quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lendo Dragon Tales!! Pequeno review.^^

Ontem eu recebi um e-mail de uma menina que disse que fez um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC e falou de quadrinhos. A tese era sobre quadrinhos. Ela falou dos mangás do Futago tbém. Eu fico muito honrada com isso e agradeço muito. Queria ler a tese logo. ( vaidade...)^^  Fiquei surpresa tbém com o fato dela ter feito seu próprio mangá para esse tcc. Ficou muito bom e espero que ela invista nisso e galgue uma carreira de mangaká. O nome dela é Camila C. Poszar e o mangá chama-se Dragon Tales. Visitei o site do projeto e achei muito bonito e organizado. Ela disponibilizou o primeiro capítulo pra ler e eu li. ^^ Bom, isso me fez lembrar do site do Futago no começo, quando eu e a Shirubana fizemos o site e colocamos o primeiro capítulo pra todos lerem e sem perspectiva de publicação. Hoje eu vejo que isso funcionou muito bem e acho que é o caminho certo. Quem quiser conferir acesse o site do Dragon Tales. Ela deixou eu postar um desenho aqui de amostra para divulgar. Ela pediu a minha opinião sobre o projeto. Então, vamos lá.^^
O traço dela me lembrou de um colega meu que também é muito fera. ^^ Eu acho que ela foi muito feliz/esperta em fazer Artes e ainda usar o tempo da tese para fazer o projeto dela. rsrs Quem disse que não dá pra conciliar estudo com mangá? rsrs Mas voltando ao mangá Dragon Tales...pelo nome vcs já sacaram que é fantasia, né?  Porém tem um toque cotidiano no começo, porque a personagem Eliza é uma garota aparentemente comum. Eu gosto da parte cotidiana que a autora fez, não ficou demais nem de menos. Isso faz a gente simpatizar com a personagem antes dela embarcar na aventura. Isso é um acerto de roteiro ao meu ver, pois a gente deve introduzir o personagem pensando na curva de interesse do leitor. Muita informação, luta e aventura logo de cara distancia o leitor do personagem. No começo do mangá as pessoas ainda estão se acostumando com nosso traço, nossa narrativa e ambientalização, por isso é bom saber a hora de introduzir o leitor na aventura. O cotidiano de Dragon Tales não me deixou entediada, pois os personagens são bem trabalhados. O Haziel é o melhor amigo de Eliza e tem um certo potencial para namorado. rsrs Mas o cara é devagar... Bom, mas tem motivo e eu não posso dizer para não fazer spoiler. Tem bastante humor também porque Eliza vê um dragão e acha que  é cosplay! Eu ri muito disso. Destaque pros personagens gêmeos, o Gabriel e Daniel. Eles lembram um pouco as gêmeas do CLAMP e os gêmeos da Bisco Hatori, mas eles têm mais motivo de serem gêmeos que nos mangás famosos. Isso ficou bem criativo. Interessante os nomes de anjos para meninos que vivem num mundo de Dragões. Fiquei intrigada, será que é mistura de algo angelical com dragões? ( eu não sei se isso é de praxe em mangás com dragões, pois sou bem por fora desse estilo, gomen! ) Ela colocou páginas coloridas no começo mostrando toda sua técnica de pintura. Achei legal isso. O texto é fácil de ler e de entender.
A única coisa que acho que pode melhorar é o cenário, tem ótima perspectiva porém o ponto de ônibus não ficou parecendo um ponto de ônibus e não deu ideia de rua. Ela usou o recurso do mesmo tipo de piso pra dar profundidade nas cenas, mas isso faz a gente achar que está sempre num interior, num piso frio. Calçada e árvores precisam de mais atenção da Camila. E senti falta de cenários externos, como a escola do lado fora no começo, o shopping do lado de fora, a casa da Liz. Isso é regra do mangá no primeiro capítulo, ou seja, temos que mostrar bastante os cenários externos, mesmo eles sendo comuns. Porque mesmo a gente sabendo como é uma escola e uma cidade grande, o leitor sente a necessidade de se localizar e saber onde o personagem está. É sempre bom imaginar que o leitor é um visitante que nunca esteve no seu mangá antes, ele não sabe onde o personagem está, nem o que ele tá fazendo. Tudo é pela primeira vez. O desenhista é o anfitrião que vai mostrando tudo ao visitante novo. Mas a Camila sabe desenhar bem o cenário sim, é só questão de mostrar o exterior, depois o interior e ter mais referências reais.
Ficou muito bom o cenário da cidade da outra dimensão mostrando que tem criatividade pra criar designe diferentes. Deu um destaque pra cidade e a gente logo vê que Eliza não está mais no planeta Terra.
Achei que uma página inteira com o dragão na rua ficaria fantástico também ou até mesmo uma página dupla com o dragão de duas cabeças, ia arrebentar! O quadrinho no meio da página fechou o dragão. Os prédios bem desenhados podiam dar uma dimensão melhor do dragão ao leitor. Tipo a cena dos angels no mangá Evangelion, onde eles aparecem do lado dos prédios pra mostrar o tamanho deles. Mas ficou bom o que ela fez. Gostei dela ter usado os balões pra passar ao leitor  que o dragão é tão perfeito que tem até escamas e parecia respirar. Isso foi perfeito, pois no quadrinho, nem tudo o leitor pode ver, incluindo cores, sentimentos e pensamentos. Dá pra ver que ela gosta de desenhar dragões, o fato deles estarem bem feitos mostra isso.^^
Na hora que a Sophia aparece fiquei um pouco confusa porque ela aparece do nada e ela não interage direito com a Eliza. É de propósito, mas eu não saquei de cara o que estava acontecendo. Acho que um destaque maior para um personagem novo que surge seria legal.
Depois eu vou passar pra ela a fonte para balão que fica melhor de ler. Outra coisa que ao meu ver podia mudar é o contorno dos balões, achei grossos demais dando muito destaque a eles sem necessidade. Balão mais grosso dá impressão que o personagem está gritando ou falando grosso.
O símbolo que abre o portal ficou muito lindo!! Adorei. Podia até ser usado como logo no título do mangá. Aliás, o logo tá pequeno na capa. Talvez se as palavras se juntassem um pouco mais poderia aumentar as letras pra dar mais destaque. Sei que é duro ter que colocar uma letra grande em cima da arte que a gente fez, mas o logo é 40% da capa, então tem que planejar o lugar só pra ele sempre! ^^
Em termos técnicos, faltou a margem de segurança nas páginas. Pra internet ficou bom, mas se for impresso vai perder muita coisa e cortar balões e cenas importantes. Infelizmente as gráficas cortam até 1, 5 mm da página da gente! Não é a-toa que chama sangria...
Fora isso, tá muito bom e vejo que a Camila tem um enorme potencial e pode ser uma mangaká boa. Já é.

Ultimamente tenho visto muitos trabalhos bons na internet, trabalhos de nível alto como esse. Também gosto de ver as pessoas que publicam página por página, desde o começo e chega um dia que está pronto! Tem gente que estuda e trabalha, mas mesmo assim conseguem se dedicar à obra. Mesmo com o olho frito de sono e o corpo doendo a obra sai!!
Na verdade, com esse post eu tô inaugurando os posts de review de mangás nacionais promissores.^^ Espero que gostem e me indiquem suas obras pra eu ler! Vou dar preferência para quem tem o primeiro capítulo pronto. Eu não vou criticar, vou só dar dicas de acordo com que eu entendo do que faço. Mas eu vou falar mais como leitora, com o mesmo respeito que tenho com os mangakás do Japão. A ideia é mostrar o que temos de bom e aproveitar para passar conhecimentos um pro outro. Fui no evento no sábado e troquei muitas ideias com colegas sobre pintura e quadrinhos. Só de olhar a pessoa trabalhando ou ouvindo uma observação sobre a nossa obra dá pra melhorar muito. Acende uma luz! Foi muito bom conversar com pessoas que leram meu mangá ou que leem meu bloguinho. São outros pontos de vista. A gente sabe que tem que melhorar, mas nem sempre sabe como. Foi conversando com os fãs que notei que passei uma ideia sobre o Paulo Lebre que eu não tinha planejado mesmo! A Shirubana tbém viu isso no mangá Vitral volume 3. Tem gente que achou que o Especial foram cenas censuradas pelo Carlos Costa! Mas não foi.^^ Por isso que eu acho importante a gente falar das obras que leu, sem crítica acusativa sem nem ter lido, mas com as nossas impressões e trocar técnicas. Tive ajuda de alguns colegas profissionais que estavam publicando até no exterior no começo e isso me ajudou a publicar, sem dúvida, mas seria maravilhoso se tivesse recebido feedbacks antes de publicar como estou recebendo agora. Os leitores ajudam mais ainda! Confesso que fiquei com medo de lançar o volume dois, principalmente porque o editor disse que estava preocupado com a continuidade... Mas eu vi que os leitores entenderam a minha proposta e gostaram da continuação.
É isso! Vou indo!!^^


17 comentários:

  1. Oba! Vou ver esse mangá! Acho que termino o 1º Capítulo de Santo no final de dezembro ou começo de janeiro, por causa das correrias de fim de ano! Aí quero uma análise dessas tbm!!!! Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!! Tbém quero ver seu mangá e ajudar na divulgação!^^ To na torcida por Santo! Acho que será um ótimo título na linha fantasia tbém.
    Depois me conta o que achou de Dragon Tales, se vc concorda comigo ou tem seu parecer.^^ Vamos ajudar a Camila a divulgar.
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Ah!!! Nossa! Obrigada mesmo pelo Review! ^_^-

    É sempre muito bom receber críticas construtivas! Pode ter certeza que colocarei tudo em prática no próximo capítulo!! Como muito em breve estarei livre do TCC e também da faculdade, vou poder me dedicar muito mais aos meus projetos, apesar de precisar ir trabalhar, mesmo assim terei mais tempo de me dedicar aos meus pontos fracos.

    Ah! Achei que ninguém notaria as escolhas dos nomes pros meninos!E sim, foi proposital! Mas não que a trama tenha alguma relação com anjos não, eu apenas achei que seria interessante se eles possuíssem esses nomes, há outros motivos também, mas no decorrer da história eles vão sendo mostrados!

    Fico realmente muito feliz que tenha gostado do meu projeto, de verdade mesmo! Não tem noção de como estou feliz por recebido um review, mesmo com os puxões de orelha! Mas enfim, é assim que funciona, neh? Se não fizer errado não dá pra saber como é o certo a se fazer! E é sempre bom ter pessoas que apontem nossos erros, muitos as vezes nem conseguimos ver sozinhos, e principalmente, fazendo isso sem ofender!

    Agradeço mesmo por tudo!! ^_^-
    Camila.

    ResponderExcluir
  4. Soni, gostei muito da sua opinião sobre o mangá.
    Sua opinião está ótima e tenho que concordar contigo, a coisa do cenário vc tem razão, eu não sou um profissional de mangá mas sempre tenho a necessidade de criar o cenário pra mostrar para todo mundo onde o personagem está e o que está acontecendo e também como leitor gosto de ver primeiro o cenário pelo menos uma vez do lugar. Concordo com os balões também, mas o engraçado é que ficou bem HQ mesmo o mangá por causa do estilo do balão, outra coisa é as linhas do quadrinho que ficaram grossos também, eu acho que esse tipo de linha é usado pra flash back néh?. A fonte ficou um pouco pequena mesmo de ler, mas o que adorei no mangá dela foram os detalhes ricos em cada roupa, cabelo e cenário e sem contar a pintura magnifica que me deixou com inveja XD.

    Adoraria divulgar o mangá dela pelo meu blog, vou perguntar no blog dela depois.

    Vou ver também se coloco mesmo as amostras do meu mangazinho no meu blog pra mostrar pra todo mundo, adoraria ouvir suas opiniões e mais dicas suas ^^

    E pra finalizar o comentário é que estou amando cada mangá nacional que encontro por aí, o pessoal realmente pode e consegue isso, é muito legal, fico feliz em também lê-los e comentar um pouco sobre eles e ajudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!!^^ Que bom que gostou do review! Não são puxões de orelha, na verdade, são coisas que eu aprendi fazendo aulas com profissionais e tive que ouvir tbém. rsrs Como Ri_ick disse, as roupas ficaram muito boas! No caso dos balões é uma observação, porém é uma sugestão, vc não é obrigada a mudar nada. E realmente, o contorno grosso dos balões é de outros estilos de quadrinho, não tá errado, mas o mangá não tem isso. O traço é bem fino, vcs podem observar olhando os mangás originais. Não existe uma regra que não permita a mistura de estilos de HQ no mangá, por isso temos a liberdade de escolher. Porém é bom ir com sutilezas nas misturas porque os leitores de mangá podem não achar que é mangá. O público de mangá é muito apaixonado pelo estilo e as vezes estranha a mistura quando ela "apaga" um pouco o estilo que mais curtem.
    Quanto aos nomes, eu sempre noto e tbém gosto quando consigo pegar o nome logo e ele fica na cabeça. Como nomes têm significado eu sempre acho que eles têm motivos na trama e já começo a viajar na maionese...Mas agora fiquei mais curiosa ainda com a continuação. Afinal, uma obra de mangá não pode ser só uma aventura, ela tem que ter algo a nos ensinar sem ser forçado. Uma lição de moral ou de vida e tbém passar emoção pro leitor. Quanto mais emoções passar melhor.^^

    Mas parabéns pelo trabalho, ficou muito bom e até esqueci de elogiar algumas coisas.^^ Não elogiei as linhas de ação que ficaram boas tbém.

    E é isso mesmo, Ri_ick, quero ver vc trabalhando muito na sua obra!! Quero muito ler obras nacionais boas e ser fã de brasileiros tbém!! Já tenho meus favoritos.^_- Ganbare!

    ResponderExcluir
  6. xD Eu sei, foi só maneira de falar! ^^- Mas gostei da forma que vc explicou meus erros, ajudou bastante! ^^- Vou me empenhar muito nisso nos próximos capítulos!

    Bom, no caso dos balões e contornos dos quadros, acho que isso é mais gosto pessoal mesmo, não sei se isso atrapalhou o entendimento geral da história, mas se não houve grandes problemas, acho que não há motivos para mudar, eu concordo que alguns fans de mangá podem chiar... mas é necessário entender que o artista tem liberdade para fazer esse tipo de coisa, não só nos balões sabe... Mas em qualquer coisa que ele ache necessário mudar no "mangá tradicional", acho que somos livres para adaptar da forma que melhor acreditemos que funcionará... Enfim, é minha opinião, não acho que precisamos copiar tudo dos mangás japoneses... não precisa... podemos usar nossas licenças poéticas em muita coisa, desde que não desestruture a linguagem em si. ^^- Não tô dizendo que seu ponto de vista está errado ou coisa assim, não me entenda mal, apenas é o que eu acredito pra arte em geral... que somos livres para adaptar da forma que acharmos melhor... a sua forma pode ser uma e a minha outra e isso torna as coisas legais! Por que temos estilos de mangá sempre diferentes! ^^- Ter tudo igual seria bem chato...!

    Bom, não sei se consegui me explicar direito... o.O'

    AUah! As linhas de movimento deram trabalho! ... Faço elas na mão... @_@ com caneta e régua...!

    Enfim, agradeço novamente pela grande ajuda!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o review, é bom saber que existem obras de qualidade surgindo por aqui. Parabéns Camila! Achei incrível você usar o tema mangá na tese do seu TCC.

    Falando em obras nacionais, tenho o meu projetinho aqui. É minha primeira obra (nem sei se posso chamar assim) em mangá. Tá bem no começo ainda, mas adoro trabalhar nele. O problema é que faz muito tempo que não consigo desenhar nada. Minha faculdade é muito difícil e preciso estar estudando o tempo todo. Adoro o que estudo, mas é algo que não tem nada a ver com desenho, então nem tenho como "juntar" as duas coisas e aproveitar o tempo.
    Estou tentando me organizar de uma forma que consiga arranjar pelo menos um tempinho pra desenhar durante a semana, afinal esse tempo todo sem desenhar está sendo deprimente^^

    Anyway, ainda é cedo pra falar sobre o mangá, mas adoraria receber algumas observações sobre meu traço e narrativa posteriormente, inclusive acho isso muito necessário. Espero que não demore pra que eu possa estar mostrando alguma coisa pra vocês!

    ResponderExcluir
  8. realmente muito legal.legal tbm é a Soni-san te essa ideia de faze reviews,tomara q quando eu fize meu primeiro capitulo ela tambem faça um pra mim ^^.Itekimasu!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila!! É aí que está a beleza da vida, né? O fato da gente poder escolher o que vai mudar ou acrescentar de acordo com nosso gosto e técnica. A reação do público é que vai nos dizer se acertamos nas escolhas.^^ Continue a obra e espero que vc consiga publicar em breve, pois seu trabalho está bom mesmo!

    É isso aí Washizuke! Ganbare na Facul!! Um dia vc se forma e vai ter mais tempo. Ah! Sim, concordo com vc, dá pra aproveitar o tempo. Pois o dia tem 24 horas pra todo mundo! As vezes a gente não vê que tá perdendo tempo assistindo novelas ou batendo papo com amigos todo dia. Nós que temos um sonho temos que sacrificar algumas coisas que são comuns pros outros. Eu e a Shiru fizemos isso, a gente praticamente não assiste TV! rsrs Com isso sobrou tempo pra desenhar e aprender japonês. Uma hora de novela dá trinta horas de estudo no fim do mês!^^
    hehehe

    ResponderExcluir
  10. Será uma honra, Naruto! Ah! vc vai assinar como Naruto ou com seu nome mesmo?^^

    ResponderExcluir
  11. acho q com meu nome msm ^^,apesar de n achar meu nome muito legal kkkkk talvez crie um pseudonimo mas tenho q pensa nisso ainda ^^.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a Review, sensei!

    E tenho que dar meus parabéns à Camila. O mangá dela é realmente muito bom! *-* Amei a arte, e confesso que até curti os balões e quadros grossos. xD
    Boa sorte com seu projeto, e espero que sejas uma mangaká de sucesso!! ^^

    ResponderExcluir
  13. Eae Soni eu tenho uma dúvida, qual o nome real da Shirubana?????? ah é, e outra pergunta, eu acho q comecei do jeito errado, evolui muito minha arte mas agora meio q instagnei, quero saber como começar do zero da forma certa evoluindo melhor minha arte????

    ResponderExcluir
  14. Oi Naruto! Seu nome real é bonito.^^
    Oi Alan! Ainda não tive como ir ao correio levar seu presente.^^ Gomen!! Mas fico feliz que tenha gostado do review.

    Oi Gui! Shirubana é Silvana, só que do jeito que seria em katakana. ^^
    Pra evoluir a gente não pode parar muito tempo de desenhar, aliás, pra evoluir, só desenhando muito mesmo. Se estagnou é que vc precisa procurar algumas técnicas novas olhando friamente pro seu traço e quadrinhos pra ver onde tem que melhorar. Busque os tutoriais de pintura, de retículas e o que achar necessário antes de recomeçar.^^
    beijosss

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Boa noite!

    Tudo bem? Queria pedir no Blog uma materia com novos mangakás, sim pessoas que estão investindo em seus sonhos e os transformando em realidade! Acho que seria bastante interessante. O que acha?



    Bjs!

    Karol.

    ResponderExcluir
  16. Oi karol, vc quer dizer pessoas que já estão publicando por editora ou quem investe independente?

    ResponderExcluir
  17. Soni, atualmente um mangá online nacional que me chamou atenção foi Calendar, da Ligia Zanella, você já ouviu falar? o traço é lindo, vou deixar o link aqui: http://zanellis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir