Essa semana, eu e a Shirubana fomos tirar os livros do armário e no meio deles havia um livro do Érico Veríssimo, Olhai os Lírios do Campo. Era uma edição de 76 que o meu pai comprou para nossa irmã mais velha quando ela estava na escola, já no ginasial. Eu e a Shirubana éramos bem pequenas, acho que a gente tinha uns 6 anos, mas o nosso ímpeto de desenhar era tanto que a gente desenhou no livro todo!! Os nossos irmãos queriam nos matar por isso!!rsrs A gente fazia animação nas páginas e não estávamos nem aí se era livro.
Mas eu resolvi ler o livro, que está sem capa e descobri que falta uma página... O problema é que eu tenho uma séria alergia a livros antigos... Minha mão começou a coçar, depois o nariz e em seguida eu tive um ataque alérgico no corpo todo! Mesmo assim eu consegui ler bastante. Infelizmente não deu mais e eu vou ver se compro uma edição nova. O livro é bem interessante. Claro que eu não achava isso na escola! Preferia livros de mistério e aventura...
Infelizmente, os cupins destruíram a maioria dos livros que estavam guardados. Sorte que eu guardo os mangás em outro lugar, numa estante de metal.
Confesso que fiquei revoltada e triste com a forma que o Eugênio pensava e tratava o pai dele no livro do Érico Veríssimo. Não dava o menor valor e culpava o coitado por não ter nascido com nome e dinheiro. Achava que o pai devia ter lutado pra ser alguém e dado a ele uma vida mais fácil. Eu chorei na parte que Eugênio está ao lado de dois amigos ricos e importantes e o pai dele vem na direção deles e Eugênio o ignora! Finge que não conhece o próprio pai pra não passar vergonha... Imagine só fazer isso com um pai!! Alguém que faz o possível pra te sustentar! E o mais cômico desse personagem é que ele se sente tão lá embaixo que nem estando ao lado de gente importante ele se sente merecedor, simplesmente por ter nascido pobre! E eu conheço gente assim, acredite. Gente que perde oportunidades simplesmente porque se acha um lixo, não adianta nem tentar nada, seu próprio esforço não significa nada, apenas por não ter família nobre. Isso me remete ao mangá. Tem gente que se torce todo pelo simples fato de não ter nascido japonês, no Japão! Pra fazer um autêntico mangá deveria ter nascido lá. Mas quem disse que um ser humano não pode fazer determinada arte simplesmente porque nasceu do outro lado do mundo? Ninguém. E como Eugênio, ninguém estava nem aí se ele era pobre ou sem nome...Ele que se cobrava essa condição pra ser respeitado. Ele queria ser médico pra tratar os pobres, mas quando viu os pobres de perto, gente mais pobre que ele, sentiu nojo e desistiu de curar os miseráveis. É até engraçado esse personagem. E ele estudava numa escola pra ricos, o Columbia College. Mesmo assim, não tinha orgulho porque era bolsista. Isso nos faz pensar no quanto somos materialistas e medimos a nós e aos outros pelo nome ou pelo que temos. Que coisa vazia, né mesmo? Queria terminar o livro...
Mas segundo a Lei da Atração e O Segredo, temos que ser gratos pelo que temos pra poder conquistar mais na vida. Não é errado querer ser rico, bonito e famoso. O errado é ter raiva de não ser assim ainda e ficar lamentando como o Eugênio que sua vida não é fácil. Tudo no mundo foi feito pra nós. Ter inveja também é muito ruim. Temos que ficar felizes com as conquistas das pessoas e admirá-las.
Seja grato que tudo que vc deseja virá pra vc como presente na vida. Como disse o Gaspareto, dê o melhor de si quando o salário for baixo! Trabalhe com alegria e não com raiva, nem com desespero. Logo será promovido ou conseguirá um bom emprego.
As vezes ficamos com raiva das contas, mas esquecemos de agradecer por termos dinheiro para pagá-las. O sentimento de falta de dinheiro atrai mais falta ainda.
Ficar preocupada com as coisas, não ajuda. É difícil pensar positivo quando estamos lá em baixo, num dia ruim. O segredo é se desconectar do problema e buscar fazer algo de que realmente goste. Algo que vc ame fazer, ver, ter. Isso sempre funciona! Pense nas conquistas anteriores, nos momentos felizes que teve e logo sentirá algo bom e o problema que não tinha nada a ver, será solucionado como mágica! ^^
É isso!