o papel, ou seja, desenhar seu roteiro, a primeira vista, parece simples, mas a tarefa torna-se complicada quando não se tem experiência. Afinal, as possibilidades são infinitas! Porém, existe um modo de tornar a coisa mais fácil em apenas três passos.^^
Depois que escrever todo o roteiro, releia e imprima. Geralmente imprimo o capítulo que vou desenhar, no caso, imprimo o volume com os dois capítulos que vão para o mangá. Depois, vou lendo e dividindo por página de acordo com a ideia que está na minha cabeça. Faço isso com todo o roteiro e assim sei quantas páginas terei por volume. Tento sempre deixar o mesmo número de páginas por volume. O engraçado é que sempre dá certo.^^ Mas não desenho de imediato, vou imaginando as páginas na minha cabeça ao longo do dia, depois faço rascunhos com as ideias, de acordo com a divisão que fiz anteriormente. Os rascunhos são páginas em miniatura.
O roteiro sempre deve ter espaços para anotações e mudanças de frases ou cena. Anoto as novas ideias à lápis.^^ Só depois disso que começo a desenhar.
Vamos aos passos!

Primeiro: divida a página em quadros, lembrando que é bom não passar de seis quadros por página. Tem página que fica boa com oito quadros, mas é bom verificar se não ficou poluído e confuso. Seja simples ao dividir os quadros para que o leitor entenda a ordem de leitura. O primeiro quadro deve ser maior, pois será onde ficará o cenário. ^^ Isso é para a primeira página de seu capítulo.

Segundo: coloque os balões e escreva as falas dentro deles seguindo o roteiro. Lembrando que os balões são muito importantes, pois através deles que os leitores vão entender a maior parte da história. Não esqueça das onomatopeias, elas devem ter seus lugares também.

Terceiro: desenhe os personagens e cenários de acordo com o roteiro e seguindo seu rascunho. Pronto! Sua página está feita!

Simples, não é? Mas vou dar uma dica, o mangá deve ser desenhado de duas em duas páginas, pois é assim que o leitor vê o mangá ao abri-lo. Trabalhe a quadrinização de duas em duas páginas. Outra dica é, não artefinalize logo de imediato, guarde por uns dias e depois pegue para reler. Se você não entender seu próprio desenho, cena ou fala, é bom refazer!
Outra dica é: identifique a cena importante de cada página. Geralmente é uma cena mais forte ou que resume a ideia da página. O restante é criatividade e talento no traço. Ah! Não tente enfeitar muito a página, como por exemplo, desenhar coisas que não têm a ver com cena ou dar enfoque ao personagem que não está falando ou interagindo com os outros. Ou até fazer flores no fundo sendo que a cena é de tensão...

Quanto mais familiarizado você for com o mangá, mais fácil será a construção do seu. Desse modo, você vai poder saber quando a cena deverá ser de página inteira, quando os quadros devem ser tortos, abertos... etc. O importante é treinar sempre! Faça a página de vários jeitos até achar um que fique realmente do seu gosto. Com o tempo, essa tarefa vai ficando cada vez mais simples. ^^

Mas se ainda estiver complicado faça um exercício simples, pegue seu mangá favorito e abra em uma das páginas, observe o desenho e em seguida descreva a página escrevendo as ações da mesma com as falas do balão e tudo. É um processo ao contrário que ajuda muito a entender como funciona o mangá. Você vai se assustar com a simplicidade, afinal de contas, o mangá deve ser feito com dinamismo. Ele não é enrolado, não é um livro. Tente também descrever o sentimento que vc acha que o personagem passa no quadro do mangá. Mas seja simples nessa descrição de sentimento também. Não crie em cima, descreva o que vc está vendo. E é isso.^^ Com a prática dá até para escrever roteiros para outros desenhistas.

É assim que fazemos aqui no Futago Estúdio. Espero ter ajudado.^^